Nintendo completa 130 anos de vida hoje

A Nintendo foi fundada em 23 de setembro de 1889 e está fazendo 130 anos hoje.

Quando criada há 130 anos atrás por Fusahiro Yamauchi, a Nintendo que conhecemos hoje se chamava Nintendo Koppai e fazia jogos de cartas.

A Nintendo está na ativa desde muito antes de se envolver com jogos eletrônicos. A empresa já chegou a operar táxis, motéis, comida rápida e de vez em quando brinquedos.

A companhia entrou no mundo dos games desenvolvendo controles de armas para o Magnavox Odyssey em 1970 e sete anos depois, lançou o seu primeiro “console”, o Color TV-Game 6, em 1977. O aparelho foi desenvolvido em parceria com a Mitsubishi e contava com seis versões diferentes de Pong.

Não há dúvidas de que a Nintendo é a empresa mais antiga no ramo dos games considerando que a Taito foi fundada em 1953 e a Sega em 1960.

Como se não bastasse ser a empresa que atua a mais tempo na indústria de jogos eletrônicos, a Nintendo também é uma das mais bem sucedidas, considerando que os consoles da empresa que mais venderam foram o Nintendo DS (154.02 milhões vendidos), Game Boy e Game Boy Advanced (118.69 milhões vendidos somando ambos) e o Wii (101.63 milhões vendidos). Atualmente, 36.87 milhões de unidades de Nintendo Switch foram vendidas.

O jogo que a companhia mais vendeu foi o Wii Sports, cujo 82,870,000 de unidades foram vendidas (muitas delas foram vendidas como um game que acompanha o console na compra dele).

Se levarmos em consideração que hoje a Nintendo tem 130 anos, podemos chegar a conclusão de que a empresa está em ótimas condições, afinal, na semana passada ela ficou em 21° lugar na lista da Forbes de empresas mais conceituadas.

E aí, a Nintendo também fez parte da sua vida seja na infância ou adolescência? Comente aqui embaixo!