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3 jogos caros que não tiveram uma boa recepção – parte 3

Meus queridos amigos e leitores, estamos hoje de volta com essa série que, na verdade, foi iniciada pelo meu amigo Lucas Schlottfeldt, e que eu resolvi pegar emprestado e escrever sobre pra você.

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Vocês já estão ligados na ideia do artigo né? Jogos que tiveram um alto custo de produção mas que, infelizmente, acabaram não sendo bem recebidos criticamente ou comercialmente e acabaram abrindo um rombo, pequeno ou grande, nas finanças de quem pagou o desenvolvimento.

Nosso amigo Lucas já falou de vários jogos até agora, e foi até meio difícil achar mais três exemplos pra mostrar pra vocês aqui, mas no final conseguimos. Vamos parar de enrolar e começar então?

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3. Duke Nukem Forever


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Após anos e anos de promessa de um novo jogo da excelente franquia, 15 anos de produção e o projeto na mão de quatro estúdios diferentes, o jogo finalmente foi lançado em 2011, com altas promessas e, principalmente, expectativas. Infelizmente, o produto final foi um jogo que parece que ficou pronto em 97 e deixaram ele guardado até 2011, com design e mecânica ultrapassada.

Imaginem o quanto 15 anos de desenvolvimento não pesam no orçamento de um jogo. Estima-se que o custo total da produção de Duke Nukem Forever esteja na base 40 milhões, um valor que dificilmente foi recuperado no total. Mas, já que a Take-Two acabou comprando o projeto por um valor baixo, é provável que ela tenha talvez tido um pouco de lucro ou então, no pior dos casos, empatado os custos. Porém, quem botou a mão nesse projeto antes provavelmente acabou ficando no prejuízo.

Acho que as vezes o melhor é simplesmente desistir de algumas coisas.

2. APB: All Points Bulletin

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APB é um jogo multiplayer online lançado pro PC que era baseado guerras de facções. Quem comandou o desenvolvimento do jogo foi  David Jones, criador do GTA Original, o que criou uma certa expectativa em torno do jogo. Mirando alto, o jogo pretendia colocar diversos jogadores jogando juntos online e, talvez por isso, tenha feito com que seu orçamento inchasse bastante.

Com um custo total de 50 milhões de dólares, o jogo teve um lançamento bem complicado, com poucos jogadores na comunidade, problemas de servidores e com o jogo passando de mão em mão algumas vezes. A recepção crítica também foi muito ruim, com o jogo atingindo a baixa marca de 56% no Metacritic, um número pífio considerando o alto valor injetado no desenvolvimento.

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Depois de ir pra lá e pra cá, o jogo acabou caindo no setor Free-to-play da Steam e, pior ainda, com um prejuízo na mão da publisher.

1. Shenmue

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Esse exemplo já é um pouco diferente, já que estamos falando de um jogo que teve bastante sucesso de crítica e, tecnicamente, comercial também. Shenmue teve ótimas notas e avaliações pela internet, mas por causa de seu alto orçamento de produção, o jogo precisava alcançar cifras altíssimas para gerar lucro.

Totalizando um custo de 70 milhões, estima-se que Shenmue precisaria ser comprado 2 vezes por cada dono de Dreamcast para que a Sega pudesse ver a cor do dinheiro novamente, o que inclusive fez com que a Sega praticamente quebrasse. É dito por aí que o valor ficou tão alto porque a Sega já investiu uma parcela desse dinheiro na produção de conceitos e criação de uma base para futuras continuações do jogo. Acredita-se que os custos relativos somente ao jogo estejam em 47 milhões.

É isso amigos, hoje ficamos por aqui. Mais três exemplos de investimentos que com certeza no final não deram o resultado esperado. Tem mais alguma sugestão? Discordou de alguma coisa? Deixa um comentário ali em baixo! Até a próxima, amigos.

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Leonardo Koakowski
Leonardo Koakowskihttp://criticalhits.com.br
Sonysta, Sommelier de Destiny e Cyber Atleta de final de semana de Rocket League