Fullmetal Alchemist solidificou seu nome como uma das franquias mais memoráveis e lendárias de todo o mundo dos animes. Com sua história cativante, personagens memoráveis, mundo único e sistema de poder icônico, esta franquia é frequentemente lembrada com grande elogio, com um legado tão grandioso que ainda está sendo assistida por milhares de pessoas ao redor do mundo. O imenso sucesso e amor que as pessoas têm por esta franquia fizeram com que fossem lançadas duas adaptações diferentes dela.
A primeira delas, simplesmente intitulada Fullmetal Alchemist, foi lançada em abril de 2003 e foi um anime feito durante a serialização do mangá original. Devido a isso, muitas mudanças em relação ao mangá original foram feitas no anime, o que a maioria dos fãs não gostou. É aqui que entra Fullmetal Alchemist: Brotherhood, de 2009. Com uma história mais fiel ao mangá, mantendo todas as qualidades do anime anterior, Brotherhood foi o que os fãs do mangá estavam procurando em uma adaptação de anime. Portanto, vamos analisar todas as razões pelas quais Brotherhood é uma adaptação melhor do que o anime original.
Fiel ao Mangá
Como mencionado antes, Fullmetal Alchemist: Brotherhood é uma adaptação mais alinhada com a história do mangá em comparação com o original. Isso é importante por várias razões, a maior das quais é o fato de que o próprio mangá é a principal razão pela qual as pessoas queriam assistir aos shows em primeiro lugar. Devido à mudança na história, muitos fãs ficaram decepcionados.
Isso também afeta os personagens da história, bem como seu desenvolvimento e progressão geral. Embora isso não signifique que os personagens de Fullmetal Alchemist sejam ruins de forma alguma, eles apenas têm arcos de personagens diferentes em comparação com os que receberam no mangá. Outro motivo pelo qual muitos preferem a adaptação Brotherhood é porque o mundo em geral parece muito mais próximo do mundo da história original.
Tom Geral
Embora este não seja um motivo pelo qual Brotherhood seja a melhor adaptação, a mudança no tom geral pode ser um motivo pelo qual muitos fãs da série dizem que Brotherhood captura a verdadeira essência da história original. Em termos gerais, o anime Fullmetal Alchemist é consideravelmente mais sombrio em tom em comparação com sua contraparte de 2009. Embora este último não fuja exatamente dos temas maduros e sombrios da história, a atmosfera do anime original tende a tornar o ambiente mais sinistro.
A razão pela qual este ponto está na lista é simplesmente que o tom de Brotherhood torna o show mais acessível e mais fácil de assistir, além de ser exatamente o mesmo que o da história original. Embora muitos prefiram os temas mais sombrios do anime original por serem mais envolventes, Brotherhood mantém a atmosfera mais leve e descontraída do mangá.
Melhor Ritmo
Uma das reclamações mais comuns dos fãs ao falar sobre o anime original é seu ritmo. Fullmetal Alchemist leva seu tempo para contar a história dos irmãos Elric, o que pode desanimar muitas pessoas, já que os momentos importantes podem parecer escassos e distantes entre si. Isso faz com que a série pareça um pouco arrastada.
Brotherhood é capaz de explicar em 5 episódios o que o anime original levaria 10 episódios para fazer. No entanto, isso nem sempre é algo ruim, pois no anime original, os espectadores passam muito mais tempo com o personagem favorito dos fãs, Maes Hughes, algo que eles sempre quiseram ver mais, embora isso possa ser visto como a única vantagem da série mais arrastada.
As Incoerências
Embora muitos personagens de ambas as adaptações de anime sejam vistos como tendo passado por desenvolvimento drástico dos personagens, os personagens de Fullmetal Alchemist às vezes têm momentos que podem ser considerados um tanto inconsistentes com seus desenvolvimentos na história. Os exemplos mais notáveis disso são os personagens principais, Ed e Al.
Embora isso certamente não aconteça com frequência, ambos os personagens costumam se envolver em transmutação humana várias vezes na série. Isso é uma decisão bastante chocante, já que o erro inicial deles levou a que Ed perdesse dois de seus membros e Alphonse perdesse todo o seu corpo e foi a razão principal por trás dos arcos de personagens deles desde o início do show.
O Final
Embora ambas as adaptações de anime tenham finais muito memoráveis para suas histórias, o caminho que a série original segue foi considerado por muitos fãs como muito abrupto, deixando muito a desejar. Embora esse final se encaixe com o tom mais sombrio pelo qual a série original é geralmente conhecida, muitos fãs o consideraram mais um desperdício do que uma maneira da história finalmente se fechar completamente, ao contrário do que Brotherhood conseguiu fazer.
Em Fullmetal Alchemist, Edward finalmente consegue salvar o corpo de seu irmão mais novo. No entanto, isso acaba enviando Edward através da porta da verdade e o jogando no mundo real durante a Primeira Guerra Mundial sem seus poderes de alquimia. A razão pela qual muitos fãs não gostaram desse final foi principalmente pelas condições pelas quais Ed acabou onde estava. Em vez de renunciar voluntariamente a tudo para se redimir e salvar seu irmão, ele vai ajudar alguns soldados do outro lado da porta da verdade, apenas para tê-la fechada atrás dele, enganando-o e o aprisionando sem seus poderes e deixando Alphonse sozinho do outro lado.
Brotherhood, por outro lado, faz com que Edward se depare novamente com a Verdade. Aqui, ele decide abrir mão de sua capacidade de realizar alquimia em troca de seu irmão recuperar seu corpo, trazendo simbolicamente a história completa, já que Alphonse perdeu seu corpo devido à alquimia, mas no final, foi o sacrifício da alquimia que o trouxe de volta. Ed também percebe que, embora a alquimia seja tudo o que ele conhece e ama, há coisas mais importantes para viver, deixando ambos os irmãos juntos no final.
Embora a maioria das pessoas prefira Brotherhood, ambas as séries são clássicas e estão entre as mais bem cotadas dos animes. Embora estejam ambientadas em mundos com as mesmas regras e personagens, contam histórias diferentes com tons diferentes, ambos os quais valem a pena assistir.
Confira também:
- Os 15 personagens mais fortes de Jujutsu Kaisen
- O que aconteceu com Yuta após Jujutsu Kaisen 0?
- Jujutsu Kaisen – Todos os arcos do anime e mangá
- Jujutsu Kaisen – Todos os Feiticeiros de Grau Especial