Naruto Shippuden, a serie original, acabou e agora vive espiritualmente na saga sucessora de Boruto: Naruto’s Next Generations.
E embora não tenhamos conteúdo novo da saga original, podemos especular sobre o que já aconteceu ou sobre alguns personagens e suas histórias.
Devido ao estilo de traço de Masashi Kishimoto, dificilmente confundimos o sexo dos personagens, sabemos que ou é homem ou é mulher apenas olhando para o desenho do rosto, comportamento e vestimentas.
Mas mesmo assim é possível se enganar, como no caso de Haku, que todos tínhamos certeza que era mulher, quando na verdade era um homem.
O que não é confirmado e não passa de teoria(por enquanto!)é a situação de Izuna Uchiha, “irmão” mais novo de Madara Uchiha.
O traço de Izuna não é dos mais indicativos, ele parece ter um rosto afeminado mesmo para os padrões Uchiha. De acordo com seus status, sua altura e peso ficam bem no meio entre os dados comuns entre homens e mulheres retratados na série.
Kishimoto tem como hábito incorporar lendas e mitos em suas obras, assim como vários outros mangakás. Por exemplo, Susano’o, Amaterasu e Tsukuyomi têm suas origens no folclore japonês.
“Izuna” é uma variação do nome “Iduna“, uma deusa nórdica relacionada a fertilidade, cujo sufixo indica feminilidade.
Escolher esse nome para um personagem que não seja uma mulher seria estranho, não é mesmo?
E mesmo que Izuna fosse uma mulher, qual a razão de se vestir e se comportar como homem?
Há de se lembrar que Madara e Izuna viveram em uma época distinta da atual no mundo de Naruto. Durante as cenas que mostram a vida e guerra entre os clãs Uchiha e Senju, não são vistas ninjas mulheres em combate.
Izuna era um prodígio Uchiha, melhor que vários dos homens do clã em combate, mas uma mulher lutando poderia ferir os costumes da época. Dessa forma, faria sentido que Izuna se comportasse como homem, praticamente uma Mulan ninja.
No frigir dos ovos, não é o mais importante dos detalhes, mas é interessante pensar nos mais diversos panos de fundo que poderiam cobrir a história dos personagens.