Shenlong – Tudo o que você precisa saber sobre o Dragão de Dragon Ball

Apesar de não parecer as vezes, Dragon Ball é uma série cujo enredo principal envolve principalmente as Esferas do Dragão. São sete Esferas que, quando reunidas, permitem que um grande dragão mágico seja invocado para garantir um (ou mais) desejos aos invocadores. E o dragão mágico, pelo menos até Dragon Ball Z, era Shenlong.

Durante Dragon Ball e o início de Dragon Ball Z, apenas as sete Esferas da Terra eram conhecidas, e a obtenção delas era desejo comum dos vilões da série. Os Sayajin Vegeta e Nappa, por exemplo, só foram a Terra após descobrir da existência desses artefatos através de Raditz.

Mas o resultado da reunião das Esferas era sempre um espetáculo, mesmo que o evento em si tenha perdido um pouco da importância no decorrer da série.

Afinal de contas, ver um dragão de centenas de metros surgindo magicamente para garantir praticamente qualquer desejo vai ser legal para sempre.

O dragão Shenlong teve seu visual baseado na aparição original do personagem, no mangá-protótipo Dragon Boy — essa versão sendo inspirada fortemente no visual dos dragões da mitologia oriental.

A invocação de Shenlong é tão majestosa que o céu fica completamente escuro, mesmo de dia e mesmo em planetas com mais de um Sol.

Mas apesar de literalmente ser um dragão místico gigantesco, Shenlong costuma ser generoso e bem-educado, mesmo que um pouco impaciente quando os invocadores demoravam para fazer os desejos ou quando ele passou a ser invocado com frequência pelos Guerreiros Z.

O Dragão parece ter um pouco dos gênios das lâmpada, muitas vezes levando os desejos ao pé da letra e não se importando com a vontade do invocador.

Essa característica cai bem a natureza neutra de Shenlong, que já atendeu desejos à vilões de Dragon Ball e não apenas aos heróis.

Apesar de sua criação estar atrelada aos Namekuseijin, o dragão místico parece ter alguma relação com as divindades da série.

Não apenas Shenlong reconheceu Bills, por exemplo, como agiu de maneira assustada perto do Deus da Destruição.

O poder de Shenlong não é de se jogar fora, porém.

Após reunidas as Sete Esferas do Dragão, Shenlong pode ser invocado para garantir quase qualquer desejo para os invocadores.

As restrições variam de consistência, mas geralmente fazem sentido.

Shenlong não pode ressuscitar pessoas que morreram de causas naturais, apenas aquelas que foram mortas por ações de outras pessoas.

Se a ressureição envolver múltiplas pessoas, outras regras precisam ser seguidas: as pessoas não podem ter morrido há mais de um ano, não podem ter sido revividas anteriormente e precisam ter morrido em decorrência dos mesmos eventos.

O poder de destruição de Shenlong é um pouco inferior ao poder de criação, porém. Ele não pode, por exemplo, matar pessoas que são mais poderosas que seu criador.

Shenlong pode, inclusive, ser morto por essas pessoas mais poderosas que ele, como vimos na saga original de Dragon Ball, onde o Rei Demônio Piccolo matou o dragão após conseguir o desejo.

O dragão também costumava poder conceder apenas um desejo, mas em sua segunda encarnação, criada por Dendê, ele passou a ter o poder de conceder até três desejos. Desde que nenhum desses desejos envolvessem a ressuscitação de múltiplas pessoas, claro.

Por fim, a existência do Dragão está atrelada diretamente ao criador. Quando o criador das Esferas e do Dragão morre, as Esferas se tornam pedra e o Dragão não pode mais ser invocado.

O primeiro desejo canônico concedido por Shenlong aconteceu antes da série começar. Segundo Bulma, o dragão fora invocado para transformar um homem em um rei.

Já o primeiro desejo que apareceu na série foi quando Pilaf, que pretendia se tornar imortal, foi impedido por Oolong, que pediu uma calcinha de uma mulher bonita. O pedido foi prontamente atendido e o dragão foi embora, como o de costume.

O Rei Demônio Piccolo invocou Shenlong para se tornar jovem novamente. Após o pedido ser concedido, o vilão exterminou o dragão para que ninguém o invocasse novamente.

Kami Sama, criador original das Esferas da Terra, estava decidido em deixar por isso mesmo. Os desejos mesquinhos e egoístas que estavam sendo feitos deixaram o Protetor da Terra insatisfeito.

Mas ao ver a bondade de Goku e para premiar o esforço do herói em salvar o mundo, Kami Sama decidiu reviver Shenlong.

Em Dragon Ball Z, Mestre Kame reune as Esferas do Dragão para ressuscitar Goku, que havia morrido no combate contra Raditz.

Durante a Saga Saiyajin, a morte de Piccolo significou também a morte de Kami Sama. Sem Kami Sama, sem Esferas do Dragão. Sem Esferas do Dragão, sem Shenlong.

O Dragão voltaria com a ajuda de outro Dragão.

Um dos pedidos feitos ao Dragão de Namekusei foi a ressureição de Piccolo. Isso fez com que Kami Sama fosse também revivido e o Dragão Shenlong voltasse também.

O que não durou muito, uma vez que Kami Sama se fundiu com Piccolo durante a Saga Cell e novamente resultou na perda da magia das Esferas do Dragão.

Dendê foi trazido à Terra para ser o novo Protetor. E, como tal, ele recriou Shenlong e reativou as Esferas do Dragão, modificando-o para poder conceder três desejos dessa vez.

Na Saga Majin Buu, Shenlong foi invocado para ressuscitar a humanidade, exterminada por um ataque do vilão.

A última aparição de Shenlong foi uma das mais diferentes. Pela primeira vez seus poderes foram utilizados não para ressuscitar e/ou tornar alguém mais jovem/imortal, mas sim para dar informações.

Em Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses, o dragão foi invocado para contar aos Guerreiros Z o ritual necessário para atingir a transformação de Deus Super Saiyajin.

 

Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.

Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.

Nesta nova fase, Goku e Vegeta estão enfrentando um inimigo milenar e poderosíssimo: Moro, o consumidor de planetas. Este novo inimigo tem como objetivo fortalecer-se e então consumir a energia de todo o universo.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.

Acesse o site por este link e então ganhe 14 dias de premium gratuitos em uma nova conta.

Tico

Redator eventual, podcaster e negro maravilhoso.

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade