Até agora, a Saga Final de One Piece tem sido nada menos que uma montanha-russa emocionante, com novas revelações, apostas cada vez maiores e ação de alta intensidade embalada em cada capítulo que se seguiu ao Arco do País de Wano. Há vários personagens entre o elenco em constante expansão da série que provavelmente desempenharão um papel importante nos eventos que estão por vir, já que Luffy e os Chapéus de Palha estão prestes a se dirigir finalmente para Elbaf, a terra dos gigantes.
Entre esse diversificado grupo de jogadores incrivelmente poderosos, o irmão jurado de Luffy, Sabo, tem estado no meio da ação, desempenhando um papel importante nos eventos da Reunião do Nível Real em Mary Geoise. É certo que ele terá uma grande participação no grande clímax da história de One Piece devido à sua fama como “Imperador das Chamas” e Chefe de Estado-Maior do Exército Revolucionário. Sua força não está em questão, já que ele enfrentou Almirantes e Comandantes Yonko emergindo ileso. Dito isso, quão forte é exatamente Sabo, e onde ele se encaixa na hierarquia de escalonamento de poder da série?
Segundo Comando de Dragon
Mesmo antes de ganhar destaque público por seu envolvimento na morte de Nefertari Cobra, o rei de Arabasta – um assassinato pelo qual Imu e os Cinco Anciãos eram os verdadeiros responsáveis – Sabo já era conhecido como o segundo em comando de Monkey D. Dragon. Ele tinha uma recompensa de 602.000.000 berries em sua cabeça, o que solidificou sua imagem pública como um grande jogador no Exército Revolucionário que representava uma grande ameaça à autoridade do Governo Mundial.
Sabo era um lutador naturalmente talentoso mesmo em sua juventude, capaz de acompanhar Portgas D. Ace e até derrotar Luffy, apesar deste último possuir poderes de Fruta do Diabo, embora ainda não os controlasse. Ele podia enfrentar oponentes muito maiores do que ele e era mais do que capaz de se manter usando sua confiável vara de metal, que ele continuou a empunhar mesmo na idade adulta. Sabo se destacou no rigoroso regime de treinamento de combate do Exército Revolucionário e até recebeu elogios do instrutor de Karatê Fish-Man da organização, Hack.
Os Segredos do Ryusoken
Além de sua força natural e habilidades de combate, Sabo também desenvolveu uma arte marcial única que serve como base de seu estilo de luta, conhecida como Ryusoken ou “Punho da Garra do Dragão.” Essa abordagem de combate gira principalmente em torno de moldar os dedos no estilo de garras, para realizar ataques poderosos baseados em agarre e golpes. Sabo descreveu os agarres como “garras” e até usou os punhos para executar ataques que causam mais força bruta do que o dano concentrado causado pelos dedos.
No cerne do Ryusoken está o foco em atingir o núcleo de um alvo. Para isso, Sabo visualiza o núcleo do oponente para exercer mais força nesse ponto, o que também lhe permite causar mais dano e encerrar lutas rapidamente. Ele frequentemente aumenta a força destrutiva de seus golpes com o Haki de Armamento. Os ataques sob esse estilo de luta variam de golpes de três dedos a socos mais tradicionais usados para destruir alvos individuais ou devastar uma área grande.
Apenas com o Ryusoken, Sabo foi capaz de derrotar tanto o Vice-Almirante da Marinha Bastille quanto Jesus Burgess, um dos Dez Capitães Titânicos de Barba Negra, com apenas um golpe. Essas proezas são um testemunho de sua força base, que foi ainda mais ampliada por seu estilo de luta único e pelo Haki de Armamento, além dos poderes da Fruta do Diabo que ele adquiriria ao vencer o torneio no Coliseu Corrida em Dressrosa. Assim, com base nessas vitórias, pode-se dizer com segurança que Sabo está acima do nível da maioria dos Comandantes Yonko e Vice-Almirantes.
Após adquirir a Mera Mera no Mi, os poderes de Sabo atingiram alturas ainda maiores, já que ele também herdou a vontade de seu irmão jurado, o falecido Portgas D. Ace, Punho de Fogo. Desde o uso inicial dos poderes da Fruta do Diabo, Sabo parecia ter alguma dificuldade em se adaptar às suas novas habilidades, já que ainda continuava a esquivar-se de ataques que atravessavam seu corpo, que agora pode se transformar em chamas como outros usuários do tipo Logia. No entanto, ele foi capaz de executar o movimento característico de Ace sem muita dificuldade, o que significa que ele logo poderia dominar seus poderes de chama se lhe fosse dado tempo suficiente.
Além disso, Sabo também demonstrou a capacidade de combinar o Ryusoken com suas habilidades da Fruta do Diabo em sua luta contra Burgess após a conclusão do torneio do Coliseu Corrida. Isso foi mais do que suficiente para derrotar Burgess, indicando que havia uma diferença considerável em sua força mesmo antes de dominar a Mera Mera no Mi. Sabo também conseguiu se defender contra o Almirante Fujitora, embora não seja certo se este último estava lutando com toda a capacidade.
Considerando tudo isso, pode-se supor que o poder de Sabo está próximo ao nível de um Almirante da Marinha de destaque como Fujitora, já que nenhum dos dois realmente deu tudo de si durante o confronto deles. Dito isso, ele pode ter dificuldades em enfrentar lutadores de nível de Almirante mais poderosos, como Sakazuki, Ryokugyu ou até mesmo Kuzan, já que agora ele se juntou aos Piratas do Barba Negra.
Seria interessante ver a Mera Mera no Mi contra os poderes de gelo de Kuzan, especialmente porque o ex-Almirante parece ter muito mais experiência com seus poderes da Fruta do Diabo. Também pode não ser justo comparar Sabo a combatentes de nível de Imperador, como Big Mom, Shanks ou Kaido, já que ele não mostrou nenhum sinal de manifestar o Haki do Conquistador até agora. Isso o colocaria em grande desvantagem contra qualquer um desses adversários com certeza. Dito isso, Sabo está certamente entre os melhores quando se trata de habilidade de combate em One Piece, e é certo que ele só ficará mais forte à medida que a história avança.
Confira também:
- One Piece – Todas as Sagas, Arcos e Episódios do anime
- Os 70 personagens mais importantes de One Piece
- One Piece – Todos os filmes já lançados