InícioArtigosO automobilismo e o cinema

O automobilismo e o cinema

O mundo dos carros também teve e tem seu protagonismo e a sua história. Desde cedo o cinema representou etapas da história da humanidade. Desde o início do cinema, os carros dão conta de cada inovação tecnológica no tempo. A inovação da mecânica, o novo visual, tudo tem a ver na hora de marcar uma época.

PUBLICIDADE

No ano passado, por exemplo, saiu na Netflix a película de Fangio, o quintuple campeão do mundo de Fórmula 1, nascido na Argentina. O documentário se fez na sua cidade de nascimento: Balcarce. Naquele momento dos anos 50 os pilotos não tinham muita proteção nem a segurança que tem agora. Porém, aqueles campeões eram ainda mais admirados pelo seu público. Os carros dessa época também corriam com as mesmas velocidades que hoje, mas todos os pilotos arriscam sua vida. Juan Manuel Fangio foi por muito tempo uma grande figura esportiva da época dourada do automobilismo. O seu trono foi derrubado muitos anos após por Michael Schumacher.

Os filmes que tem carros como estrelas

Um dos filmes que todo o mundo tem na cabeça por causa do sucesso nas crianças foi o filme Cars que teve varios capítulos e a gente lembra dos personagens emblemáticos protagonistas do filme como o Rayo McQueen onde a mensagem não era que ganhar sempre e sim fazer uma boa competência. Nesse filme várias marcas aparecem como Fiat, Ferrari, etc.

No ano 2017, o Fiat Toro foi requerido pelos cineastas para fazer um filme onde a picape seja o local de gravação, na campanha Toro filmes. São três diretores de Argentina e Brasil que tiveram o trabalho de fazer três contos cinematográficos com a ajuda da pick up da Fiat. O resultado foi bom, mistura de comédia e ficção, conseguiu o Fiat Toro protagonizar o filme. Eles foram produzidos por Fernando Meirelles, que fez o filme “Cidade de Deus”. O Fiat quiz que seja o modelo Toro o favorito dos cineastas.

No ano de 2019 foi a estreia do filme Ford vs Ferrari que teve como protagonistas Christian Bale e Matt Damon, foi muito esperado pelos fanáticos das carreiras de carros. O filme representou a disputa das marcas líderes na venda de carros, com uma história rica nesta matéria.

PUBLICIDADE

O cinema teve vários filmes de carreras de autos como foi “ Dias de trovão” com Tom Cruise, o “Rápido e Furioso” que teve muito sucesso nos cinemas nas grandes salas do mundo.

Se falar dos carros e do Brasil, todo mundo lembra do filme documental do grande campeão Ayrton Senna, que foi feito em 2010. O filme fala sobre a vida do Ayrton, com matéria inédita e também o resumo de suas competências. A morte dele foi um acontecimento mundial porque morreu numa carreira na Itália no seu melhor momento da sua profissão.

Vários filmes na última década foram feitos no mundo, mas o Rápido e Furioso foi um sucesso tão grande que teve vários filmes continuados como sagas no cinema e também séries. Também nos últimos anos saiu o filme “Rush” que foi uma das melhores da década que conta a história da rivalidade que mora na fórmula 1 entre Niki Lauda e James Hunt por ganhar o grande título de 1976. Se fez com os carros da época que usavam os pilotos de primeiro nível. Além disso, os efeitos especiais e a tecnologia aplicada marcam diferença se comparar com os outros filmes de carros.

PUBLICIDADE

Em todos os tempos os carros foram parte dos filmes, seja como protagonistas como o caso do famoso filme de terror “Christine” como o filme infantil “Cars”, mas também teve seu protagonismo na produção do filme na hora da gravação. Também várias marcas são patrocinadores nos filmes, porém tem que aparecer nas cenas centrais da trama.

O mundo do cinema, seja pela publicidade ou contar uma história dos carros, sempre foi  atração para os espectadores. Além de que o visual do carro seja importante, geralmente por eles o filme pode contar histórias e ser determinante na hora de fechar o filme. São muitos diretores do mundo que precisam de instrumentos para contar histórias e fazer os seus filmes.

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.