Por que Sasuke mudou tanto durante Naruto?

Uma das reclamações recorrentes entre os fãs de Naruto Shippuden e Boruto: Naruto Next Generations é a mudança brusca de personalidade de Sasuke. Enquanto todos entendem como ele passou a ser o cruel shinobi vingador durante Shippuden,  alguns não conseguem imaginar como ele se recuperou de todos os eventos. Os fãs estranham, por exemplo, o fato de Sasuke ser carinhoso com Sarada,  Sakura e até Naruto.

A história parece esquisita quando consideramos o Sasuke que conhecemos nos primeiros episódios de Naruto. Mas não quando analisamos toda a trajetória dele durante a série.

Antes dos eventos da Parte 1, Sasuke não tinha nada do carrancudo com desejos de vinganças que conhecemos. Nascido em um período de relativa paz, tendo uma família que cuidava dele e um irmão que ele considerava um herói, Sasuke teve uma primeira infância feliz.

Vindo de um renomado e respeitado clã, demonstrando um talento nato desde criança, o pequeno Sasuke tinha tudo para ter um futuro brilhante.

Mas o Massacre Uchiha aconteceu. Não só todos os seus parentes e familiares foram mortos numa noite só. Não apenas o responsável pelo massacre foi o próprio irmão. Mas ele foi obrigado a reviver o momento do Massacre dezenas de vezes em uma fração de segundo, obra de um dos genjutsus mais cruéis de toda a série.

Sasuke ficou, obviamente, dilacerado. Perdido e raivoso, ele rejeitou todas as tentativas de conexões pessoais. Não mais ele era uma criança inocente, Sasuke era um sobrevivente de guerra. Os pequenos prazeres da vida  não existiam mais.

Para esse Sasuke, a única coisa que realmente importava era se tornar mais forte para reestabelecer o clã Uchiha matar um certo alguém. Era por isso que, apesar de não parecer ligar para nada, Sasuke ainda ficava satisfeito pelo reconhecimento de outros ninjas por suas habilidades.

Ser colocado num time com Naruto e Sakura, ninjas que Sasuke desprezava por serem fracos fisicamente e emocionalmente, era tudo que ele menos queria na vida.

Mas pouco a pouco, o Time 7 foi transformando Sasuke. Por um breve momento ele começou a sentir-se conectado com seus companheiros de time. O idiota do Naruto e a irritante Sakura eram pessoas que estavam dando o melhor o tempo todo que se importavam com o destino de Sasuke. E o Uchiha passou a se importar também.

Mas quando ele estava finalmente iniciando sua recuperação dos eventos traumáticos, o ataque de Orochimaru durante os Exames Chunnin colocou tudo a perder.

Ao se ver não mais poderoso que o idiota do Naruto e sendo absolutamente demolido pelo Sannin das Cobras, Sasuke se achou fraco. Sua descida para a escuridão acelerou-se ainda mais com a Marca da Maldição o tornando mais poderoso conforme ele cedia aos seus impulsos mais tenebrosos.

A realização de que ele não estava se tornando forte no tempo em que ele queria fez com que ele abandonasse o próprio time — e a própria Vila — para se fortalecer a qualquer custo sob o comando de Orochimaru.

Sasuke estava tão centrado em seu objetivo de destruir Itachi, principalmente após a visita do irmão à Konoha após a morte do Terceiro Hokage, que estava de acordo em ceder o próprio corpo em troca da vingança.

Seu aumento de poder durante o time-skip em Shippuden, assim como o treinamento sangrento de Orochimaru o deixou menos raivoso. Sua evolução era o suficiente para impedir decisões violentas.

Mas assim que ele sentiu que havia superado o mestre, Sasuke desceu mais um degrau para a escuridão total. Ele se volta contra Orochimaru e acaba o absorvendo.

Não mais ele seria um receptáculo do Sannin, agora ele estaria controlando o próprio futuro. Itachi seria derrotado e terminaria morto. Sasuke conseguiu. E, por um breve instante, ele se sentiu aliviado, apesar de perdido após ter conseguido cumprir sua missão.

Ele não teve tempo para pensar muito, porém. Obito o sequestrou após o combate contra Itachi e revelou a verdadeira história por trás do massacre Uchiha.

Itachi não era o vilão unidimensional que Sasuke passou a vida acreditando. Ele havia sido mais uma vítima do cruel sistema Shinobi, forçado a exterminar a própria família em prol da Vila. E para salvar o pequeno irmão.

Descobrir não só que seu amado irmão era apenas uma engrenagem no sistema, mas que sua vida inteira foi uma mentira orquestrada e controlada fez com que Sasuke definitivamente perdesse a cabeça.

Finalmente livre das mentiras, ele ficou finalmente livre para controlar o próprio destino. E ele decidiu que acabaria com a fonte do próprio sofrimento e o de Itachi. Ele destruiria Konoha e o próprio sistema ninja.

Assim ele achava, claro. Mesmo essa nova “vida” de Sasuke não era realmente livre, uma vez que ele estava sendo influenciado e manipulado por Obito — que havia contado apenas uma meia-verdade. Manipulação essa que, felizmente, durou pouco.

Os desenvolvimentos da Quarta Guerra Ninja, com Sasuke eventualmente tendo contato com os Primeiros Hokage e aprendendo um pouco mais da história dos Uchiha e depois lutando ao lado de Naruto e CIA para salvar o mundo foram os primeiros passos para a salvação.

O combate final com Naruto no Vale do Fim foi o esgotamento físico necessário para que o Uchiha acessasse os próprios sentimentos para entender o que realmente queria.

Sasuke aos poucos foi se reconectando com seus antigos companheiros e com o que eles significavam de verdade: sua nova família. Ele havia ganho uma segunda oportunidade. E, diferente da primeira vez, Sasuke tinha a possibilidade de agir para salvá-la.

Pela primeira vez em sua vida, Sasuke estava realmente iluminado e esclarecido. Pela primeira vez ele tinha um objetivo claro, sua mente enfim estava livre da manipulação de terceiros e ele pôde fazer uma escolha.

Ele escolheu se arrepender dos próprios pecados e passou a viajar o mundo para reaprender a viver. Para experimentar a vida de novo, dessa vez sem nenhuma venda nos olhos. Para ajudar Naruto a reconstruir o sistema ninja. E para proteger sua nova família.

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime preparao terreno para a continuação direta da história.

Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll. Além dele, o serviço conta com com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acesse o site por este link e então ganhe 14 dias de premium gratuitos em uma nova conta.

Tico

Redator eventual, podcaster e negro maravilhoso.

Publicado por

Este website utiliza cookies