5 curiosidades sobre jogos – Parte 50

Fala, galera, tudo bom com vocês? A Copa do Mundo continua loucona na televisão (no momento estou vendo um jogo eletrizante entre Argentina e Nigéria) e não é por isso que nós vamos parar de trazer mais curiosidades sobre jogos para vocês! Quem está pronto para a próxima leva?

5. Sem online, sem jogo

Houve um tempo em que as relações entre a Nintendo e a Electronic Arts eram boas, muito boas. Tão boas até que a companhia planejava lançar um jogo que logo em breve se tornaria uma de suas franquias mais valiosas exclusivamente para o Nintendo Game Cube: Battlefield 1942.

A história foi o seguinte, a Electronic Arts iria lançar o jogo com exclusividade pro Cubo mágico da Nintendo, mas para isso, era necessário que a empresa tivesse uma estratégia online bem definida. Como isso só ocorreu de fato na geração do Wii, infelizmente as negociações não passaram do estágio inicial.

Agora imaginem o que teria sido do futuro da série e da própria Nintendo caso Battlefield fosse um título exclusivo. Provavelmente teríamos um Wii com suporte a gráficos em alta definição e alguma abordagem bem mais tradicional do que a empregada no console.

4. Mario e Keen

Alguém chegou a jogar algum jogo da série Commander Keen? O game foi desenvolvido pela ID Software pelas mesmas mentes de Doom e Wolfenstein, mas a origem dele é um pouco mais antiga. John Carmack e John Romero fizeram uma proposta à Nintendo de portar Super Mario Bros 3 do NES para o PC.

O problema era que os computadores dos anos 80 tinham sérios problemas em fazer essas transições de cenário que um sidescroller tem, e o desenvolvimento dum jogo desse tipo seria bastante trabalhoso. Após algum tempo desenvolvendo um demo da primeira fase de Super Mario Bros 3, Carmack e Romero levaram o projeto à Nintendo, que ficou bastante impressionada com o nível de qualidade que os dois conseguiram atingir, mesmo com as limitações de hardware da época.

O que aconteceu na sequência foi que a Nintendo preferiu manter o jogo um exclusivo de NES e focar-se nas suas próprias plataformas, atitude que é mantida até hoje, mas o trabalho de Romero e Carmack acabou virando Commander Keen, um dos primeiros jogos da ID, que até tem as suas semelhanças mas que é claramente inferior ao jogo da Nintendo.

3. A vassoura mais mortal da idade média

Qual arma você usaria para fazer um assassinato rápido e o mais discreto possível? Uma vassoura, é claro! Ou não? Bom, a verdade é que dá para usar vassouras como arma em Assassin’s Creed 2, mas o motivo disso é desconhecido. Provavelmente foi uma bobeada da Ubisoft que passou desapercebida na hora que o jogo entrou no departamento de controle de qualidade.

2. Baseado em fatos passados

Sabe o grupo de Red (que mais parece o Terry Bogard nessa imagem) em Pokémon Gold & Silver no fim do jogo? Ele é todo baseado em eventos do primeiro jogo e do mangá de Pokémon. Pikachu, Charizard, Venusaur e Blastoise podem ser obtidos durante a jornada de mestre Pokémon durante o primeiro jogo da franquia.

Espeon é um Pokémon que surge na geração 2, sugerindo que o Eevee que Red consegue em Celadon City. Lapras é obtido na Silph Co e o Snorlax que Red usa é o que ele capturou durante a sua jornada. Lembram que em Pokémon Red há duas oportunidades para você capturar um Snorlax? Em Pokémon Gold & Silver há apenas um, o que sugere que Red derrotou um e capturou o outro. Como o Snorlax não aprendeu a lição, ele foi dormir na entrada da Diglett’s Cave, só esperando pelo próximo treinador que o fosse moer de porradas.

Quanto aos Pokémon iniciais que sobram, a origem vem do Mangá Pokémon Adventures. Nele, Red pega um Charizard e um Blastoise emprestado de Blue e Green. Parece que eles estão esperando a tal da devolução até agora.

1. Chacoalha mais que tá pouco!

Como sacanear alguém que está pirateando o seu jogo? Chacoalhando a câmera do jogo loucamente, como se você estivesse mais bêbado que o João Cana Brava (eu aposto que você nem faz ideia de quem seja esse). Essa ideia foi a implementada pela Rockstar em GTA IV. Caso você jogue o game no Xbox 360 ou no PS3 e o console detecte que você está jogando uma cópia pirata, ele deixa a câmera completamente zoada, balançando a todo momento, meio que impedindo que você dirija ou atire de forma precisa.

Alguém já jogou o jogo dessa forma? Deve ser bizarro, não é?

O que vocês acharam dessas curiosidades? Deixem seus comentários!

Gostou? Confira já as outras partes:

Parte 1 – Parte 2 – Parte 3 – Parte 4 – Parte 5 – Parte 6 – Parte 7 – Parte 8 – Parte 9 – Parte 10 – Parte 11 – Parte 12 – Parte 13 – Parte 14 – Parte 15 – Parte 16 – Parte 17 – Parte 18 – Parte 19 – Parte 20 – Parte 21 – Parte 22 – Parte 23 – Parte 24 – Parte 25 – Parte 26 – Parte 27 – Parte 28 – Parte 29 – Parte 30 – Parte 31 – Parte 32 – Parte 33 – Parte 34 – Parte 35 – Parte 36 – Parte 37 – Parte 38 – Parte 39 – Parte 40 – Parte 41 – Parte 42 – Parte 43 – Parte 44 – Parte 45 – Parte 46 – Parte 47 – Parte 48 – Parte 49

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade