PUBLICIDADE
InícioAnimeOda Revela Por Que Ele Não Mata Muitos Personagens em One Piece

Oda Revela Por Que Ele Não Mata Muitos Personagens em One Piece

Oda criou um mundo fascinante em One Piece e os fãs adoram os muitos personagens que ele escreveu ao longo dos anos.

PUBLICIDADE

Esses personagens não dependem inteiramente do seu nível de força. Em vez disso, são personagens com objetivos definidos que, com o tempo, continuam a trabalhar em direção a eles e são personagens muito bem desenvolvidos, no geral. Seja falando de personagens dinâmicos ou estáticos, One Piece tem alguns dos melhores.

No entanto, Oda frequentemente enfrenta críticas de certos fãs por não matar muitos personagens em sua história. Há uma razão muito grande para isso e muitos equívocos cercando toda essa polêmica também.

PUBLICIDADE

As Mortes em One Piece

Oda Revela Por Que Ele Não Mata Muitos Personagens em One Piece
Reprodução: One Piece

One Piece viu muitas mortes ao longo dos anos. Isso é esperado de uma série que continua por mais de duas décadas agora, e algumas das mortes mais significativas na história ocorrem na forma de flashbacks.

Além disso, One Piece também matou alguns personagens significativos, dois dos quais morreram na Guerra de Marineford. Ace, o amado irmão de Luffy, foi um desses personagens que acabou perdendo a vida tragicamente na Guerra de Marineford.

Ace foi capturado por Barba Negra depois de ser derrotado e então entregue à Marinha. A Marinha, sabendo que Ace era o próprio filho de Roger, decidiu executá-lo, o que levou a uma guerra com os Piratas da Barba Branca.

Luffy se encontrou no meio dessa guerra na tentativa de salvar seu irmão e, mesmo que tenha conseguido salvar sua vida, Ace acabou dando sua vida para salvar Luffy. Esta foi uma morte muito trágica e irônica e certamente elevou o arco de Marineford e o que veio depois em grande medida.

Ace não foi o único personagem que acabou morrendo na Guerra de Marineford de One Piece. Seu capitão, Barba Branca, também o seguiu. Barba Branca veio a Marineford para salvar seu filho, no entanto, no final, ele sacrificou sua vida para que seus filhos pudessem escapar da ilha em segurança.

PUBLICIDADE

Barba Branca conseguiu segurar a Marinha com sucesso e, no final, Barba Negra e sua traição levaram à morte deste incrivelmente poderoso Imperador do Mar. Essas duas mortes são consideradas algumas das melhores em toda a história de One Piece e certamente não estão lá apenas para fins de exibição.

O Equívoco Sobre as Mortes em One Piece

Oda Revela Por Que Ele Não Mata Muitos Personagens em One Piece
v

Quando se fala de morte em One Piece, a grande maioria dos fãs simplesmente reclama que a série não tem o suficiente. Isso é algo um pouco equivocado. Desde o início, One Piece teve várias mortes na história. Na verdade, os fãs viram mortes logo no arco da Vila Syrup, onde a mãe de Usopp foi conhecida por ter morrido muito cedo.

PUBLICIDADE

Conforme a história continuou, personagens mortos continuaram sendo revelados em One Piece, principalmente por meio de flashbacks. Embora os fãs possam argumentar que essas mortes não ocorrem na linha do tempo presente, isso não as torna menos significativas. A morte de um personagem não deve existir apenas para ser exibida.

A morte de um personagem é um meio de fazer a trama avançar e, por isso, muitas mortes em One Piece e em qualquer outra forma de mídia são dispositivos de trama para a progressão do personagem ou para que a trama siga em uma direção específica.

Por exemplo, a morte de Ace foi usada por Oda como um meio de tornar Luffy mais forte. De maneira semelhante, a morte de Bellemere foi usada por Oda como um dispositivo de trama para moldar o personagem de Nami.

