PUBLICIDADE
InícioArtigosO plágio na indústria dos jogos

O plágio na indústria dos jogos

capa sonichu

PUBLICIDADE

Como sabemos, as empresas gastam milhões desenvolvendo jogos, com um cuidado todo especial na questão gráfica, musical, jogabilidade, etc. No entanto, qual seria o resultado de uma empresa, que é bem “cara de pau”, quando decide, sem escrúpulos, criar jogos usando partes, músicas, ideias de outros jogos de sucesso?

Vou deixar vocês julgarem o resultado, mas cuidado, alguns jogos são medonhos (sim, eu joguei alguns deles, e vou ficar 1 semana tendo pesadelos!).

PUBLICIDADE

Começando nossa lista de bizarrices, está o Super Mario Galaxy do Wii. Hoje, a Nintendo conta com uma legião de fãs desse encanador que encara diversas aventuras.

Mas, e quando algum chinês resolve fazer um jogo tentando dissimular a cópia desse título de sucesso?

O resultado é esse: Dulubdi Star.

Sem comentários …

Outro caso é quando temos uma empresa chamada The9, que por acaso é chinesa, e tem um contrato com a BLizard para hostear um server de World Of Warcraft no pais asiático. Eu disse tem?!? Melhor, tinha!

http://youtu.be/2q3RUpWKflg

Ninguém gosta de perder dinheiro, então… Qual a “melhor” solução quando você tem disponíveis: a faca, o queijo e a goiabada na mão?!? Plagiar!

PUBLICIDADE

Eles resolveram criar o World Of Fight. E… Bom… O video fala por si só.

Na sequência, temos diversos jogos com um pequeno detalhe em comum: foram produzidos pela mesma empresa.

A Gameloft, especialista em jogos para celular, também é especialista na “fina arte” do plágio.

PUBLICIDADE

Seguem 4 videos de jogos criados por eles…
Vamos ver se você consegue adivinhar de qual jogo eles foram plagiados:

Nova 2

http://youtu.be/ounByD3d0EY 

Starfront

PUBLICIDADE

Gangster

Eternal Legacy

http://youtu.be/x6XpFRi47SE 

 

PUBLICIDADE

Conseguiu identificar de onde foram copiados “na cara dura”?

Aqui está a lista dos jogos oficiais:

Halo

PUBLICIDADE

Starcraft

Grand Theft Auto

Final Fantasy

PUBLICIDADE

Mas, às vezes, fazer plágio de um jogo é pouco… Por que não copiar diversas ideias, cenários, música, etc de diversos jogos ao mesmo tempo?

Foi o que a galera da Majestic Studios fez quando criou o Limbo of the Lost, um point and click interessante.

Contudo, os fãs de diversos jogos conseguiram identificar uma cópia descarada de elementos desses jogos: The Elder Scrolls IV: Oblivion, The Elder Scrolls III: Morrowind, Crysis, Diablo II, Return to Castle Wolfentein, Painkiller, Vampire: The Masquerade – Bloodlines, World Of Warcraft, e de diversos outros mais.

PUBLICIDADE

Deixo com vocês esse video de gameplay para conferir o resultado bizarro dessa junção.

Até agora vimos chineses e empresas pequenas plagiando grandes jogos, mas… E quando um empresa grande faz isso? É o que acontece nos corredores da Capcom.

Eles anunciaram um jogo para iOS chamado MaxPlosion

PUBLICIDADE

e “tam tam tam”: se tratava de plágio de um jogo indie chamado Splosion Man.

Nesse caso a Capcom percebeu, um pouco tarde, o erro e jogou a culpa em cima da sua divisão de jogos para celulares.

Que vergonha…

PUBLICIDADE

E por único nessa seleção, está o mais bizarro de todos!!!
É tão bizarro e grotesco que estou sem palavras para falar o quão ruim é e por isso decidi filmar para mostrar pra vocês.

Antes, uma pequena introdução.

Eu imagino que diversos leitores, na infância, tiveram um Mega Drive. Tudo bem, existiam diversos títulos ótimos para jogar e se divertir. Porém, a maior frustração foi não jogar Super Mario World…

PUBLICIDADE

Sofri bulling, mas cresci como uma pessoa normal e hoje sou feliz!

E… O que acontece quando um chinês resolve fazer uma versão de Super Mario World para Mega drive?

Não, não estou brincando! Abaixo segue o video dessa aventura. Filmei enquanto jogava em um emulador de Mega, o Fusion.

PUBLICIDADE

Nesse gameplay resolvi não falar nada porque estou sem palavras (e gripado).

E com vocês, a coisa mais bizarra do mundo:

http://youtu.be/ukaOrb4sgoU

Pop quiz: Quantas bizarrices vocês conseguem encontrar no video acima?

PUBLICIDADE

Bônus Round

Como vimos, a Gameloft tem um pouco de preguiça para criar jogos novos com ideias originais. Então, com vocês, a imagem que eles postaram na fanpage do facebook em homenagem ao dia do trabalho:

Bonus Round

PUBLICIDADE

44 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.