PUBLICIDADE
InícioAnimeOs 10 Stands Mais Confusos de JoJo's Bizarre Adventure

Os 10 Stands Mais Confusos de JoJo’s Bizarre Adventure

JoJo’s Bizarre Adventure, de Hirohiko Araki, é uma verdadeira obra de arte: um shōnen/seinen que define gêneros e captura influências como alta moda, estátuas clássicas, hair metal e física teórica. Desde a Parte 3, Stardust Crusaders, as batalhas são travadas com Stands, manifestações únicas da energia do usuário. Ferir um Stand fere seu usuário, e geralmente apenas usuários de Stand podem ver outros Stands. No entanto, aqueles sem Stands ainda podem ser afetados por eles.

PUBLICIDADE

Infelizmente, como muitas boas obras de arte, nem sempre é fácil saber o que o artista pretende. Outras vezes, é perfeitamente claro, mas o que eles pretendem não faz sentido — culpa tanto do escritor quanto do leitor.

Os Stands Mais Confusos de JoJo’s Bizarre Adventure

Esses Stands são complexos e responsáveis por mais perguntas e acusações de furos no enredo do que qualquer outro.

PUBLICIDADE

1. Made in Heaven (Parte 6: Stone Ocean)

Os 10 Stands Mais Confusos de JoJo's Bizarre Adventure
Reprodução: JoJo’s Bizarre Adventure

Made in Heaven traz um fim ao universo original de JoJo’s Bizarre Adventure. O Stand inicial de Pucci, Whitesnake, evolui para C-MOON após Pucci se fundir com o Green Baby. Um ritual cuidadoso prescrito por DIO transforma C-MOON em Made in Heaven, com controle universal sobre a gravidade juntamente com uma velocidade impecável. A gravidade está envolvida na manipulação do tempo de Made in Heaven, acelerando drasticamente tudo, exceto processos biológicos. Sua intenção é alcançar um ponto de singularidade, “Heaven”, onde o destino é escrito subconscientemente nas almas de todos que sobreviveram à aceleração.

Uma grande questão sobre Made in Heaven é como DIO descobriu seu ritual. Apesar de muitas teorias de fãs, isso nunca foi explicado oficialmente. Outros se perguntam sobre o destino de personagens como Josuke. Pela descrição de Araki, eles estariam no mesmo universo que Emporio, a menos que tivessem morrido antes ou durante a aceleração do tempo. Finalmente, as pessoas se perguntam se o universo de Steel Ball Run é o novo universo de Pucci. The JOJOLands alimentou especulações ao introduzir uma cópia de Rohan Kishibe de Diamond is Unbreakable, mas a questão ainda não foi respondida definitivamente.

2. Chariot Requiem (Parte 5: Vento Aureo)

Os 10 Stands Mais Confusos de JoJo's Bizarre Adventure
Reprodução: JoJo’s Bizarre Adventure

Após Polnareff desesperadamente perfurar Silver Chariot com uma Flecha de Stand, ele se torna Chariot Requiem: um Stand autônomo visível para não-usuários de Stand, com imensa força e durabilidade. A flecha reagiu ao desejo imediato de Polnareff de mantê-la longe de Diavolo, tornando a missão inteira de Chariot Requiem protegê-la. O mais importante é que Chariot Requiem tem poder sobre almas, trocando as almas de criaturas vivas indiscriminadamente. Stands estão ligados às almas de seus usuários, então eles se movem também, tornando-se mais fortes e às vezes se voltando contra eles.

Se o corpo possuindo uma alma morrer, a alma morrerá também. Nesses casos, a alma original pode recuperar seu corpo, mas apenas se o corpo ainda estiver habitável. O Stand é quase invencível e só ficará mais forte. Ele tem uma fraqueza, no entanto. Diavolo percebe que a sombra de Chariot Requiem o segue. Ele intui que a sombra é a alma do observador. Como a sombra está sempre na frente de Chariot Requiem, ele determina que deve haver uma fonte de luz psíquica atrás de sua cabeça manifestando-a. Uma vez que Diavolo destrói a luz, Chariot Requiem é derrotado.

PUBLICIDADE

3. Bohemian Rhapsody (Parte 6: Stone Ocean)

Os 10 Stands Mais Confusos de JoJo's Bizarre Adventure
Reprodução: JoJo’s Bizarre Adventure

Bohemian Rhapsody tira personagens fictícios da mídia e os traz à vida (criando um potencial pesadelo de direitos autorais para JoJo) com seu poder relativo à criatividade que foi colocada na obra original. Quando alguém encontra um personagem de que gosta, sua alma é extraída de seu corpo (como visto com Anasui acima) e forçada a viver o papel do personagem. Como já foi escrito, a alma não pode mudar a história ou retaliar contra o personagem.

