Na manhã da última quinta-feira (18) o principal estúdio da Kyoto Animation foi vítima de um incêndio criminoso que deixou 33 pessoas mortas e 35 feridos, sendo 17 deles em estado grave.
Agora, a policial de Quioto afirma que identificou o suspeito como Shinji Aoba, um homem de 41 anos que já havia tido problemas com a justiça em 2012, quando foi condenado por uma tentativa de roubou em uma loja de conveniência.
Testemunhas afirmaram à NHK que antes de ser levado pela polícia o homem confirmou que foi o responsável pelo incêndio, e disse que havia feito isso por acreditar que o estúdio tinha “roubado” as ideias da sua obra. Ele “parecia descontente, estava com raiva, gritando algo sobre como ele tinha sido plagiado”, afirmou uma mulher aos repórteres da Nippon TV. (via Reuters).
Embora as autoridades tenham se recusado a comentar, Aoba atualmente está sedado devido às queimaduras do incêndio e polícia ainda aguarda para interrogá-lo.
Crimes desse tipo são extremamente raros no Japão e esse é o pior assassinado em massa da história do país desde o período pós-guerra.
A Kyoto Animation é um dos estúdios mais tradicionais do Japão, sendo responsável por animes como: Kanon, Lucky Star, K-On!!, Beyond the Boundary, A Silent Voice, Violet Evergarden e muitos outros.