PUBLICIDADE
InícioAnimeOs 8 Melhores Animes de Terror Cósmico

Os 8 Melhores Animes de Terror Cósmico

O terror cósmico é um termo cunhado para descrever o horror nascido de seres de outro mundo e o terror do desconhecido. É o subgênero ligado ao trabalho de Lovecraft, que frequentemente contém criaturas alienígenas que a mente humana não pode compreender e que corroem a sanidade quando expostas a esses seres ou suas maquinações.

PUBLICIDADE

Embora as séries de anime de terror cósmico sejam raras, certamente não são desconhecidas, e há partes do terror cósmico espalhadas por algumas séries que frequentemente têm efeitos horripilantes. Essas séries de anime definitivamente se destacam por não aliviarem o golpe e incluírem aspectos verdadeiramente aterrorizantes que desafiarão as mentes de todos que as contemplarem, como o próprio Cthulhu.

8 Made in Abyss

Os 8 Melhores Animes de Terror Cósmico

PUBLICIDADE

Não se deixe enganar pelo estilo artístico fofo mostrado no trabalho de promoção, Made in Abyss é uma experiência desoladora e aterrorizante. Ambientada em um mundo original que apresenta um grande abismo que se estende sob uma cidade chamada Orth, muitos aventureiros corajosos exploram o abismo, que é rumorado como abrigando artefatos e restos que pertenceram a uma civilização há muito desaparecida.

A personagem principal, Riko, fica órfã depois que sua mãe desceu ao Abismo pela última vez e é considerada morta, pois não retornou. Insatisfeita com essa resposta, Riko mesma desce ao Abismo com Reg, um garoto meio humano meio robô, e a partir daí eles encontram os horrores dentro do Abismo, que abriga muitas criaturas que não são simples animais ou humanos enlouquecidos, mas seres de uma categoria completamente diferente. Nenhuma cena é tão impactante quanto aquelas com Mitty, que os fãs de anime curiosos sobre seu destino devem assistir por si mesmos.

7 Parasyte

Os 8 Melhores Animes de Terror Cósmico

O horror corporal encontra o horror cósmico em um verdadeiro casamento repugnante em Parasyte. Neste anime, o estudante de 17 anos Shinichi Izumi é infectado por um parasita alienígena que assume o controle de seu braço. Ironicamente, ele é o sortudo, já que a maioria da humanidade tem suas mentes dominadas por parasitas alienígenas. Shinichi, e sua mão parasitária que ele apelida de Migi, trabalham juntos para destruir os humanos infectados.

Mas Parasyte vai além da violência sem sentido e dos seres alienígenas. Ele levanta questões que se alinham com algumas ideias de terror cósmico, como a mortalidade humana e o lugar da humanidade no universo. Parasyte explora algumas dessas questões de maneira muito significativa, trazendo ideais lovecraftianos clássicos para a mídia contemporânea.

6 Claymore

Os 8 Melhores Animes de Terror Cósmico

PUBLICIDADE

Em um mundo devastado por criaturas desumanas que têm fome de carne, o que a humanidade pode fazer senão combater o fogo com fogo? Isso é o que a Organização faz em Claymore, criando guerreiras meio humanas meio monstro para lutar contra essas criaturas.

A verdade é que cada humano infectado por yoma eventualmente se transformará em um Desperto, criaturas com grande força e inteligência, algumas das quais beiram a categoria de Eldritch com suas aparências fantasmagóricas. A transformação é dita ser uma experiência prazerosa para as guerreiras de Claymore, alimentando a ideia lovecraftiana de que os humanos se submeterão aos seus desejos mais básicos quando prometido grande poder.

5 Junji Ito: Tales of the Macabre/The Collection

PUBLICIDADE

Junji Ito é um mangaka renomado conhecido por suas palavras verdadeiramente horríveis e nojentas que constantemente desafiam os limites do horror. Como esperado, algumas de suas obras eventualmente foram adaptadas para o anime, resultando em uma série de antologias dos melhores sucessos de Ito.