PUBLICIDADE

A grande maioria das mortes na ficção é usada para impulsionar a trama em uma determinada direção e Oda realizou isso de forma magistral em sua história. No entanto, mesmo quando se fala de mortes na linha do tempo presente, há muitas em One Piece que os fãs simplesmente optam por ignorar.

Por exemplo, apenas no arco do País de Wano, os fãs viram a morte de pessoas como Yasuie, e possivelmente até mesmo Kaido e Big Mom, que são personagens absolutamente importantes. Izo e Ashura também acabaram morrendo no ataque.

Falando da Saga Final, pessoas como Mjosgard e King Cobra também foram mortas, junto com personagens como Shaka e Pythagoras. Há muitas mortes em One Piece que frequentemente ocorrem, no entanto, a série mantém sua reputação de não matar muitos personagens.

PUBLICIDADE

Por Que as Mortes em One Piece São um Pouco Raras

Oda Revela Por Que Ele Não Mata Muitos Personagens em One Piece
Reprodução: One Piece

Os fãs precisam perceber sobre as mortes em One Piece é que Oda só vai matar personagens quando for absolutamente necessário para que a trama relacionada a isso vá a algum lugar. Muitas vezes, as séries usam mortes como um meio de choque ou para servir propósitos baratos. One Piece não é assim.

Em One Piece, até mesmo os personagens que acabam morrendo devem ter um arco de personagem adequado e momentos que definem o personagem. Oda não simplesmente introduz personagens para matá-los aleatoriamente.

PUBLICIDADE

Oda ilustra um personagem perfeitamente e os faz se destacar por si próprios. Esses personagens só são mortos quando é absolutamente necessário e não há outra saída. Se possível, Oda prefere evitar matar muitos personagens porque, no fundo, One Piece é uma história sobre liberdade, alegria e festas, que é o que Luffy como personagem representa.

O próprio Oda já falou sobre isso muitas vezes no passado e, de acordo com ele, ele não gosta de matar muitos personagens por um motivo específico. Veja o que ele tem a dizer sobre matar personagens:

“A razão pela qual não quero desenhar cenas em que as pessoas morrem é porque quero desenhar uma festa após a batalha. Se alguém morre, você não pode ter uma festa alegre. Uma festa é a minha forma ideal de amizade. Quero terminar One Piece com uma grande festa.”

PUBLICIDADE

É claro que Oda não gosta de matar personagens sem sentido. Por exemplo, séries como Jujutsu Kaisen muitas vezes apresentam mortes sem sentido; os personagens são simplesmente introduzidos para serem mortos e essas são mortes sem sentido porque os personagens não são desenvolvidos o suficiente para os fãs se importarem com eles, para começar. Outras séries usam isso de maneiras baratas ou para propósitos muito ridículos.

A morte de Neji em Naruto, que foi usada para aproximar Hinata e Naruto, vem à mente. Oda evita absolutamente fazer isso e percebe o fato de que matar personagens não é essencial para a história avançar. No entanto, onde é absolutamente necessário, Oda não hesita em tirá-los da trama completamente.

One Piece conta a história de Monkey D. Luffy, um jovem com poderes de borracha cujo sonho é tornar-se o Rei dos Piratas, e da tripulação deles, os Piratas do Chapéu de Palha.

PUBLICIDADE

Ao todo, o anime conta com mais de 1000 capítulos, e ainda é exibido no Japão, sendo uma das séries mais populares de todos os tempos.

De longe, uma das melhores características deste anime são as Sagas de One Piece, que constantemente puxam elementos introduzidos centenas de capítulos para trás e mostram como essa é uma história ambiciosa e bem pensada.

Atualmente, o anime está partindo para o arco de Egghead, após a conclusão de Wano e Luffy finalmente tornar-se um dos quatro Yonkou após vencer Kaidou em um combate épico.

PUBLICIDADE

A história de Luffy e seus amigos pode ser acompanhada na íntegra no Crunchyroll, em japonês com legendas em português ou na Netflix com as primeiras grandes sagas dubladas.

Já o mangá de One Piece é publicado no Brasil pela Panini e você pode comprá-lo aqui.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.