Naruto é uma obra que possui muitos detalhes “escondidos”, que passa despercebido pela maioria dos fãs. Um ótimo exemplo disso está no nome dos personagens, que sempre tem um significado por trás.
Os três Sannins Lendários, por exemplo, são nomeados em homenagem ao conto do folclore Japonês “Jiraiya Gouketsu Monogatari (O Conto do Galante Jiraiya)”, e as histórias de cada um dos personagens são muito similars a sua contraparte folclórica.
Naruto, por exemplo, recebeu seu nome após o bolo de peixe que possui uma espiral, e geralmente vem acompanhado de Ramen, fazendo uma referência não só ao amor de Naruto por Ramen, como também pela ideia original de Kishimoto para o mangá de Naruto, que envolvia um jovem cozinheiro de Ramen.
Na nova geração de ninjas, esta tradição continua. O caso mais famoso de todos é o de Boruto, que se traduz para “Bolt” (parafuso em portugês). Esta é uma referência ao sacrifício que Neji fez por Hinata e Naruto. A tradução do nome de Neji também é parafuso, coincidentemente.
Entretanto, outros personagens possuem nomes sem um significado específico por trás, como é o caso de Sarada, que se traduz para “Salad” (salada), mas ainda não sabemos exatamente porque esse nome acabou caindo na filha de Sasuke e Sakura.