Por que Itachi não tentou matar Danzo para recuperar o olho de Shisui em Naruto?

Além de ser um dos personagens favoritos de uma boa parcela dos fãs da franquia Naruto, Itachi Uchiha possui uma trajetória relativamente complexa, com algumas decisões difíceis e pontos que podem não ter ficado muito claros nem no anime e nem no mangá.

Um desses pontos é sobre a morte de Shisui Uchiha, especificamente o motivo para Itachi não ter confrontado Danzo e tentado recuperar o olho direito do seu melhor amigo. Embora essa seja uma questão não muito bem explicada na história, se analisarmos o contexto em que a morte de Shisui ocorreu, podemos imaginar que Itachi não agiu contra Danzo simplesmente por falta de opção.

Primeiramente, mesmo sendo considerado um prodígio desde pequeno, Itachi só ultrapassou o nível de Danzo quando despertou o seu Mangekyo Sharingan e aprendeu a utilizar as suas novas habilidades, algo que aconteceu justamente após a morte de Shisui.

Além disso, por mais que em um confronto direto o nosso querido Uchiha provavelmente levaria vantagem, vale lembrar que Danzo já era o líder da ANBU, e a todo o momento ele possuía diversos ninjas o protegendo, tornando bem mais complicada a tarefa de tentar enfrentá-lo sozinho.

Outro ponto importante de ser ressaltado é que Itachi colocava a paz e a segurança da Vila sempre em primeiro lugar, e por mais que Danzo fosse praticamente um câncer crescendo dentro de Konoha, matá-lo traria uma instabilidade política ainda maior, principalmente pela sua influência no conselho, resultando talvez no estopim da guerra civil, algo que Itachi justamente queria evitar.

Dessa forma, sabendo desse equilíbrio entre poder e influência que os dois se encontravam, Danzo se aproveitou para aumentar ainda mais as tensões entre Konoha e os Uchihas, até o ponto em que Itachi aceitou massacrar o seu próprio clã em troca da segurança do seu irmão mais novo.

Embora o anime e mangá original de Naruto já tenham sido finalizados, a obra de Masashi Kishimoto continua em Boruto: Naruto Next Generations, que acompanha o desenvolvimento de uma nova geração de ninjas que trilhará o seu próprio caminho e enfrentará novos desafios. O mangá da série é lançado mensalmente, enquanto a sua adaptação em anime recebe novos episódios toda semana.

Os animes de Boruto e Naruto podem ser assistidos na íntegra com legendas em português através da Crunchyroll.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Confira também:

João Victor Albuquerque

Formado em Sistemas de Informação, que no final da faculdade resolveu se meter nesse mundo do jornalismo. Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e sempre atrasado com as séries.