Caso você não saiba, existe uma grande diferença entre o anime e o mangá de Yu-Gi-Oh!. O título de Kazuki Takahashi é uma das franquias de maior sucesso das últimas duas décadas, e seu mangá foi originalmente lançado entre os anos de 1996 a 2004. De lá para cá, inúmeras séries de animes e videogames foram disponibilizados para o púbico – e o jogo de cartas inspirado em Yu-Gi-Oh! se tornou um dos mais vendidos da história. Demais, né?
Além disso, a adaptação Yu-Gi-Oh!: Monstros de Duelo, de 2002, continua sendo uma das séries de anime mais populares de todos os tempos. O seriado foi imediatamente um sucesso e teve um bom timing, já que chegou à América do Norte logo após a sensação internacional Pokémon. Embora a série não fosse um exemplo em contar histórias, ela era exatamente o tipo de programa que os espectadores de anime norte-americanos estavam esperando.
É verdade que os enredos e os personagens do anime eram estereotipados, e quase nada de significativo acontecia fora do contexto de um jogo de cartas de mesa. Mas Yu-Gi-Oh! regularmente reforçava o valor do intelecto e da inteligência sobre a violência, denunciava o bullying e encorajava a tolerância, também descrevendo a importância da autoconfiança e da amizade.
Por outro lado, havia uma escuridão generalizada na estética geral de Yu-Gi-Oh! que o diferenciava de títulos anteriores. De fato, o personagem principal é regularmente possuído pela alma de um doppelgänger empiricamente sombrio e com voz grave. Embora isso dificilmente soe como um conceito de um programa para crianças, Yu-Gi-Oh! incorporou temas e designs mais sombrios, alternando entre um jogo de cartas pensativo e divertido. No entanto, essa mesma escuridão desempenha um papel muito maior no material de origem da série, e o jogo de cartas (agora mundialmente famoso) acaba ficando em segundo plano.
Yu-Gi-Oh! – Saiba a diferença drástica entre o Anime e o Mangá
Agora, vamos falar justamente sobre essa diferença entre o anime e o mangá de Yu-Gi-Oh!. Embora o jogo de cartas Monstros de Duelo desempenhe um papel essencial em cada enredo significativo e no desenvolvimento dos personagens do anime, apenas dois arcos do mangá de Yu-Gi-Oh! envolve isso. Ficou surpreso?
Não é até o Capítulo 60 que os enredos começam a mudar para histórias mais pesadas de jogos de cartas. Até então, a maior parte da história girava em torno de Yugi Muto e o espírito do Enigma do Milênio – apropriadamente apelidado de “Outro Eu” – submetendo valentões e outros vilões a vários jogos psicológicos de morte, ou Jogos das Sombras.
Por exemplo: no Capítulo 10 do mangá “As Cartas com Dentes (Parte 2)”, o “Outro Eu” selou a alma viva do anti-herói da franquia, Kaiba Seto, em uma carta do jogo Monstros de Duelo, na qual ele foi continuamente atacado por monstros do game. Embora Yugi diga que a punição é uma ilusão temporária, isso não torna o destino de Kaiba menos horrível. Consequentemente, Kaiba construiu o parque temático “Death-T” – um parque de diversões que consiste em tomadas mortais em passeios e recursos clássicos -, onde prendeu Yugi e seus amigos por vingança.
Enquanto o anime de Yu-Gi-Oh! dependia quase exclusivamente das mecânicas e nuances do jogo de cartas, o mangá original incorporou mais regularmente a estética e a mecânica de uma série de terror. E embora o anime tenha se desviado um pouco dessas mecânicas, elas não foram completamente abandonadas.
Como esse lado sombrio aparece com menos frequência no anime, ele acaba se destacando ainda mais, o que contribuiu em grande parte para a ascensão geral da série ao mainstream. Além disso, apesar de ter feito sérios desvios estéticos e narrativos do material de origem, é fato que a série de Yu-Gi-Oh! ainda permanece na vanguarda nos mercados de anime e mangá, até os dias de hoje.
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