O desenvolvimento do Rasenshuriken é parte importante do desenvolvimento de Naruto como um poderoso ninja. Mas a situação não foi bem explicada e, por causa disso, alguns fãs não sabem a diferença entre a técnica Estilo Vento: Rasengan e Estilo Vento: Rasenshuriken.
Muitos sequer sabem que essas técnicas são diferentes. Eu mesmo, por um bom tempo, não sabia disso. Achava que existia o Rasengan e, quando a técnica utilizasse o Estilo Vento, passaria a se chamar Rasenshuriken.
O Rasengan, mesmo sendo a expressão máxima da manipulação de forma de chakra, é uma técnica incompleta. Minato Namikaze, criador do Rasengan, pretendia adicionar uma transformação da natureza à técnica… Mas acabou morrendo antes de conseguir.
Seu pupilo, Kakashi, também tentou aperfeiçoar o Rasengan, em vão. Acabou descobrindo o Chidori, entretanto. Uma técnica não tão impressionante em termos de manipulação de forma, mas com uma transformação da natureza.
Após um árduo treinamento, Naruto conseguiu aplicar o Estilo Vento ao Rasengan.
A diferença dessa técnica para o Rasengan comum é um aumento considerável no poder destrutivo e também a possibilidade de ser arremessado.
A criação do Rasengan Estilo Vento era, porém, mais um passo intermediário na criação de um jutsu do nível mais alto.
O Rasenshuriken
Utilizando mais chakra para infundir o Estilo Vento, Naruto cria uma esfera de energia com quatro pontas ao redor de um núcleo de chakra. A aparência se assemelha á uma shuriken de vento, daí o nome Rasenshuriken.
Essa técnica possui um barulho estridente próprio e consome tanto chakra que Naruto inicialmente é capaz de utilizá-la apenas três vezes antes de se cansar.
O chakra era alocado de forma tão densa que Fukasaku ficou impressionado ao ver Naruto utilizando o jutsu mesmo no Modo Sábio.
E, por ser tão denso e turbulento, o Rasenshuriken facilmente se dissipava se Naruto não estivesse ativamente o manipulando. Dessa forma, ele não podia arremessá-lo para atacar.
Atingindo o alvo, o jutsu explode, criando um vórtice de vento. Dentro desse vórtice, entretanto, incontáveis e microscópicas agulhas de vento atravessam células do corpo, desconectando-as do sistema circulatória de chakra.
O efeito é incrivelmente poderoso ao adversário, mas também ao usuário. Como Naruto não podia arremessar o Rasenshuriken, ele estava constantemente dentro do raio de efetividade da técnica.
Para Naruto o dano não era tão severo, mas usos repetidos poderiam cortar para sempre a habilidade dele de controlar o chakra. Fato esse que fez Tsunade proibir Naruto de utilizar essa técnica.
A solução
Para os dois problemas do Rasenshuriken, uma solução: Modo Sábio.
Ao infundir senjutsu na criação da técnica, Naruto consegue criar uma forma estável e que não se dissipa facilmente.
Dessa forma, ele pode arremessar a técnica e utilizá-la a longa distância, de maneira segura.
Ele pode até mesmo expandir o tamanho do Rasnehsuriken para compensar um lançamento impreciso ou o desvio do adversário.
Confira também:
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
- Este é o verdadeiro motivo pelo qual Kakashi não ficou com o Sharingan de Obito no final de Naruto
Naruto pode ser conferido por completo na Cruchyroll.