InícioArtigosOs 5 maiores acertos da história da Sony no mundo dos games

Os 5 maiores acertos da história da Sony no mundo dos games

Fala, galera, tudo bom com vocês? Nós já demos motivos para você ser ista de praticamente tudo aqui no site, já falamos de grandes fails das histórias das grandes companhias de games, mas nunca falamos dos maiores acertos delas, então é isso que vamos começar a fazer hoje. Antes de você me xingar nos comentários, eu tinha que começar por alguma das companhias, e vou fazer de todas, então calma lá.

PUBLICIDADE

Hoje nós começamos por ela, a mãe do PlayStation que, quer você queira ou não, revolucionou o mercado de games e já parou na casa da maioria dos gamers que se presem. Quem aí tá pronto pra falar da Sony? Ah, os 5 itens não estão em ordem de importância.

US$ 399,00

PUBLICIDADE

ps4-399

A Sony deixou para anunciar o PlayStation 4 após a Microsoft fazer a revelação do Xbox One e conduziu a sua conferência de imprensa com maestria do início ao fim, mas se for para destacar um momento alto dela, eu diria que foi na revelação do preço. O console conseguia o feito de ser mais poderoso do que o Xbox One e mais barato que ele ao mesmo tempo. Foi o golpe de mestre para o retorno da companhia à posição de liderança no mercado à qual ela se acostumou com o PS1 e o PS2.

Passados alguns meses, o PS4 ainda não está nessa posição tão confortável assim, mas vende bem mais do que o Xbox One, com 3 milhões de unidades a mais do que o Xbox One. O segundo lugar do mercado ainda está nas mãos da Nintendo com o Wii U, apesar de todo mundo considerá-lo uma carta fora do baralho. Curioso, não?

PlayStation Plus

psplus

A PlayStation Plus foi a grande volta por cima da Sony no território online. A Microsoft até então oferecia um serviço pago, porém de ótima qualidade, que não te dava nada além do maravilhoso privilégio de jogar online (e poder usar o internet explorer no Xbox 360, baita vantagem). A Sony foi lá e lançou a PSN de graça, mas ela não era tão boa assim comparada ao serviço pago.

PUBLICIDADE

O que a Sony fez? Um plano onde você paga para receber jogos enquanto for membro dela. Toda semana sai um jogo novo e você pode mantê-lo enquanto estiver assinando a PS Plus. Você não perde eles se deixar de ser assinante e voltar pra lá no futuro. Além de tudo isso, ainda há alguns descontos bem loucos do tipo 75% quase toda semana, o que significa que você sempre vai ter o que jogar.

Quer mais? O programa abrange todos os consoles da companhia, PS3, PS4, PS Vita e até PSP se você contar os jogos de PSP que o PS Vita volta e meia recebe. E, melhor ainda, vários jogos de qualidade, como BioShock Infinite, XCOM: Enemy Unknown, Battlefield 3 etc. Não tem como querer falar mal da PS Plus, ela vale cada centavo.

A exclusividade da SquareSoft

PUBLICIDADE

squaresoft-logo

A Sony lançou o PlayStation em 1994 e o console tinha tudo pra ir pra frente, e até estava indo, mas a história da companhia no mundo dos games certamente seria bem diferente do que é atualmente se não fosse graças a Final Fantasy VII. O jogo catapultou o PlayStation na estratosfera no mundo todo e moveu uma cacetada de PlayStations ao redor do globo.

Dessa parceria surgiram muitos outros clássicos nos mais diversos consoles da Sony, como Chrono Cross, Final Fantasy VIII, Front Mission 3, Xenogears etc. Essa foi uma cartada de mestre da Sony.

PUBLICIDADE

PlayStation 2

ps2-fat

O PlayStation 2 tinha a grande missão de estar à altura do console mais vendido da geração passada e… não é que a Sony conseguiu superá-lo? Para isso, a companhia apostou essencialmente em três coisas: um console barato, fácil de desenvolver e que saiu antes de todos os outros concorrentes (exceto a SEGA, que morreu logo em seguida do lançamento do PS2).

PUBLICIDADE

O console era de longe o menos poderoso se comparado com o Game Cube e com o Xbox, mas estava em tantos lares e tinha um domínio tão massivo do mercado que era ele quem praticamente ditava o ciclo de desenvolvimento de jogos. Se você for comparar Resident Evil 4 no PS2 e no Game Cube, chega a ser injusto, mas ele conseguia fazer tudo o que os concorrentes faziam, mesmo que os gráficos fossem piores, e era isso que importava na hora das companhias decidirem entre exclusividade ou não de títulos.

Por falar em exclusividade, o PS2 ainda garantiu uma série de exclusivos e a parceria definitiva dessa geração foi com a Capcom, que lançou pérolas para ele como Onimusha e Devil May Cry. É possível que nunca mais vejamos um console tão dominante quanto o PlayStation 2 no mercado.

PSX

PUBLICIDADE

playstation-boot-screen

Entrar no mercado de games foi o maior acerto da Sony no mercado de games. Contraditório? Bom, nada disso teria começado se não fosse essa decisão. Não fosse pelo começo e meio do ciclo do PS3, daria pra dizer que essa foi uma das aventuras mais bem sucedidas da história da Sony, mas a companhia tomou de assalto o mercado da SEGA e da Nintendo.

A primeira nunca se recuperou e a segunda demorou três gerações para finalmente voltar a ser a maior vendedora de consoles numa geração. Difícil argumentar contra isso.

PUBLICIDADE

Que outros grandes acertos vocês poderiam incluir nessa lista? Amanhã eu volto com os grandes acertos da história da Nintendo.

PUBLICIDADE

67 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.