E aí galerinha do bem, tudo na paz? Andam jogando muitos joguinhos por aí? Já visitaram a vovó essa semana? E o churrasco do 20 de setembro, já tá com a carne comprada, o carvão empilhado, a salada de maionesa prontinha? Então pode voltar pros joguinho. Ué, como assim aquele jogo que tu curtia não existe mais? Sério? Em lugar nenhum?
Exatamente! Aqui vai uma lista de jogos que eram muito legais até uns 10 anos atrás, e agora não são mais possíveis de ser adquiridos (por meios legais) em nenhum desses sites de vendas digitais(GoG, Amazon, Origin, Steam, Nuuvem, etc.), a não ser Mercado Livre, eBay, ou quem der a sorte de encontrar alguém com esse jogo mofando na estante e conseguir barganhar uma dessas jóias por meia dúzia de pilas.
Dica: no Pirate Bay não vale.
1. Diablo (PlayStation/ PC)
Diablo é um clássico, a mistura perfeita entre ação e RPG que inspirou diversos outros jogos do gênero com suas “bolinhas de vida e mana” em cada canto da tela, além do sistema de evolução de status (quem nunca acumulou uns 20 níveis no Mu Total pra evoluir todos juntos?) e da jogabilidade simples, usando basicamente só o mouse e seus dois botões. Quem não conseguiu terminar esse jogo, seja porque não era nascido na época, seja porque não tinha um Playstation ou um PC fodão, nunca mais vai poder chegar ao fim desta história, pois a Blizzard abandonou este projeto para cuidar de coisas mais novas, como o World of Warcraft, Starcraft II e Diablo III. Porém Diablo II segue sendo vendido no site da Blizzard.
2. Need for Speed: Underground/ Need for Speed: Underground 2/ Need for Speed: Most Wanted/ Need for Speed: Carbon (Playstation 2/ PC)
ESSA CHUVA, CARA! O EMBAÇADO QUANDO USAVA NITRO, CARA! OS VINILS, OS PATROCÍNIOS! ERA TUDO TÃO PERFEITO, CARA! :’)
O Need for Speed mais antigo que a EA ainda disponibiliza é o Need for Speed: Undercover, que até é bom (na minha opinião, o último bom da série), porém nada se compara aos clássicos, com as melhores opções de edição, as melhores músicas, além de terem marcado uma época (todo mundo queria ser um “magrão do Play2”, seja jogando Bully, seja jogando GTA: SA, seja jogando Need for Speed).
3. Warcraft: Orcs & Humans/ Warcraft II: Tides of Darkness (PC)
Era bem mais legal jogar com os Orcs rs. Pena que eu não achei uma foto com eles
Assim como Diablo, Warcraft foi um marco na história, sendo (junto com Age of Empires) a referência do RTS (estratégia em tempo real), ditando moda por aí. Muitos diziam que RTS não era o melhor estilo pra se contar uma boa história no videogame, porém lá estava Warcraft pra nos mostrar que não é bem assim, contando excelentes histórias que introduziram todo o lore do mundo hoje conhecido em World of Warcraft. Assim como Diablo, a última versão do jogo, Warcraft III: Reign of Chaos e sua expansão Frozen Throne (que já vai fazer 11 anos que foi feita, alô Blizzard! QUEREMOS UM WARCRAFT NOVO!) ainda está sendo vendida no site da empresa. Porém os dois primeiros jogos da série foram esquecidos no limbo.
4. Age of Mythology (PC)
O CANADA
Em 2002, depois de ganhar muito dinheiro com a ótima série Age of Empires, a Microsoft resolveu lançar um spin-off da série baseado não em civilizações antigas, mas na mitologia antiga. Com histórias da mitologia grega, nórdica e egípcia, o jogo envolvia por misturar tantos seres fabulosos num só lugar. Além de ser muito imersivo, ilustrando fantásticas histórias da mitologia (pelo menos a mim prendia por horas, talvez seja só eu o apaixonado por mitologia), o jogo ainda era divertido no modo multiplayer, em partidas muito divertidas. Já foi lançado o Age of Empires II HD…por que não um Age of Mythology HD, não é mesmo?
5. Mafia: The City of Lost Heaven (PC, Playstation 2, Xbox)
Será que perdi muita coisa? Nunca saberei :(
Mafia II está a venda na Steam (inclusive espero ainda este ano terminar e escrever review aqui), porém Mafia “1” sumiu no mapa. Tudo bem que os jogos não tem histórias ligadas, mas o jogo foi feito primeiro pra PC, então dava pra dar uma aproveitada em algo, né? Sei que provavelmente o 2 é muito melhor, por isso talvez não deve valer a pena botar o 1 à venda, mas…convenhamos, depois de jogar o 2 de qualquer jogo, dá curiosidade de saber como começou a série, não?
6. Grim Fandango (PC)
El día de los Muertos!
Mais um que não tive oportunidade de jogar, também por ter sido esquecido pelas lojas digitais. O jogo recebeu as melhores críticas possíveis, além de ser um jogo da LucasArts (na verdade o primeiro em 3D da LucasArts). O jogo é baseado na cultura e folclore asteca e, como não conheço nada da cultura do méxico, ME DÁ MUITO MAIS VONTADE DE JOGAR :(. Chorem comigo, por favor, amigos.
7. Battle for Middle-Earth (PC)
NÃO VAI SUBÍ NINGUÉIM! HOJE NÃO TEM BALROG VIVO, ZERO DOIS!
Esse, ao contrário de Grim Fandango, só tem gente falando mal. Mas mesmo assim, como falei no meu review de Game of Thrones, jogos inspirados em livros, filmes ou séries servem PELO MENOS pra nos ilustrar cenários que só imaginamos em imagens estáticas e sem interação direta. Além do que, o jogo te permite salvar Boromir entre outras coisas que não acontecem de verdade na história original. EU QUERIA SALVAR A HISTÓRIA DO MEU JEITO!
—
Amiguinhos, lembrando que ultimamente foi lançado nas lojas digitais, com 14 anos de atraso, o ótimo System Shock 2, a obra prima de Ken Levine que precedeu seu grande trabalho em Bioshock e Bioshock: Infinite (não, o Bioshock 2 não foi ele quem fez), o que nos traz alguma esperança de, um dia, vermos estes belíssimos jogos por aí, em algum lugar do nosso mundo da distribuição digital. Vamos cruzar os dedos!
Comments are closed.