Boruto pode ter escapado do terrível destino de ser um Jinchuuriki em sua série, Boruto: Naruto Next Generations. Mas ele não escapou de se tornar um receptáculo de uma poderosa criatura de chakra: ele recebeu o Karma de Momoshiki.
Todo o conceito de Naruto (pelo menos a versão final) é sobre um menino com um demônio, a Raposa de Nove Caudas, vivendo dentro dele. Eventualmente a ideia se expandiu e os Jinchuuriki explicados: Naruto tinha uma Besta com Cauda selada em seu corpo.
Bestas com Cauda eram criaturas criadas pelo Sábio dos Seis Caminhos ao dividir o chakra da Besta de Dez Caudas e viviam soltas pelo mundo.
Não demorou muito, porém, para acharem um jeito de selar os poderes dessas criaturas em seres humanos. Dessa forma, eles poderiam utilizar os poderes das bijuu como armas no mundo ninja.
Clássico.
Esses são os Jinchuuriki. Receptáculos humanos do chakra de uma Besta com Cauda, que podem utilizar alguns dos poderes conforme vão dominando-a ou se tornando amigos dela.
O mais poderoso Jinchuuriki foi Naruto Uzumaki, que ao se tornar um amigo de Kurama, a Raposa de Nove Caudas, passou a desfrutar de quase todos os poderes de Kurama.
Incluindo coisas como criar um manto de chakra sobre seu corpo, regeneração avançada, uma reserva impossivelmente gigantesca de chakra e amplificação de todos os seus atributos físicos.
É possível dizer que o esforço somado dos dois é mais forte que o da Raposa sozinha.
Boruto não teve a mesma sorte.
Ao derrotar Momoshiki Otsutsuki, ele recebeu a marca Karma. Durante o mangá da série, aprendemos que essa marca é um arquivo zipado do DNA Otsutsuki.
No decorrer do tempo – e do uso das habilidades dessa marca – o DNA Otsutsuki contido na marca vai sendo “extraído” no DNA do receptáculo.
No final desse processo, o Otsutsuki pode “reencarnar” em seu novo corpo. É através desse processo que eles evoluem o próprio DNA e se mantêm imortais.
Em termos de poder, um Jinchuuriki costuma ser mais poderoso que um Receptáculo (comparando, por exemplo, duas versões da mesma pessoa recebendo esses poderes).
Um receptáculo ganha bons poderes através da marca Karma, como uma melhoria de suas capacidades físicas e absorção/reemissão de ninjutsu. Mas, até onde vimos em Boruto, essas habilidades são extremamente avançadas, com Boruto e Kawaki só podendo utilizá-la quando estão cooperando.
O motivo disso pode ser o fato de que os poderes não são deles, são dos Otsutsuki que os marcaram e, portanto, não adaptados ao corpo humano.
Jigen demonstrava habilidades avançadas, mas ele estava literalmente sendo controlado por dentro pelo Otsutsuki em questão, Isshiki.
Outro motivo pode ser a intenção por trás dos dois poderes. Eventualmente, Jinchuuriki e bijuu cooperam por um mesmo objetivo, ampliando os poderes de ambos.
Enquanto isso, a marca Karma é o resultado de uma ação parasita, com uma alma tentando subjugar e eventualmente dominar o corpo de outra.
Há momentos, porém, que o possuidor da Karma se sobressai.
Em momentos específicos, o Otsutsuki pode possuir o corpo do Receptáculo brevemente. Ele passa então a desfrutar da extensão total dos poderes da Karma, se tornando basicamente um Otsutsuki light.
Nessa forma, Borushiki se mostrou incrivelmente poderoso e, conforme a Karma vai dominando o corpo da pessoa e a transformando, esse poder só vai aumentar.
Nesse caso, como os Otsutsuki costumam ser muito mais poderosos que Besta com Cauda, um Receptáculo se torna mais forte que um Jinchuuriki. Mesmo que temporariamente.
Ou seja, em termos de poder a resposta é:
- Receptáculo do Karma Possuído
- Jinchuuriki
- Receptáculo do Karma Passivo
Ou pelo menos era. Nos últimos manga de Boruto: Naruto Next Generatios vimos uma nova forma de Naruto.
Ao fundir o chakra com o chakra de Kurama, Naruto aprendeu a utilizar o Modo Bárion. Nessa forma, ele teve suas capacidades físicas ampliadas ao ponto de superar completamente Isshiki reencarnado.
Mas, de novo, apenas temporariamente. O suficiente, porém, para coroar o Jinchuuriki como o mais forte entre ele e um receptáculo.
- Jinchuuriki Modo Bárion
- Receptáculo do Karma Possuído
- Jinchuuriki
- Receptáculo do Karma Passivo
Boruto: Naruto Next Generations é a sequência direta de Naruto Shippuden, tanto no anime quanto no mangá.
Nesta nova história, acompanhamos Boruto, filho de Naruto. Juntamente com seus colegas de Time 7, eles vivem novas aventuras e interagem com antigos e novos personagens da franquia.
Apesar do anime ainda estar contando a história de Boruto jovem, ele conta com alguns bons arcos, trazendo Naruto e Sasuke de volta, e histórias onde o jovem é o grande protagonista.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll e ganha novos capítulos toda semana.
Acesse o site por este link e então ganhe 14 dias de premium gratuitos em uma nova conta.