A Quarta Grande Guerra Ninja revelou poderes incompreensíveis que nunca foram testemunhados antes na série Naruto. Desde a introdução da Dez Caudas até o próprio Infinite Tsukuyomi, a escala de destruição nessa guerra foi estupenda. Apesar da destruição em larga escala já presente, a pura absurdidade de um jutsu continua a intrigar os fãs até hoje – Tengai Shinsei.
Também conhecido como Céu Oculto, o Tengai Shinsei é uma habilidade do Rinnegan capaz de destruição planetária, e seu uso na Quarta Grande Guerra Ninja provou seu poder sobrenatural.
Confira tudo sobre o Tengai Shinsei de Naruto
A habilidade é usada apenas uma vez (duas vezes considerando o segundo meteoro que se aproximava) em toda a série Naruto, mas mesmo uma instância desse poder divino foi suficiente para deixar uma impressão duradoura.
Tengai Shinsei – O Poder de um Deus
Essencialmente, o Tengai Shinsei faz chover meteoros colossais do céu, esmagando tudo por baixo. O tamanho do meteoro torna quase impossível escapar do raio de explosão, forçando qualquer um pego em seu caminho a tentar deter o meteoro ou morrer tentando. A única instância de seu uso revelou que é inteiramente possível bloquear o Tengai Shinsei, embora tenha exigido todo o arsenal de jutsu e chakra de Gaara e Onoki para realizar tal feito impressionante.
Embora Madara possa fazer o uso do Tengai Shinsei parecer brincadeira de criança, a técnica é na verdade bastante complexa, exigindo três sinais de mão diferentes para serem lançados simultaneamente.
Madara foi capaz de lançar o Tengai Shinsei usando seu Susanoo corpóreo, com Madara fazendo um sinal de mão e seu Susanoo de dois lados fazendo os outros dois. No entanto, Madara não executou os mesmos sinais de mão para o segundo meteoro, implicando que esses selos precisam ser lançados apenas uma vez para que vários meteoros caiam sobre os alvos.
O Tengai Shinsei é um jutsu como nenhum outro, e embora muitas vezes seja comparado a técnicas como Chibaku Tensei, essa técnica está em uma categoria própria. Em vez de formar uma esfera gravitacional e atrair detritos do solo, o Tengai Shinsei faz cair um meteoro pré-formado de tamanho colossal, quase impossível de escapar. Gaara considerou esse poder comparável ao de um deus, já que uma técnica desse calibre realizada por um humano é incompreensível.
As Origens do Tengai Shinsei
Como Madara é o único shinobi a ter usado o Tengai Shinsei, muitos espectadores questionam as raízes dessa técnica. Alguns argumentam que essa é a habilidade única do Mangekyo Sharingan de Madara, já que ele é o único usuário do Mangekyo a não ter um.
No entanto, Madara possivelmente tem uma habilidade única do Mangekyo própria, e a prova mais convincente está na forma de uma OVA do jogo de vídeo Naruto Storm Generations, mostrando que a habilidade única do Mangekyo de Madara é voltar no tempo. Embora isso nunca tenha sido mostrado no anime, poderia ser assumido que Madara estava usando o retorno no tempo durante suas lutas, embora isso fosse um pouco forçado.
O Tengai Shinsei é de fato uma habilidade do Rinnegan, pois usa as forças atrativas do dojutsu para trazer um meteoro dos céus. A natureza dessa habilidade é semelhante às outras habilidades destrutivas do Rinnegan, e o nome da técnica é semelhante aos seus homólogos menos letais.
Nagato nunca foi capaz de usar esse jutsu em sua vida, embora isso possa ser atribuído aos requisitos imensos de chakra da técnica. Como Madara estava na forma de Edo Tensei, ele tinha acesso a chakra ilimitado, tornando possível até mesmo lançar meteoro infinitos.
Por que o Tengai Shinsei foi usado apenas uma vez?
Os fãs frequentemente se perguntam por que esse jutsu divino foi limitado a um uso único. No entanto, várias razões plausíveis explicam por que Madara nunca foi capaz de fazer chover meteoros na parte posterior da Quarta Grande Guerra Ninja. A principal limitação de lançar três sinais de mão ao mesmo tempo é uma das razões pelas quais Madara não conseguiu executar o jutsu novamente.
Em sua forma de Jinchuriki da Dez Caudas, Madara não era capaz de usar seu Susanoo, embora nunca tenha sido dito se foi de propósito ou se a forma de Jinchuriki não permitia o uso do Susanoo.
Isso significava que ele não podia mais lançar o Tengai Shinsei na forma de Jinchuriki, excluindo automaticamente o uso do Tengai Shinsei na parte posterior da guerra. Além disso, usar o Tengai Shinsei com todos os Cinco Kages e as Bestas com Cauda presentes no campo de batalha teria sido inútil, já que esses poderosos beligerantes teriam facilmente contra-atacado os meteoros.
Do ponto de vista da escrita, usar o Tengai Shinsei novamente na narrativa teria arruinado seu impacto inicial, fazendo-o parecer mais uma técnica repetitiva, como o Susanoo. Esse poder divino serviu como a introdução perfeita para Madara Uchiha, tornando sua entrada uma das cenas mais icônicas de toda a história do anime. Usar o Tengai Shinsei novamente teria apenas enfraquecido o impacto da técnica na história, reduzindo sua significância inicial.
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime.
Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Enquanto isso, a Akatsuki começa sua busca pelas Bijuus e o mundo ninja está prestes a enfrentar a maior crise que já viu em sua história.
Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.
Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll. Além dele, o serviço conta com com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta. Já o mangá de Naruto é publicado no Brasil pela Panini e você pode comprá-lo aqui.
No post de hoje, vimos tudo sobre o Tengai Shinsei de Naruto Shippuden.