InícioArtigosOs 5 maiores acertos da história da Microsoft no mundo dos games

Os 5 maiores acertos da história da Microsoft no mundo dos games

Fala, galera, tudo bom com vocês? Para completar nossa mini série onde eu falo bem de algumas companhias, só pra variar um pouco, hoje eu vou falar da Microsoft. Todo mundo só dá pedrada na Microsoft desde que ela decidiu que ia fazer besteira com o Xbox One, mas a companhia também já fez muita coisa boa e contribuiu bastante com o mundo dos jogos, querem ver?

PUBLICIDADE

A compra de Halo

halo-4 (2)

PUBLICIDADE

A Microsoft decidiu que entraria no mercado de games lá por 1998, quando alguns engenheiros da companhia começaram a montar os protótipos do que seria o primeiro Xbox usando peças de alguns notebooks da Dell que eles tinham sobrando (sério, começou da forma mais rudimentar e tosca mesmo).

O problema é que lançar um console sem nenhum título que faça o jogador comprar é pedir pra morrer, e a Microsoft não iria cometer um erro tão de principiante assim. Mas que franquia poderia convencer as pessoas a comprarem um Xbox? Eis que surgiu Halo, um jogo que estava sendo desenvolvido pela Bungie para Macintosh e Windows PC.

A princípio, o jogo era um título de estratégia, que logo depois virou de tiro em terceira pessoa. A Microsoft viu uma baita oportunidade naquilo e comprou a Bungie, tornando Halo um exclusivo do Xbox. O jogo, aliado à conectividade online para partidas, acabou tornando-se o killer app que o console precisava para atrair consumidores e conquistar o segundo lugar no mercado americano. A história da Microsoft no mundo dos games certamente seria diferente se eles não tivessem feito essa aquisição.

Xbox Live

xbox-live

A Xbox Live foi uma revolução no mundo dos games. Hoje em dia é mais do que obrigatório qualquer console ou portátil que se prese ter uma loja de aplicativos, uma central de jogos online e tudo mais, mas a Microsoft viu como isso poderia ser um atrativo lá em 2001. Tá certo que a SEGA tentou antes, mas a tecnologia estava à frente do tempo e as conexões de banda larga não estavam tão difundidas assim.

PUBLICIDADE

Além disso, a Xbox Live foi o primeiro espaço online realmente organizado que surgiu e a união dela com o multiplayer de Halo renderam muitos dólares à companhia.

O melhor joystick

XboxOriginalController

PUBLICIDADE

Por ser um console voltado originalmente para jogos de tiro, o Xbox necessitava de um joystick que se prestasse a isso, e a Microsoft, conhecida pela qualidade no desenvolvimento de hardware, não decepcionou de forma alguma com os designs de joystick do Xbox original, tanto que, fora a primeira versão, há bem pouca diferença entre o Joystick do Xbox original e o do Xbox One, console atual da companhia.

Quem teve a oportunidade de jogar constantemente com os joysticks das três companhias sabe o que eu estou falando, é muito mais confortável jogar com os de Xbox do que com qualquer um outro, mesmo o do PS4.

PUBLICIDADE

21 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.