Muito bem, caros leitores. Certo dia, há um tempo atrás, escrevi sobre alguns jogos que saíram da fabrica faltando alguns parafusos e sendo bons ou ruins desagradavam em alguns pontos em sua experiência final, ou não agradavam os jogadores em absolutamente nada!
Andei pensando um pouco sobre o assunto e vi que mais coisas poderiam ser acrescentadas a esta lista, portanto hoje vou explorar mais um pouco desse lado esquisito das empresas que as vezes tem essa insistente mania de lançar um jogo com aquele parecer de “está faltando algo, hein”… ou simplesmente está faltando tudo.
Boa leitura!
4. Sonic the Hedgehog
Em 2005 o lendário programador da SEGA, Yuji Naka (programado do primeiro Sonic) anunciou na E3 que estava trabalhando em um novo título “cross plataform” do Sonic. O fuzuê mundial foi enorme, afinal, há quanto tempo as pessoas não esperavam por isso, né?
O problema foi que no meio disso em 2006, Naka largou a SEGA para abrir seu próprio escritório de desenvolvimento de games, e então o fuzuê positivo que rolava por fóruns e afins por fim se tornou um marasmo de brigas e discussões por aí em relação ao futuro do game sem Naka. Bom, as expectativas não se enganaram. O produto final foi lançado com tantos bugs e glitches que fazia os jogos defeituosos de outras empresas que eram lançadas serem completamente perdoados.
Glitches pelos cenários, personagens que desapareciam, problemas de animação, posicionamentos de câmera inúteis… tudo isso e muito mais entraram nesse horroroso pacote que parecia mais uma enciclopédia do que não fazer com um jogo.
RIP Sonic!
3. Ashes Cricket
Bom, um jogo de Cricket deve ser jogado em algum lugar do mundo, pois se algo existe, é por que há quem consuma aquilo – vai ver na Índia o jogo é febre. Bom, claro que como qualquer fã que tem seu esporte favorito, milhares de fãs de Cricket aguardaram ansiosamente o jogo, e no final das contas o resultado, acreditem ou não, foi motivo de manchetes pelo mundo.
Com seu lançamento a própria BBC disse “O jogo Ashes Cricket foi retirado das lojas após reclamações do jogo ser vergonhoso, constrangedor e pura farsa”. E os jogadores não estavam errados ou exagerando. A inteligência artificial era uma completa piada. Os jogadores “ciscavam” pelo campo como se estivessem aprendendo a jogar, e até mesmo a andar. E outra, uma das principais coisas em um jogo de Cricket são as capturas de bola, e não haviam animações para tal. Seria como lançar um jogo de futebol sem animação pós gol.
Enfim, a coisa foi tão ruim que após 4 dias de vendas a Steam retirou o produto do ar, a página do Facebook do jogo foi fechada, a versão futura para consoles abandonada e os desenvolvedores se desculparam pelo jogo e devolveram o dinheiro de todos aqueles que compraram o jogo e testaram o horror que o jogo era.
2. Ultima IX
É difícil de acreditar que um dos RPG’s mais conceituados de todos os tempos pode ter um fim tão desastroso após oito títulos bem sucedidos. Mas enfim, o que deu tão errado? Má utilização da novidade de renderização 3D da época (1999), ao qual isso ainda era novidade. O resultado foi um jogo infestado de bugs, entre eles save games corrompidos, quests com problemas que o travavam na campanha e forçavam a recomeçar o jogo. Reza a lenda que existem jogadores que demoraram anos para finalizar a história.
Além disso tudo, a empresa Origin já teve problemas com o título anterior, e para este novo deixaram a história original um pouco de lado a fim de atrair novos jogadores para a série. Os jogadores fiéis da franquia simplesmente não aceitaram tal traição, e então misturado aos problemas da série, tivemos o fim de Ultima, e da Origin.
Depois disso a EA dispensou todos os trabalhadores e aproveitou o nome do desmembramento da empresa para lançar um futuro aplicativo de distribuição de games online. Ah, e ele também não funciona muito bem.
1. Fallout – New Vegas
Pois é, ele está aqui. E ele não seria nada sem a pesquisa “new Vegas funny glitches” no You Tube.
Eu não tenho muita coisa a falar desse título, afinal, ele é realmente bom. Só não da pra entender como que uma empresa consegue apenas pegar a engine pronta do mesmo jogo, fazer outro um pouco menor com outra história, porém no meeesmo mundo e lançar ele dessa maneira?
Não da pra entender.
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Bom pessoal, por hoje é isso. E como eu confio em vocês, e tenho certeza que tem mais centenas de exemplos, espero que vão aí abaixo e comentem.
Até a próxima!
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