Em Solo Leveling, a morte de personagens é comum, especialmente na segunda temporada do anime, que se aproxima do fim com o dramático arco da Ilha Jeju. No entanto, uma crítica frequente dos fãs é que muitas dessas mortes têm pouco impacto emocional. O motivo? A maioria dos personagens eliminados não têm um desenvolvimento significativo, tornando suas mortes pouco impactantes.
Descubra agora por que as mortes recentes em Solo Leveling não têm gerado tanto impacto emocional quanto deveriam.
Por que as mortes em Solo Leveling parecem não importar?
Desde o início do anime, a morte sempre esteve presente como um elemento-chave da trama. O primeiro episódio, por exemplo, mostrou claramente o perigo do mundo dos caçadores ao matar diversos personagens rapidamente. Porém, com o passar do tempo, o impacto emocional dessas mortes diminuiu drasticamente.
A superficialidade dos personagens secundários
Um dos maiores problemas de Solo Leveling está no desenvolvimento superficial de diversos personagens secundários. Muitos são introduzidos apenas para morrerem logo depois, o que dificulta a conexão emocional dos espectadores com esses personagens. Um exemplo claro disso é o personagem Byung-Gyu, que foi apresentado pouco antes de morrer no episódio 11 da segunda temporada.
Ao contrário de outras obras que conseguem criar laços emocionais entre fãs e personagens secundários, em Solo Leveling muitos personagens parecem apenas servir como vítimas fáceis para demonstrar a força de inimigos poderosos.
O caso de Byung-Gyu: Uma morte com pouco impacto emocional
Byung-Gyu, um caçador de rank S da Coreia, apareceu brevemente no anime antes de ser morto pelas mãos de Beru, o grande vilão do arco da Ilha Jeju. A introdução tardia e superficial de Byung-Gyu prejudicou muito o impacto emocional de sua morte.
Os espectadores mal tiveram tempo de conhecê-lo antes de sua elimação brutal. Essa escolha narrativa enfraqueceu ainda mais o impacto das mortes no anime, tornando difícil para os fãs realmente se importarem com personagens que pouco acrescentam à história.
Por que as mortes não afetam Sung Jin-Woo nem a história principal?
Outro motivo pelo qual as mortes perdem peso emocional em Solo Leveling é a forma como o protagonista, Sung Jin-Woo, reage a elas. A morte de personagens secundários quase nunca afeta diretamente o protagonista ou seu desenvolvimento pessoal.
Sung Jin-Woo e o distanciamento emocional dos outros caçadores
Sung Jin-Woo permanece isolado emocionalmente dos outros caçadores, especialmente porque seu verdadeiro poder é mantido em segredo. Consequentemente, a morte de caçadores secundários, como os da Ilha Jeju, não o afeta diretamente. Isso tira qualquer tensão emocional dos eventos, pois os espectadores sabem que ele não terá nenhuma perda significativa em seu círculo próximo.
Dessa forma, mortes importantes acabam sendo ignoradas ou minimizadas pelo público e pelos próprios personagens principais, tornando-se apenas mais um evento sem relevância real na narrativa.
Inconsistência das ameaças enfrentadas pelos personagens
Outro problema ocorre com a própria ameaça principal da Ilha Jeju. Beru, inicialmente apresentado como uma ameaça brutal que matava instantaneamente qualquer adversário, inexplicavelmente se torna menos violento ao enfrentar personagens principais da Coreia, diminuindo ainda mais a tensão.
Enquanto personagens aleatórios foram rapidamente mortos, aqueles com maior importância foram poupados ou apenas feridos, criando inconsistências que prejudicaram o impacto dramático do arco.
Qual poderia ter sido a solução narrativa para Solo Leveling?
Se a história tivesse construído uma relação mais profunda entre fãs e personagens secundários, certamente as mortes seriam mais significativas. Ao invés de apresentar personagens apenas para morrer rapidamente, o anime poderia ter desenvolvido suas histórias pessoais e relações interpessoais.
Isso faria com que cada perda fosse sentida pelos espectadores e pelo protagonista, aumentando a profundidade emocional da trama.
O que esperar do futuro do anime após o arco da Ilha Jeju?
Com Sung Jin-Woo chegando à Ilha Jeju para enfrentar Beru e suas formigas gigantes, provavelmente haverá um aumento dramático das batalhas. Espera-se que o anime, daqui para frente, consiga criar riscos reais para personagens importantes, criando ameaças mais significativas e que afetem diretamente Sung Jin-Woo e seus aliados mais próximos.
Somente assim o anime poderá recuperar o impacto emocional perdido ao longo das últimas mortes.
Confira mais sobre Solo Leveling
Há mais de uma década, surgiu uma misteriosa passagem chamada “portal”, que conecta este mundo a uma dimensão diferente, o que fez com que pessoas despertam poderes únicos… e essas pessoas são chamadas de “caçadores”. Os caçadores usam seus poderes sobre-humanos para conquistar masmorras dentro dos portais e assim ganhar a vida.
Sung Jinwoo, um caçador de nível baixo, é considerado o caçador mais fraco de toda a humanidade. Certo dia, ele se depara com uma “masmorra dupla”, que tem uma masmorra de nível alto escondida dentro de uma masmorra de nível baixo.
Diante de um Jinwoo gravemente ferido, surge uma misteriosa missão! À beira da morte, Jinwoo decide aceitar essa missão, tornando-se assim a única pessoa capaz de subir de nível!
A série de anime Solo Leveling é adaptada do web novel romance coreano best seller escrito por Chugong, que mais tarde foi adaptado para um webtoon e para manhwa em 2018, com ilustrações de DUBU.
Solo Leveling é animado pelo aclamado estúdio A-1 Pictures (Sword Art Online), com motion graphics por Production I.G (Attack on Titan, PSYCHO-PASS). A série é dirigida por Shunsuke Nakashige (Sword Art Online). Créditos adicionais da equipe incluem trilha sonora por Hiroyuki Sawano (Attack on Titan) e TOMORROW X TOGETHER (banda de K-pop), o design de personagens é feito por Tomoko Sudo, e o design de monstros por Hirotaka Tokuda.
Solo Leveling está disponível na Crunchyroll.