Bartholomew Kuma era uma pessoa complicada quando estreou em One Piece, como ex-membro do Exército Revolucionário que se tornou um Warlord do Mar servindo sob o Governo Mundial. Para começar, sua associação com os Marines e, em particular, o Dr. Vegapunk, resultou no projeto Pacfista, que produziu armas ciborgues sem mente à sua imagem, forçadas a fazer a vontade do Governo Mundial. No processo, Kuma também foi transformado em um ciborgue sem vontade própria, efetivamente encerrando sua própria vida.
Dito isso, Kuma também mostrou desvios surpreendentes de seu dever para com o Governo Mundial, principalmente em Thriller Bark, quando permitiu que os Piratas do Chapéu de Palha fossem libertados após testar a determinação de Zoro, e mais tarde em suas ações durante o Arco do Arquipélago Sabaody. Esse comportamento errático ocorreu muito antes do apagamento de sua personalidade pelo Governo Mundial. No entanto, a aliança de Vegapunk com os Piratas do Chapéu de Palha e a filha de Kuma, Jewelry Bonney, levanta muitas perguntas intrigantes sobre o papel de Kuma na Saga Final de One Piece. Com a habilidade tecnológica que Vegapunk possui, existe alguma chance de ele restaurar a personalidade de Kuma e permitir que ele veja sua filha novamente?
Quem foi Bartholomew Kuma?
O passado de Kuma tem sido objeto de muita especulação, pois ele ganhou uma reputação temível como um dos Sete Warlords do Mar, inspirando um medo intenso na mente de qualquer pirata menor que cruzasse seu caminho. Em sua infância, Kuma e sua família foram capturados e escravizados pelos Nobres Mundiais. Infelizmente, ele perdeu ambos os pais em uma idade precoce, com sua mãe morrendo devido ao abuso constante dos Nobres Mundiais e seu pai sendo fatalmente baleado por um deles.
Apesar disso, ele se tornou o monarca do Reino Sorbet, alcançando um poder incrível no processo, devido à sua imensa força natural – uma consequência de sua linhagem da tribo Buccaneers – e ao seu poderosíssimo Fruto do Diabo, o Nikyu Nikyu no Mi. Após se juntar ao Exército Revolucionário, Kuma se tornou um Warlord do Mar, aumentando em poder e notoriedade. Embora esse curso de ação fizesse pouco sentido, foi resultado do interesse de Vegapunk por Kuma, o que lhe permitiu negociar um acordo com o Governo Mundial para perdoar Kuma por seus crimes em troca de sua cooperação no desenvolvimento do Pacifista.
Mesmo depois de se tornar subserviente ao Governo Mundial, Kuma exibiu um comportamento caótico, desobedecendo abertamente ordens ou cometendo atos contrários ao seu dever como Warlord. Foi Kuma quem enviou os membros dos Piratas do Chapéu de Palha para seus respectivos destinos durante o salto temporal, onde cada um deles treinou e adquiriu a força necessária para enfrentar os piratas do Novo Mundo. Além disso, ele ficou de guarda sobre o Thousand Sunny, quando ancorado em Sabaody durante o salto temporal, tendo pedido a Vegapunk para programá-lo a fazer isso como parte de sua modificação final no Pacifista.
Os Efeitos de Sua Demência Mental
No tempo em que passou como Warlord, Kuma foi gradualmente convertido em um ciborgue e experimentado por Vegapunk, como parte do programa de desenvolvimento do Pacifista, que desenvolveu clones cibernéticos dele para atuar como agentes do Governo Mundial. Kuma ele mesmo foi transformado em um Pacifista, em um processo que o fez perder toda a sua vontade livre, memórias e personalidade. A razão por trás de sua decisão de abrir mão de sua humanidade e senso de si mesmo ainda não foi revelada, mas teve repercussões profundas em muitos personagens.
Apesar de seu ódio pelos Nobres Mundiais, Kuma se tornou um servo sem mente deles, encarregado de sua proteção. Ele também foi transformado em um escravo alugado durante o Levely como punição por sua participação em ajudar Luffy, o que o levou a ser humilhado por Saint Rosward. Na verdade, Rosward montou em cima de Kuma durante o Levely e infligiu consistentemente abuso físico horrível nele. A própria filha de Kuma, Jewelry Bonney, testemunhou isso e ficou chocada com o tratamento vil dos Nobres Mundiais ao que restava da forma física de Kuma.
Desde então, Kuma exibiu comportamento ainda mais inexplicável, ao fugir da base do Exército Revolucionário na Ilha Momoiro após ser resgatado por eles do Levely e retornar a Mary Geoise após escalar a Red Line. Enquanto causava estragos no domínio dos Dragões Celestiais, Kuma enfrentou o Almirante da Frota Sakazuki. Na batalha que se seguiu, um Kuma gravemente danificado usou sua habilidade repulsiva para fugir da cena, se transportando para uma localização desconhecida, muito para o desgosto de Sakazuki.
Como Vegapunk Poderia Retificar Seu Maior Erro?
Dado que Vegapunk fez com que Kuma deixasse uma bolha de suas memórias na Ilha Egghead, pode haver uma chance muito pequena de que o cientista genial tenha encontrado uma maneira de extrair seu conteúdo para usar na ressurreição de seu velho amigo. Considerando o vasto repositório de conhecimento que é o Punk Records, Vegapunk também tinha um meio útil de armazenar todas as informações contidas na bolha. Vegapunk também pode ter simplesmente suprimido a personalidade de Kuma em vez de apagá-la completamente, conforme as ordens dos Cinco Anciãos. Como Kuma foi mostrado se referindo a Monkey D. Dragon como seu “mestre” depois de ser resgatado do Levely, essa possibilidade ainda está em jogo.
Alternativamente, a habilidade de Jewelry Bonney de envelhecer uma pessoa para cima ou para baixo pode representar outro meio de reviver a consciência perdida de Kuma, já que o verdadeiro poder de seu Fruto do Diabo ainda não foi explicado. Até agora, os alvos de suas habilidades mantêm suas faculdades mentais e apenas envelhecem fisicamente, então ainda não está claro se ela pode trazer seu pai de volta por esse método. Independentemente de ele ser um espião dos Revolucionários ou um servo do Governo Mundial, Kuma continua sendo uma figura chave na Saga Final de One Piece, especialmente agora que seu envolvimento no Incidente de God Valley foi revelado.
Confira também:
- Os 15 personagens mais fortes de Jujutsu Kaisen
- O que aconteceu com Yuta após Jujutsu Kaisen 0?
- Jujutsu Kaisen – Todos os arcos do anime e mangá
- Jujutsu Kaisen – Todos os Feiticeiros de Grau Especial
One Piece conta a história de Monkey D. Luffy, um jovem com poderes de borracha cujo sonho é tornar-se o Rei dos Piratas, e da tripulação deles, os Piratas do Chapéu de Palha.
Ao todo, o anime conta com mais de 900 capítulos divididos em diversas sagas, e ainda é exibido no Japão, sendo uma das séries mais populares de todos os tempos.
Atualmente, o anime está desenvolvendo o arco de Wano, um país inspirado no Japão Feudal e dominado pelo Yonkou Kaidou das Cem Feras.
A história de Luffy e seus amigos pode ser acompanhada na íntegra no Crunchyroll, em japonês com legendas em português ou na Netflix com as duas primeiras grandes sagas dubladas. Já o mangá de One Piece é publicado no Brasil pela Panini.