PUBLICIDADE
InícioAnimeTudo sobre os Meio-Saiyajins em Dragon Ball

Tudo sobre os Meio-Saiyajins em Dragon Ball

A raça Saiyajin é a espécie extraterrestre mais proeminente em Dragon Ball Z, com muitos dos principais personagens do show pertencendo a ela. Abençoados com incrível poder, apetites vorazes, bem como uma intensa sede por lutar e ganhar poder, os Saiyajins eram uma raça guerreira renomada por sua destreza em batalha, até a destruição de seu planeta natal, Planeta Vegeta, por Freeza, que efetivamente erradicou a maioria dos membros de sua espécie.

PUBLICIDADE

Desde então, os poucos Saiyajins de sangue puro sobreviventes, como Goku e Vegeta, começaram a formar famílias na Terra, e seus descendentes são chamados de Meio-Saiyajins ou Híbridos Saiyajins. Muitos dos personagens mais conhecidos de Dragon Ball Z, como Gohan, Goten e Trunks, são todos Meio-Saiyajins, possuindo um poder latente que supera as capacidades da maioria dos Saiyajins de sangue puro. Isso pode ser atribuído a algumas diferenças fundamentais entre os Saiyajins e os humanos, que são responsáveis pela diferença drástica na capacidade latente dos Meio-Saiyajins.

Quem São os Meio-Saiyajins?

Tudo sobre os Meio-Saiyajins em Dragon Ball
Reprodução: Dragon Ball Super
PUBLICIDADE

Além das semelhanças em suas aparências, Saiyajins e humanos têm uma semelhança genética suficiente para poderem ter filhos juntos, permitindo a existência de Híbridos Saiyajins. Inicialmente, Vegeta recusou categoricamente a sugestão de Nappa de repovoar a raça Saiyajin acasalando com humanos após a destruição do Planeta Vegeta, afirmando que os Meio-Saiyajins eram originalmente considerados abominações cujo poder seria demais até mesmo para Saiyajins de sangue puro adultos lidarem.

Também não havia registro de nenhum Meio-Saiyajin na série antes do casamento de Goku com Chi-Chi e o nascimento de Gohan, confirmando como a mistura entre espécies era mal vista antes do genocídio Saiyajin. Alguns híbridos Saiyajins, como Gohan, nascem com caudas, enquanto outros, como Goten e Trunks, nunca possuíram uma cauda e, portanto, não podiam assumir a forma de Grande Macaco ou Ozaru, que todos os Saiyajins de sangue puro que mantêm suas caudas podem usar.

Alguns Meio-Saiyajins também herdam aspectos da fisiologia humana que podem ser prejudiciais ao seu desenvolvimento, como no caso da deterioração da visão de Gohan quando ele se tornou adulto, exigindo o uso de óculos para corrigir sua visão. Assim como seu pai Saiyajin, os Meio-Saiyajins também herdam as Células-S, que contribuem para seu imenso potencial em uma idade jovem. Além disso, como resultado de seu lado humano, eles tendem a ser muito mais gentis do que seus antepassados de sangue puro, o que desempenha um papel importante na obtenção de níveis mais elevados de poder.

O Potencial Imenso dos Híbridos

Tudo sobre os Meio-Saiyajins em Dragon Ball
Reprodução: Dragon Ball Super

Embora não haja confirmação oficial de que os Meio-Saiyajins sejam mais fortes que os de sangue puro por padrão, há uma grande quantidade de evidências que apontam para isso sendo verdade. Os Meio-Saiyajins têm a força natural e as capacidades de desenvolvimento dos Saiyajins de sangue puro, mas não têm o mesmo desejo de guerra e combate. Isso se deve, em parte, ao seu lado humano, bem como à criação muito diferente que eles experimentam. Os Saiyajins no Planeta Vegeta tinham pouco ou nenhum vínculo real com suas famílias, enquanto os Meio-Saiyajins na Terra cresceram em famílias geralmente estáveis em um ambiente mais íntimo e acolhedor.

Como resultado, eles estão muito mais em sintonia com suas emoções, o que, quando combinado com o grande número de Células-S que herdam de seu pai Saiyajin, resulta em um potencial muito maior para alcançar a transformação Super Saiyajin. Eles também tendem a ser puros de coração, o que aumenta ainda mais o número de Células-S que possuem. Embora Goku e Vegeta tenham sido adultos quando alcançaram essa forma pela primeira vez, Gohan, Trunks e Goten eram apenas crianças. Goten e Trunks alcançaram essa forma quando tinham apenas 7 ou 8 anos e nem mesmo precisaram de um gatilho emocional forte para se transformar, ao contrário dos Super Saiyajins que vieram antes deles. Mais tarde, a dupla também conseguiu alcançar a forma Super Saiyajin 3 depois de se fundirem como Gotenks, mesmo não conseguindo alcançar a forma Super Saiyajin 2 individualmente.

PUBLICIDADE

Além disso, a maior evidência desse potencial não explorado pode ser vista na jornada de Gohan ao longo da série. Ao longo de Dragon Ball Z, até a Saga dos Jogos Cell, Gohan demonstrou repetidamente um poder oculto dentro dele, que aparecia em momentos desesperados. Durante essas instâncias, ele conseguia superar com facilidade seus limites para enfrentar oponentes muito mais poderosos e experientes do que ele, ganhando a vantagem em alguns momentos até que seu poder se esgotasse. Quando ele lutou contra o Cell Perfeito após treinar na Câmara do Tempo Hiperbólico, Gohan havia superado Vegeta, Trunks do Futuro e até mesmo seu próprio pai, tornando-se o primeiro a alcançar a transformação Super Saiyajin 2.

Os Limites do Poder Latente

Reprodução: Dragon Ball Super

Infelizmente, apesar de todos os benefícios de ser um Meio-Saiyajin, existem algumas desvantagens que vêm de sua metade humana. Observado pela primeira vez na Saga do Grande Saiyaman, o nível de poder de Gohan diminuiu consideravelmente devido à falta de treinamento nos sete anos após a derrota do Cell Perfeito, quando o mundo estava em um estado de relativa paz. Durante esse período, tanto Goku quanto Vegeta conseguiram alcançá-lo e até mesmo superá-lo, pois ambos alcançaram a transformação Super Saiyajin 2, com Goku alcançando até mesmo as alturas do Super Saiyajin 3 na Saga de Majin Buu.

PUBLICIDADE

Isso pode ser parcialmente atribuído à diminuição do apetite por lutas e acumulação de poder vista nos Meio-Saiyajins, que florescem principalmente em tempos de conflito. Além disso, há também a questão de se gerações sucessivas podem perder o acesso à transformação Super Saiyajin, já que os genes Saiyajin podem se diluir com o tempo. Por exemplo, a filha de Gohan, Pan, é apenas um quarto Saiyajin e foi capaz de voar sem muito treinamento, mesmo em uma idade muito jovem, mas ainda não se sabe se ela pode se transformar em Super Saiyajin neste ponto. Portanto, mesmo com o incrível potencial que os Meio-Saiyajins possuem, seu desejo diminuído por combate pode levá-los a ficar para trás em relação aos Saiyajins de sangue puro, que treinam incansavelmente em busca de mais poder ao longo de suas vidas.

Confira também:

Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.

PUBLICIDADE

Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.

Nesta nova fase, Goku e Vegeta estão diante de um novo desafio: Granolah, o sobrevivente. Este personagem sofreu na mão dos Saiyajins a mando de Freeza no passado, e agora busca vingança.

Você pode acompanhar o anime de Dragon Ball Super na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.