Com uma abundância de horror corporal repugnante que faria Lovecraft mesmo recuar de nojo, o trabalho de Junji Ito incorpora as partes mais repugnantes do horror cósmico em suas histórias de maneiras que evocam o mesmo arrepio na espinha em seus espectadores. Com Uzumaki no horizonte, há ainda mais horror cósmico de Junji Ito no futuro para os fãs de anime.

4 Neon Genesis Evangelion

PUBLICIDADE

Quando existem deuses do tamanho de planetas residindo no universo, o que são os humanos senão meros grãos de poeira nas cortinas cósmicas? Essa ideia de insignificância cósmica é uma parte fundamental das obras de Lovecraft, e ela é explorada de forma brilhante em Neon Genesis Evangelion.

O desespero e o medo de Shinji diante da ideia de pilotar a unidade EVA são compreensíveis, dadas as ameaças que enfrentam, os insondáveis Anjos que aterrorizam seu planeta. Embora o anime não seja excessivamente cósmico, o tema da insignificância humana diante de criaturas de outro mundo é retratado de maneira excelente com efeitos horripilantes. Os espectadores compartilharão o terror de Shinji sempre que um dos insondáveis Anjos aparecer na tela.

3 Death Parade

PUBLICIDADE

Como se pode pesar o valor de uma alma? Colocar o coração em balanças opostas a uma pena? Olhar para todas as escolhas e coisas que fizeram em um curto filme quando chegam ao além? Que tal forçá-los a jogar jogos contra outros para ver quem é o mais digno? Este último é o enredo de avaliar o valor da humanidade em Death Parade, um anime que lida com a humanidade e o além.

A Burocracia Celestial é quem comanda o espetáculo, e embora pareçam humanos o suficiente, suas ações e seus pensamentos sobre a humanidade mostram que esses seres vão além dos meros humanos, assumindo o papel de anjos ou até deuses com seu sistema de avaliação da humanidade. É aqui que o horror cósmico de Death Parade se revela, já que aqueles que comandam as coisas estão tão distantes da humanidade e de seu valor, mas continuam pensando que sabem o que é melhor.

2 Puella Magi Madoka Magica

PUBLICIDADE

Uma série de anime que subverte o tropo da garota mágica, Puella Magi Madoka Magica é uma série que não deve ser levada de ânimo leve. Embora apresente um elenco de garotas fofas com afinidade por uma cor que passam por transformações para combater o mal, há reviravoltas por baixo da paleta excessivamente colorida de Madoka.

As influências de horror cósmico surgem durante as batalhas contra bruxas, criaturas eldritch que desafiam a natureza e o conhecimento humanos, frequentemente feitas de mídias diferentes da série base para destacar sua natureza alienígena. Como se vê, essas bruxas são na verdade garotas mágicas do passado, e toda garota mágica eventualmente se transformará em uma dessas monstruosidades. Isso é feito em um esforço aparente para salvar o universo de uma iminente ruína, colocando as apostas de Madoka em uma escala que mentes humanas simplesmente lutariam para compreender.

1 Housing Complex C

PUBLICIDADE

Embora seja um programa curto, Conjunto Habitacional C ainda oferece muita qualidade cósmica em seus quatro episódios, todos ambientados no título Conjunto Habitacional C. O que parece um Conjunto Habitacional comum e tranquilo se transforma em um lugar onde coisas estranhas acontecem depois que um grupo de novos inquilinos se muda para o prédio, com algumas experiências de horror cósmico para surpreender os espectadores ao longo do caminho.

Ao contrário de outras séries de anime que incorporam alguns temas ou ideais de terror cósmico, Conjunto Habitacional C é o mais óbvio em suas influências lovecraftianas, desde as referências visuais a Cthulhu e outras monstruosidades até a ilusão de cultistas adorando seres insondáveis de outro mundo como deuses. Mas o que o anime falta em sutileza, compensa na forma como conta habilmente uma história arrepiante de terror cósmico.

Confira também:

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.