Os Jinchuurikis do mundo de Naruto formam uma parte essencial da obra, e foram alvo da maior organização criminosa do mundo, a Akatsuki, pela maior parte de Naruto Shippuden.
Um Jinchuuriki é uma pessoa que possui uma Bijuu selada em seu corpo, e tem como dever protegê-la enquanto viver. O Jinchuuriki pode aprender a coexistir com a criatura em seu corpo, o que potencialmente pode levar a poderes adicionais vindos do Bijuu.
Em determinado momento, nos é revelado que os selos que prendem as Bijuus podem deteriorar com o passar do tempo. Na hora em que o selo está mais vulnerável é durante o parto. Isto aconteceu quando a mãe de Naruto, Kushina (que era a antiga Jinchuuriki de Kurama), estava dando à luz a ele, e Obito chegou e conseguiu extrair a Kyuubi de dentro do corpo dela com facilidade.
Se isto realmente estiver correto, então porque mulheres são elegíveis para se tornar Jinchuuriki? A menos que seja uma ocasião em que não exista uma outra opção, como é o caso de Kushina, porém nunca foi explicado porque Yugito e Ni se tornaram Jinchuurikis.
Se o trabalho de Jinchuuriki é proteger seu Bijuu até a morte ou até que ele seja passado para a próxima geração, então não faz sentido uma mulher poder se tornar Jinchuuriki, a menos que ela saiba dos riscos e faça um voto para não ter filhos.