Essa extração é quase imperceptível para o corpo, que continua a agir normalmente. Bohemian Rhapsody em si não tem corpo; é um fenômeno global sem centro, tornando difícil lutar contra ele e impossível encontrar seu usuário. O Stand só é derrotado quando Weather Report e Van Gogh colaboram para criar um personagem fictício cujo propósito é colocar os outros personagens de volta em suas histórias.

PUBLICIDADE

4. Wonder of U (Parte 8: Jojolion)

Os 10 Stands Mais Confusos de JoJo's Bizarre Adventure
Reprodução: JoJo’s Bizarre Adventure

Wonder of U é um Stand senciente e uma manifestação da “lei natural da calamidade”. Ele se disfarça como um humano chamado Satoru Akefu, diretor do TG Hospital, e traz calamidade para qualquer um que olhar para as costas de sua forma humana. Ele pode reativar esse poder ao perseguir uma ameaça. A calamidade é um infortúnio contingente às ações e localização de um alvo. Wonder of U pode infundir calamidade em objetos também e também invocar um tipo de inseto de pedra chamado Ob-La-Di, Ob-La-Da.

Quando não é direcionada, a calamidade é karmicamente proporcional: pessoas mais bem-comportadas sofrem menos. A calamidade também pode ser implacável e brutal. Ela mira aqueles que a perseguem e Toru, e ao fazer isso, protege a Organização Locacaca de Toru. Como é a manifestação de uma lei natural, Wonder of U permanece até ser derrotado, mesmo se Toru morrer. Josuke eventualmente descobre que a única maneira de derrotar o Stand é derrotar a calamidade em si com Soft & Wet: Go Beyond, bolhas que tecnicamente não existem e não são amarradas por leis naturais.

PUBLICIDADE

5. Dirty Deeds Done Dirt Cheap (Parte 7: Steel Ball Run)

Reprodução: JoJo’s Bizarre Adventure

Dirty Deeds Done Dirt Cheap (D4C) é um diálogo com ideias de multiverso que emergem pela primeira vez em Stone Ocean, permitindo que Funny Valentine salte entre dimensões. Ele faz isso ao se fechar entre dois objetos, criando um portal. Sempre que gravemente ferido, ele pode se trocar com o Funny Valentine de outra dimensão e transferir seu Stand para o novo. Ele também pode convocar cópias de si mesmo sem Stand para combate.

Após Lucy integrar as Partes do Cadáver, D4C é apoiado por Love Train, uma habilidade ligada ao corpo de Lucy. Ela proporciona a Funny Valentine uma dimensão paralela delimitada por raios de luz vertical. Lá, qualquer infortúnio é redirecionado. Tentativas de ferir Valentine se tornam um castigo para outra pessoa na Terra. Apenas coisas capazes de atravessar dimensões, como o Ball Breaker de Gyro, são capazes de derrotar Valentine.

PUBLICIDADE

6. King Crimson (Parte 5: Vento Aureo)

Reprodução: JoJo’s Bizarre Adventure

King Crimson, de Diavolo, é motivo de piadas na comunidade JoJo graças a uma tradução inicial que o tornou incompreensível. King Crimson é intuitivo, no entanto. Comece imaginando três pontos no tempo linear: A, B e C. Dado o ponto de partida A e o ponto final C, King Crimson trabalha com o que acontece em B. King Crimson é capaz de fazer com que B nunca tenha acontecido para qualquer pessoa, exceto ele e seu usuário.

Dessa forma, ele apaga o tempo, e todos os outros vão diretamente de A para C. Enquanto isso, porque esse tempo é tratado como um vazio, mas ele conhece a cadeia de eventos que teria acontecido (visualizada através de seu subpoder, chamado Epitaph), é fácil preparar um golpe retaliatório durante o tempo apagado. Vale notar, no entanto, que durante esse (não-)tempo, King Crimson não pode interagir com nada.

PUBLICIDADE

Outra maneira de explicar o poder de King Crimson é que ele pode apagar a relação entre causa e efeito. O Stand forma final de Giorno, por outro lado, tem o poder oposto.

7. Hermit Purple (Parte 3: Stardust Crusaders)

Reprodução: JoJo’s Bizarre Adventure

É estranho colocar Hermit Purple, aparentemente um dos Stands mais simples, logo após King Crimson, o ideal platônico de “Stand Confuso de JoJo.” No caso de Hermit Purple, não é confuso em termos do que pode fazer, mas do que não pode. Como um suporte, Hermit Purple é ilimitado, capaz de adivinhar qualquer informação mundana e sequestrar tecnologia de todos os tipos. Em uma ocasião, é usado para desenhar um mapa na areia; em outra, ele substitui os sistemas falhando de um avião.

