Susano’o ou Kamui, qual a técnica defensiva mais poderosa em Naruto Shippuden?

O Mangekyou Sharingan é a evolução do Sharingan comum dos Uchiha e dá ao usuário duas habilidades especiais e únicas, além da possibilidade de combinar os dois olhos para criar o Susano’o – uma armadura de chakra estilo megazord tido com uma defesa absoluta. Mas seria mesmo a habilidade defensiva mais poderosa dos Uchiha, ou o Kamui tomaria o seu lugar?

Vamos começar explicando mais detalhadamente as habilidades. O Susano’o, como dito anteriormente, é um construto do chakra do usuário, que toma a forma de um guerreiro que pode proteger e atacar e executa a vontade de seu criador.

Em sua forma final, o Susano’o é incrivelmente poderoso, exigindo os mais poderosos golpes dos mais poderosos ninjas do planeta para ser vencido. Mesmo um Susano’o incompleto, como o de Sasuke durante o Encontro dos Cinco Kage, era capaz de proteger o Uchiha dos golpes do Terceiro Raikage.

Em sua forma Perfeita, o Susano’o ainda ganha armas místicas especiais com propriedades únicas. O Susano’o de Itachi, por exemplo, tinha  a Espada Totsuka – capaz de selar qualquer criatura de maneira permanente – e o Escudo Totsuka – que nulificava todo e qualquer tipo de ataque. Zetsu Negro considerava Itachi basicamente invencível nessa formação.

Já o Kamui é uma habilidade única do Mangekyou Sharingan de Obito e permitia que ele manipulasse o espaço-tempo para criar portais para uma dimensão alternativa. Basicamente permitia que Obito se teletransportasse para essa dimensão de bolso ou que ele teletransportasse apenas uma parte de seu corpo. Ele utilizava essa habilidade com tanta maestria que era capaz de se tornar “intangível”, teletransportando apenas partes de seu corpo que estavam para sofrer um ataque.

As habilidades cobrem dois aspectos distintos de uma “defesa absoluta”: o Susano’o e sua durabilidade para aguentar os danos mais poderosos, enquanto o Kamui busca evitar completamente um ataque.

O Susano’o também é uma habilidade natural de defesa que pode também ser utilizada para atacar, enquanto o Kamui é uma habilidade de locomoção que pode ser utilizado para a defesa.

Num ataque direto, o Kamui é melhor pois permite negar completamente um ataque, não importa o quão poderoso dele seja. O Susano’o, por mais durável que seja, ainda pode ser destruído ou danificado caso enfrente um ataque forte o bastante.

Num ataque surpresa, a história muda. Caso o utilizador do Kamui não perceba e não consiga reagir imeditamente a um ataque, ele receberá toda a força, como vimos quando Minato Namikaze utilizou sua inteligência e velocidade sem precedentes para deletar as defesas de Obito.

Já o usuário do Susano’o estará sempre protegido de todo o tipo de ataque e mesmo que a ofensiva seja forte o suficiente para quebrar ou danificar a armadura, ela ainda absorverá a maior parte do dano e protegerá o usuário.

Dessa forma, o Susano’o ainda é a forma mais poderosa defesa que um Uchiha pode dispor, mais até que o Kamui. E caso o usuário ainda seja agraciado com uma arma defensiva poderosa como o Escudo Totsuka, essa defesa pode ser até mesmo a definitiva defesa absoluta.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime conta com 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Tico

Redator eventual, podcaster e negro maravilhoso.

Publicado por