O mundo do entretenimento perdeu uma grande figura com o falecimento do dublador Shozo Iizuka, aos 89 anos. Ele deixa para trás um legado impressionante de trabalho de voz emprestada para vários personagens de anime, incluindo Nappa e Android 8 na famosa série Dragon Ball Z.
Os fãs do anime, especialmente aqueles que cresceram assistindo Dragon Ball Z, sentirão muito a perda deste talentoso dublador que deu vida a alguns de seus personagens favoritos. A contribuição de Iizuka para o mundo do dublagem será sempre lembrada e apreciada por muitos.
Recentemente, a agência Sigma Seven do falecido dublador Shozo Iizuka confirmou que ele faleceu em 15 de fevereiro de 2023 devido a insuficiência cardíaca aguda. Uma cerimônia privada para sua família foi realizada pouco depois.
Iizuka deixou um legado duradouro no mundo do anime, tendo dado voz a diversos personagens notáveis em alguns dos shows mais icônicos de todos os tempos e tendo exercido uma enorme influência na indústria de dublagem japonesa. Ele será lembrado com carinho por muitos fãs de anime em todo o mundo.
Legado do eterno Shozo Iizuka
Iizuka nasceu em Tóquio, em 23 de maio de 1933, mas mudou-se para Iwaki, na província de Fukushima. Após se formar na Universidade Nihon, ele iniciou sua carreira de dublador e fez sua estreia no anime como Kin Sankaku em Astro Boy, em 1963, um programa que se tornou um marco na história da animação japonesa. A partir de então, ele expandiu sua carreira e desempenhou muitos papéis notáveis em programas populares.
Ele é conhecido por seu papel mais famoso como Nappa na série Dragon Ball Z, onde interpretou o guerreiro Saiyajin e de segunda mão para Vegeta. Ele também contribuiu com seu talento vocal para a série original de 1979 Mobile Suit Gundam, interpretando Ryu Jose, além de fornecer as vozes de Genji Kamogawa em Hajime no Ippo e Heart/Fudoh em Fist of the North Star.
Iizuka também emprestou sua voz para vários personagens de jogos, incluindo Psycho Mantis e Peter Stillman em Metal Gear Solid. Seu desempenho notável como Android 8 em Dragon Ball Z o viu contribuir para muitos episódios da série shounen clássica e aparecer em toda a franquia em jogos e filmes.
Porém, Iizuka não se limitou a dublagem em animes japoneses, ele também teve uma presença significativa em produções ocidentais por meio de seus papéis como dublador japonês. Seus créditos incluem dublagem para personagens live-action como Parker em Alien, Arnold French em The Departed e Sallah em Indiana Jones: The Last Crusade.
Além disso, ele dublou Dr. Neo Cortex na série Crash Bandicoot e emprestou sua voz para muitos filmes da Disney, como Carl Fredrickson em Up da Pixar, Billy Bones em Treasure Planet, The Horned King em The Black Caldeiro e Dr. Jumba Jookiba em Lilo & Stitch.
O dublador começou a se aposentar de seus papéis em 2020, deixando para trás um legado de títulos influentes. Recentemente, ele recebeu o Prêmio de Mérito no Tokyo Anime Awards Festival de 2022, em reconhecimento por suas contribuições significativas para a indústria de dublagem japonesa.
Confira também:
- Os 10 personagens mais fortes do fim de Dragon Ball Super que não são deuses ou anjos
- Dragon Ball Super – Lista de Episódios Filler para você pular
- Dragon Ball Z – Confira o poder de luta dos principais personagens de todas as sagas
- Entenda por que Vegeta chama Goku de Kakaroto em Dragon Ball
- Entenda por que Vegeta não pode se transformar em Super Saiyajin 3 em Dragon Ball
Dragon Ball Super pode ser conferido por completo na Crunchyroll.