PUBLICIDADE

Também é mais fisicamente útil do que recebe crédito: pode se tornar uma corda para subidas e descidas, enrolar em inimigos e conduzir Hamon – muito notável se se considerar o potencial do Hamon em Phantom Blood e Battle Tendency. Se Joseph tivesse mantido seu Hamon, Hermit Purple poderia ter sido fisicamente devastador. Hermit Purple já é objeto de escrutínio “Araki esqueceu” sobre quando é usado ou não. Limites ou regras claramente definidos teriam contribuído muito para a coerência narrativa.

8. Burning Down the House (Parte 6: Stone Ocean)

Reprodução: JoJo’s Bizarre Adventure

Burning Down the House é um Stand crucial em Stone Ocean. Vários quartos queimaram há muito tempo na Prisão Green Dolphin, e Emporio é capaz de usar os fantasmas das coisas que foram queimadas. Isso inclui o fantasma de uma sala de música, acessada por uma entrada visível apenas para usuários de Stand.

PUBLICIDADE

Essa sala é onde Emporio vive em segredo. Esta sala não é apenas onde a gangue principal de Stone Ocean se reúne e organiza, mas onde Emporio prende Pucci no meio da reinicialização do universo, interrompendo Made in Heaven usando o DISC do Stand Weather Report. Isso impede a singularidade e extingue o Heaven de Pucci.

9. Weather Report / Heavy Weather (Parte 6: Stone Ocean)

Reprodução: JoJo’s Bizarre Adventure

Os poderes de Stand de Weather Report são limitados ao controle minucioso do tempo e da atmosfera. Embora pareça muitos poderes distintos, sua diversidade surge principalmente do uso criativo dos princípios básicos do tempo, como o traje de nuvem protetora no capítulo #44. A confusão surge principalmente após Donatello Versus desenterrar e devolver suas memórias. Um Weather Report recém-misantropo ativa inconscientemente Heavy Weather, uma habilidade automática que manipula a camada de ozônio.

PUBLICIDADE

Heavy Weather é um exemplo brilhante de como Araki combina criativamente ideias divergentes, mas para alguns, é tão estranho que não faz sentido. Ao mudar o ângulo de refração dos raios solares, ele faz arco-íris. Tocar nos arco-íris faz com que as criaturas vivas se percebam subliminarmente como caracóis e transformem seus corpos irreversivelmente. Caracóis se reproduzem assexuadamente, e a contagem de caracóis cresce rapidamente em uma ameaça existencial. O Stand só abate quando Weather Report é morto por Pucci, revertendo aqueles que só haviam se transformado parcialmente.

10. Gold Experience Requiem (Parte 5: Vento Aureo)

Reprodução: JoJo’s Bizarre Adventure

O quinto JoJo ganha poder esmagador após seu Stand ser perfurado pela Flecha de Stand, tornando-se o JoJo mais forte. Além de maior força e velocidade, o Stand ganha a habilidade Revert to Zero, que anula qualquer ação direcionada contra Giorno. Isso é usado famosamente para derrotar Diavolo, colocando-o em um loop de morte, um ponto principal de confusão. Não há confirmação oficial da mecânica do loop de morte. No entanto, o contexto fornece uma explicação que poderia se alinhar com a mecânica de corpo/alma já explorada com Bucciarati, Chariot Requiem e Polnareff anteriormente na parte.

PUBLICIDADE

Gold Experience já exibia poderes incoerentes antes de sua evolução, com sua habilidade de “dar vida” fazendo essencialmente o que o enredo precisava que fizesse.

Nos capítulos #148 e #149 de Golden Wind, é repetido que Diavolo nunca retornará à “realidade” ou experimentará a “verdade da morte”. Portanto, é duvidoso que os cenários de morte realmente aconteçam. É possível que, em vez disso, Revert to Zero prenda a alma de Diavolo em seu tempo apagado fora da realidade para experimentar infinitamente a morte, enquanto seu corpo físico é morto por Giorno. Sua alma fora do tempo poderia ser a vida que Trish sente e também plausivelmente não ser afetada pela morte de seu corpo. No final, porém, esta é apenas uma interpretação de um cenário opaco.

Jojo’s Bizarre Adventure é um mangá japonês escrito e ilustrado por Hirohiko Araki. O mangá foi publicado pela Shueisha em sua revista Weekly Shōnen Jump entre 1987 e 2004, e a partir de 2004 pela revista seinen Ultra Jump.

PUBLICIDADE

O mangá conta a história da família Joestar e suas lutas contra forças sobrenaturais. Ele é divido em 8 partes (com uma 9ª parte já confirmada) e em cada uma há o mais recente primogênito dos Joestar, por via de regra apelidado de JoJo, fadado a seguir as tradições de sua família, “cumprindo com o seu destino” ao participar ativamente em combate a tal presença mística e derivados que assombram a sua família há séculos.

Você pode assistir ao anime que adapta o mangá de Jojo’s Bizarre Adventure na Crunchyroll (até a parte 5) ou na Netflix (até a parte 6, mas sem a parte 5).

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.