Evangelion é tido como um dos mais conceituados animes de todos os tempos, e foi uma verdadeira alegria ver esta produção estreando na Netflix após anos sem nenhuma forma de fãs de anime poderem consumi-la de uma maneira legal.
Quando finalmente o dia de estreia chegou, infelizmente o que descobrimos é que a plataforma de streaming decidiu tomar umas certas liberdades com a produção japonesa que acabaram impactando de forma negativa a experiência de novos e antigos fãs que estavam ansiosos para assistir às aventuras de Shinji, Asuka, Rey e companhia.
A primeira grande reclamação dos fãs é o fato de que a música de encerramento, Fly me to the moon, foi removida totalmente do anime, supostamente porque a plataforma de streaming preferiu não pagar pelos direitos dela.
Eu não preciso nem dizer que a experiência não é a mesma sem ela, até porque ela fez parte de uma das cenas mais icônicas do anime, mas não vou me desenvolver muito aqui para evitar os spoilers para quem está assistindo ao anime pela primeira vez ou não se lembra de todos os detalhes dele.
Já a segunda reclamação é o fato de que os responsáveis pelas legendas do anime, pelo menos em português, fizeram um serviço porco demais. As legendas de Evangelion estão cheias de maneirismos atuais que simplesmente não fazem o menor sentido no contexto dos personagens.
Frases como “estou muito pistola”, “hoje estou sem tempo, irmão” e “os humilhados serão exaltados” aparecem soltas no meio das conversas entre os personagens em momentos que parece até que o responsável pela localização do anime decidiu que ele vai ficar anacrônico em 2 ou 3 anos, quando essas expressões usadas no Twitter e no Facebook caírem em completo desuso.
Quem assistiu a Yuyu Hakusho na década de 90 pode argumentar que neste anime a TV Manchete tomou a mesma decisão e lá todo mundo fala bem, já aqui estão reclamando só porque é da Netflix, mas não é este o caso. Na época, expressões como “Ah, eu tô maluco” e outras pelo menos realmente parecem que seriam usadas pelos personagens.
Já aqui, temos uma Asuka do nada falando em “Humilhados sendo exaltados” no meio de uma situação de vida ou morte onde ela claramente não estava pensando em fazer uma piada. Só faltou mesmo pro acabamento ficar um verdadeiro lixo o Shinji começar a responder os superiores deles com gifs da Gretchen.
No fim das contas, parece até que a Netflix colocou alguém que nunca mexeu com animes antes para realizar este tipo de trabalho, já que este é o tipo de coisa que nunca veríamos num fansub sério, por exemplo, ou no Crunchyroll, referência quando falamos de animes e legendas de animes.