PUBLICIDADE
InícioArtigosCritical Legends #2: Um aborto salva o mundo

Critical Legends #2: Um aborto salva o mundo

Fala, galera, tudo bom com vocês? Desculpem a falta do Critical Legends na sexta, mas o meu computador resolveu falhar comigo e morrer completamente. Ele ainda não reviveu, mas eu dei um jeitinho de conseguir trabalhar hoje então vamos ao episódio da série que parece ter caído no gosto do leitor do Critical Hits!

PUBLICIDADE

No Critical Legends de hoje, nós falaremos sobre um assunto bastante polêmico: o aborto, e como ele é sugerido durante o chefe final de um jogo. Quem aí já jogou Earthbound? Então, Earthbound é uma espécie de Meta RPG onde o jogo não se leva nada a sério e faz uma série de piadas que são percussoras na história dos RPGs que não se levam a sério. Quase tudo começou ali.

No jogo, você deve derrotar um alienígena chamado Giygas, que veio à terra para destruí-la. O problema é que você controla um bando de crianças, que nem a pau conseguiriam destruir um alienígena (insira carinha do maluco do History Channel aqui) caso tentassem.

PUBLICIDADE

https://www.youtube.com/watch?v=YYb9kSCkjE8

A solução encontrada para você terminar o jogo é simples: vamos voltar no passado, para um momento em que Giygas seja mais fraco e destruí-lo de uma vez por todas, alterando assim o futuro e resolvendo o grande problema da raça humana.

Parece até plano de vilão, não é? Bom, para pessoas contra o aborto, certamente os heróis do jogo são vilões, apesar de em nenhum momento o jogo escancarar que você está, de fato, fazendo a mãe de Giygas abortar.

Tá, mas se o jogo não chega a dizer isso, como você sabe que Ness e cia estão fazendo a mãe de Giygas abortar? Simples, o jogo dá uma tonelada de pistas sobre isso, a começar pelo formato do chefe final, que mais parece um feto.

Uma dessas pistas seria o fato de Giygas comunicar-se de maneira extremamente infantil quando você volta para o passado para vence-lo, imitando o rosto de Ness. Como vocês sabem, uma das tarefas preferidas das crianças é imitar o que os adultos estão fazendo e falando, e nos deixar malucos nesse processo.

Outro indício disso é o fato do sprite que representa Giygas na forma feto lembrar bastante o rosto de um feto num ultrassom. Olhe a imagem lá em cima e compare com a do ultrassom do seu sobrinho mais novo. Há alguma semelhança mesmo, não é?

PUBLICIDADE

Para completar os nossos indícios, temos a Devil Machine:

devilsmachine

Ela é uma máquina necessária para que Giygas feto mantenha-se vivo. Você obviamente deve destruí-la, então, não é? É como se a máquina fosse uma espécie de útero, que mantém o filho vivo. Além disso, digamos que o centro da imagem lembra um pouco um… orifício.

PUBLICIDADE

O autor de Earthbound nunca confirmou essa teoria, mas ele já deu vários indícios também de que é exatamente isso o que acontece. Considerando que o jogo foi lançado para o SNES nos anos 90, digamos que 20 de cada 10 diretores da Nintendo ficariam de cabelos em pé se soubessem que aprovaram um jogo onde um aborto é necessário para termina-lo e certamente demitiram o criador do jogo no exato momento em que soubessem desse fato.

Vai ver por isso que essa teoria ainda não foi confirmada, não é?

PUBLICIDADE

Gostou? Deixe seus comentários e aproveite para ler as outras partes do Critical Legends:

1

PUBLICIDADE

6 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.