Os maiores momentos de tensão em Dragon Ball Z foram criados utilizando uma variação da mesma fórmula: Goku está se recuperando / viajando / morto / enquanto o restante dos Guerreiros Z está enfrentando uma ameaça muito mais poderosa do que eles.
A solução geralmente é a mesma, também. Goku se recupera / chega / é ressuscitado no último segundo para impedir que seus amigos sofram uma derrota definitiva.
A primeira vez que vimos isso em Dragon Ball Z foi na Saga Saiyajin, onde Vegeta e Nappa tocaram o terror enquanto Goku estava voltando a vida após ter morrido durante o ataque de Raditz uns anos antes.
Goku chegou “a tempo” de salvar Gohan e Kuririn (Piccolo, Tenshinhan, Yamcha e Chaos rodaram antes). Mas e se Goku tivesse demorado um pouco mais e Nappa tivesse os matado também?
O herói certamente teria uma reação distinta ao ver seu filho e melhor amigo mortos – lembrem-se que foi a morte de Kuririn que iniciou a transformação em Super Saiyajin com Freeza – o que provavelmente o faria apagar Nappa da face da terra de maneira extremamente raivosa, o que colocaria Vegeta em uma posição diferente no combate.
O confronto contra o Príncipe dos Saiyajins seria certamente mais violento, com Goku utilizando sua raiva e o Kaioken de forma extremamente perigosa, mas também muito efetiva contra um Vegeta surpreso pelo nível de poder de um guerreiro inferior.
Três coisas poderiam acontecer nesse cenário:
- Goku usa tudo o que tem contra Vegeta, não dando chance para o Príncipe se defender a tempo, o derrotando antes que ele pudesse utilizar sua transformação em Oozaru;
- Goku não consegue derrotar Vegeta a tempo e acaba sendo derrotado pela forma Oozaru de Vegeta ou
- A combinação de raiva e Kaioken não cai bem e Goku acaba morrendo ao entrar em um estado de exaustão imenso ou um ataque do coração.
Os três casos, apesar de distintos, tem o mesmo efeito a longo prazo.
- Goku e Bulma vão para Nova Namek para tentar usar as Esferas do Dragão de lá. Nesse caso, a nave utilizada não tem a câmara de gravidade que Goku utilizou para se tornar mais forte na viagem, o que certamente o impediria de sobreviver aos subordinados de Freeza. Todos morrem.
- Com Goku, Gohan e Kuririn mortos, Vegeta não sobrevive as forças de Freeza em Namek. Todos morrem.
- A mesma coisa do 2.
Ou seja, nada bom! Ainda bem que os vilões de DBZ tem o costume de brincar com suas vítimas, ou poderíamos ter uma série completamente diferente!
E vocês, o que acham? Algo teria mudado se Nappa tivesse matado Kuririn e Gohan ou as coisas aconteceriam da mesma forma?
Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.
Atualmente, a história continua no mangá, além do filme Dragon Ball Super: Broly lançado no começo do ano e também de um novo filme que está em estágio inicial de produção pela Toei.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.
Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.