Após testemunhar a resolução da Batalha do Céu e da Terra, que culminou com a morte de Eren, Ymir Fritz, a primeira Titã Fundadora em Attack on Titan, escolheu encerrar a era dos Titãs e seu autoexílio nos Caminhos.
Por sua vez, isso interrompeu o avanço do Rugido em seu rastro, impedindo o reinado de terror de Eren, no qual ele exterminou quase 80% da população humana global além de Paradis. De certos ângulos, esse fim repentino da onda de destruição que Eren e Ymir haviam criado em Attack on Titan parecia surgir do nada.
Na verdade, não havia informações muito concretas sobre os objetivos de Ymir com o Rugido, o que adicionava à confusão. No entanto, havia fios narrativos mais complexos escondidos sob a superfície, especialmente em relação às paralelas implícitas entre a relação de Ymir e o Rei Fritz, junto com a de Eren e Mikasa, que ofereciam um vislumbre da mente de Ymir e ampliavam suas razões para iniciar e interromper o Rugido.
Presa na Servidão Mesmo Após a Morte
Tendo adquirido imenso poder como a primeira Titã da história, Ymir mudou para sempre a ordem mundial ao colocar a tribo de Eldia em seu auge quase 2.000 anos antes do início da história. Escravizada pelo Rei Fritz cruel e ávido por poder, Ymir esmagou todos os seus oponentes com seus poderes de Titã e liderou a expansão territorial de Eldia, bem como o desenvolvimento da infraestrutura da nação. Por sua vez, Fritz escolheu “recompensá-la” – em sua visão – fazendo com que ela tivesse seus filhos.
Após dar à luz três filhas, Ymir salvou Fritz de uma tentativa de assassinato. Apesar de sua capacidade de regeneração como uma Titã, Ymir aceitou sua morte e optou por encerrar sua vida e seu sofrimento sob Fritz. Infelizmente, isso não foi possível, pois ela acordou em um reino onde o tempo parecia parado e podia se comunicar com seus descendentes no mundo exterior por meio de uma estrutura semelhante a uma árvore que representava o Coordenado associado à Titã Fundadora.
Este era o mundo dos Caminhos, onde Ymir agora estava condenada a servir a linhagem Fritz e moldar os corpos dos futuros Titãs a partir das areias deste reino. O Rei Fritz também garantiu a persistência dos poderes dos Titãs muito depois de sua morte, iniciando a tradição da herança dos Titãs, forçando suas filhas – Maria, Rose e Sheena – a consumir os restos de sua mãe.
Como resultado, Ymir viu o Coordenado formar mais e mais ramos à medida que os poderes dos Titãs eram herdados através das gerações, e a população dos Súditos de Ymir cresceu com a evolução do Império Eldiano.
Buscando a Liberdade a Qualquer Custo
Ymir continuou a moldar os corpos dos shifters por quase 2.000 anos, enquanto observava as ações de seus descendentes, pois estava vinculada ao serviço à linhagem real Eldiana. Embora seus motivos para continuar a vontade do Rei Fritz pudessem parecer obscuros, foi revelado mais tarde que ela realmente o amava e estava presa a um estado reminiscente da síndrome de Estocolmo. Além disso, ela também parecia se importar profundamente com seus descendentes, que pavimentaram o caminho para a supremacia do Império Eldiano.
Após passar uma quantidade incontável de tempo nos Caminhos completamente sozinha, Ymir começou lentamente a desejar um meio de encerrar sua prisão, pois estava cansada de seu aprisionamento.
Infelizmente, ao mesmo tempo, ela não conseguia abandonar seu dever para com o Rei Fritz e continuava a obedecer cegamente às demandas da linhagem real, mesmo quando eles matavam inúmeras pessoas inocentes e se envolviam em guerras horríveis que apagavam civilizações inteiras com o Poder dos Titãs.
Vendo o peso do sofrimento que seus sucessores haviam infligido ao mundo, combinado com o fardo de sua própria resistência isolada, Ymir desejava que alguém viesse em seu auxílio. Eventualmente, esse desejo foi concedido quando Eren Yeager encontrou seu caminho para o mundo dos Caminhos ao lado de seu meio-irmão Zeke, na Guerra por Paradis.
Enquanto Zeke a comandava, assim como outros descendentes da linhagem real haviam feito, Eren implorou a ela que o ajudasse a livrar o mundo dos poderes dos Titãs e lhe deu a liberdade de escolher seu próprio destino.
Ymir Finalmente Foi Libertada de Seu Fardo
Pela primeira vez em sua vida, Ymir foi tratada como um indivíduo de sua própria vontade, em vez de uma escrava para ser comandada, e ela escolheu se aliar a Eren e iniciar o Rugido, exatamente como este havia previsto nas memórias futuras do Titã de Ataque.
Durante um período de quatro dias, os Titãs da Parede liderados pelo imenso Titã Fundador de Eren, exterminaram quatro quintos da humanidade além das Muralhas, inclinando a balança a favor de Paradis.
Nesse ínterim, Ymir também testemunhou a relação entre Eren e Mikasa Ackerman e espiou regularmente a mente da última com o Titã Fundador, o que foi revelado como a origem de suas persistentes dores de cabeça. Quando o Rugido começou, Ymir viu a própria luta de Mikasa para reunir a determinação de matar a pessoa que ela mais amava, o que a fez questionar a escolha que havia feito para salvar o Rei Fritz.
Quando Mikasa decidiu matar Eren e encerrar o Rugido, Ymir percebeu a gravidade de sua decisão, bem como as semelhanças que ela tinha com seu próprio sacrifício. Em vez de poupar Eren e permitir que ele continuasse seu caminho de genocídio, Mikasa encerrou sua vida para salvar o mundo.
Isso foi uma partida drástica da decisão de Ymir de abrir mão de sua própria vida para salvar o Rei Fritz, o que desencadeou o Poder dos Titãs no mundo, condenando-o a séculos de guerra e sofrimento.
Essencialmente, a escolha de Mikasa priorizou o bem maior sobre seu próprio amor, o que deu a Ymir o encerramento que ela precisava para abandonar o fardo do amor e da servidão que ela estava segurando. Com isso, Ymir rompeu seu vínculo com o mundo dos Caminhos e permitiu a si mesma seguir em frente, encerrando seu sofrimento de uma vez por todas.
Escrito por Hajime Isayama, Shingeki no Kyojin ou Attack on Titan, se passa em um mundo onde a humanidade vive em cidades rodeadas por gigantes muralhas para se proteger dos Titãs, criaturas gigantescas que possuem o único instinto de devorar humanos.
O anime segue os passos de Eren Jaeger, um jovem com a misteriosa habilidade de transformar-se no Titã de Ataque, um dos Titãs Especiais de Attack on Titan.
O jovem acaba entrando para o Time de Reconhecimento juntamente com seus amigos de infância, Mikasa e Armin, com o objetivo de vingar-se da tragédia a qual tirou a vida do pai dele e destruiu sua terra natal.
Após longas esperas, o anime finalmente está completo e pode ser assistido na íntegra na Crunchyroll. Por possuir diversas partes, você pode sofrer alguma confusão ao perguntar-se em qual ordem você deve assistir Attack on Titan. Felizmente, elaboramos um guia para sanar essa dúvida.
Já o mangá de Attack on Titan é publicado no Brasil pela Panini e você pode comprá-lo aqui.