Games: Histórias, lendas e bizarrices – Parte 17(International Superstar Soccer)

Olá amigos, conhecidos e haters.

Mais uma vez mooglez aqui! Já sabe, se não me segue no twitter, siga(clica aqui). Não se inscreveu no meu canal ainda? Se inscreve! Quantos anos você tem?! E eu pergunto isso com uma propriedade que vai interferir MUITO na sequência desse texto. Vamos falar sobre uma série de jogos que mudou por COMPLETO todo estilo de jogos de futebol. Vamos falar sobre INTERNATIONAL SUPER STAR SOCCER!

INTERNATIONAL SUPER STAR SOCCER

Vamos por partes, e por partes que realmente fazem diferenças. Afinal falamos do jogo que originou Winning Eleven e Pro Evolution Soccer, por sequência. Vocês talvez não saibam o tamanho da responsabilidade que é escrever sobre isso. Primeira vez que  posso dizer desde que comecei a escrever aqui no Critical Hits: “Eu tenho medo de escrever sobre algo”. E digo isso pela história e conteúdo que essa produção tem. Envolve coisas que vão além do nosso conhecimento. Clubes, divisões, regras, jogadores, etc.

Pra começar, a Konami criou um grupo exclusivo no Japão pra acompanhar a J-League. Tudo bem que você não saiba NADA sobre J-League. É completamente aceitável. Porque é a liga japonesa de futebol e brasileiros não são obrigados a acompanhar isso. Mas ignorar o fato que os japoneses mudaram tudo em 20 anos, é um pouco complicado. Afinal, eles aprenderam com treinadores e jogadores brasileiros. Nem vou tentar explicar a origem do nome Cerezo Osaka, ou então como o Dunga, Zico e Raí são ídolos lá.

Oliver Tsubasa: a influência de brasileiros no Japão é tanta, que chegou a inspirar um anime sobre futebol.

Pelo contrário, vou por aqui como surgiu o jogo “International Super Star Soccer”. Anos estudando todos concorrentes, fizeram com que surgisse o Jikkyou World Soccer: Perfect Eleven. Ou apenas Perfect Eleven. E ele era completamente baseado em TODOS jogadores da Copa do Mundo de 94. SIM, todos. Apesar dos nomes reais não estarem lá, todos personagens estavam lá.

Sim, não é cópia, ou plagio. É a versão original: Perfect Eleven.

Vai dizer que todas vezes que tu jogastes com o Brasil, nunca estranhastes do Allejo ou do Gomez serem completamente parecidos com o Romário e o Bebeto? E sim, eu falo sério. Tanto que nas duas versões que saíram depois, tanto a International Super Star Soccer: Deluxe e a versão pra Nintendo 64, International Super Star Soccer: 64 os dois são os melhores atacantes. Mesmo que o 64 seja depois de 98, a fatídica copa da França.

Falar de futebol no Brasil é complicado, eu sei. Afinal basta você tossir que surgem técnicos, ex-jogadores, comentaristas e analistas técnicos. Somos o país do futebol. Mas esse jogo era pura destreza e saber chutar nas horas certas. E quando surgiram algumas manhas (apertar o botão de correr várias vezes, pra poder driblar melhor), a produtora soube como anular isso.

International Superstar Soccer é uma série de jogos que vai deixar muitas saudades. E eu digo MUITAS SAUDADES porque Pro Soccer Evolution não é nada a ver com o jogo que era no SNES e no N64. Nada a ver mesmo. E eu gostei muito de jogar até o PS2. Mas com a chegada do FIFA, fez com que a produção da Konami tivesse várias coisas a serem repensadas. (Porra, colocar “Ai se eu te pego” com o Neymar comemorando gol é de fuder!)

Depois de 2007 não vi alguma produção futebolística da Konami bater as concorrentes. E digo concorrentes, visando apenas uma. Mas essa é minha opinião.

Porém International Superstar Soccer sempre estará em nosso corações!

(Nem quis entrar em detalhes das versões que surgiram por ai, pra SNES. Falo daquelas que tem times brasileiros, etc. Quis comentar as produções originais)

Então pessoal, era isso.

Até semana que vem!

Se inscrevam no meu canal, me sigam no twitter, comentem esse post e muita alegria pra maioria de vocês que deve estar entrando de férias do colégio e faculdade. Semana que vem eu tento pegar outro assunto legal pra falar com um pouco de nostalgia e bizarrice dos jogos no mundo.

Abração!

Leia também:

Parte 1 – Parte 2 – Parte 3 – Parte4 – Parte 5 – Parte-6 – Parte-7 – Parte-8 – Parte-9 – Parte-10 – Parte-11 –Parte-12 – Parte-13 – Parte-14 – Parte-15 – Parte-16

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade