Quem cresceu se divertindo com jogos de videogame certamente já levou algumas broncas dos pais devido ao tempo passado em frente à tela. Antes do mercado dos jogos eletrônicos se tornar tão valioso quanto é hoje, não faltava quem criticasse sua popularidade entre os mais jovens. Mas, hoje, esse cenário é muito diferente, e muitos já reconhecem os vários benefícios que os jogos têm para a nossa vida.

Os jogos de videogame, inclusive, já possuem vários usos práticos em outras áreas, como no exército, na educação e na saúde. Diversos estudos recentes sobre os benefícios dos jogos eletrônicos encontraram mais motivos para jogá-los do que para deixá-los de lado. O resultado disso é que os videogames são usados com frequência cada vez maior em tratamentos e para aumentar certas habilidades.

A seguir, separamos outros cinco desses benefícios proporcionados pelos jogos de videogame. Saiba quais são eles e aproveite para começar a jogar o quanto antes.

#1 – Alivia as dores

Todo mundo sabe que jogar algumas poucas horas de videogame pode ser útil para alimentar o estresse depois de um dia cheio. Mas você sabia que os jogos ajudam também a aliviar as dores? Nada menos que 38 estudos publicados American Journal of Preventive Medicine comprovaram que jogos foram responsáveis por aliviar tanto problemas psicológicos quanto físicos em 195 pacientes estudados.

#2 – Aumenta o foco

Um estudo realizado com idosos conseguiu comprovar que jogos de videogame são capazes de aumentar o foco das pessoas. No teste, os idosos jogaram um jogo que exigia que eles mantivessem um carro na estrada seguindo os controles corretos. Depois de alguns meses de estudos, os pacientes demonstraram que eram capazes de manter-se focados em várias outras atividades não envolvidas com videogames.

#3 – Melhora a leitura

Os jogos de videogame já foram muito criticados por “emburrecer” as crianças que se divertiam com eles. Mas um estudo publicado em 2013 conseguiu comprovar que jogos de ação são capazes de ajudar crianças que sofrem de dislexia a aprender a ler mais rápido. O resultados obtidos pelos pesquisadores foram iguais ou até melhores em relação a outros métodos de ensino de leitura já muito utilizados.

#4 – Acelera decisões

Diversos jogos de ação exigem que seus jogadores tomem decisões rapidamente a fim de conseguirem alcançar objetivos sem sofrer danos. Um estudo feito com jogadores entre 18 e 25 anos com dois tipos de jogos diferentes comprovaram que os jovens submetidos a um jogo de ação conseguiam tomar decisões 25% mais rápido do que os participantes que foram submetidos a um jogo menos estimulante.

#5 – Aumenta a empatia

A habilidade de se colocar no lugar de outra pessoa é extremamente importante na vida em sociedade. E a boa notícia é que se divertir com jogos de videogame é uma excelente maneira de exercitá-la. Quem mostrou isso foi um estudo em que participantes tornaram-se mais empáticos uns com os outros após 15 minutos de jogatina. O mesmo estudo também mostrou-se eficaz em pacientes diagnosticados com psicopatia, que é a falta dessa habilidade de sentir empatia por outras pessoas.

Gostou do post? Curta nossa página no Facebook e receba todas as nossas últimas novidades!

Gostou? Compartilhe!


Você já ouviu o Critical Cast dessa semana?