PUBLICIDADE
InícioAnimeO problema da mudança oportunista do gênero de Shun na nova animação...

O problema da mudança oportunista do gênero de Shun na nova animação de Cavaleiros do Zodíaco da Netflix

No último sábado (08), a Netflix liberou durante o seu painel na Comic Con Experience 2018 o primeiro trailer da nova animação de Cavaleiros do Zodíaco. E além de revelar oficialmente como será o novo visual da nova obra que foi feita inteiramente em computação gráfica , o trailer mostrou algumas mudanças importantes, como o fato do Cassius agora ser um cavaleiro negro e das armaduras do zodíaco agora serem invocadas com um pingente.

PUBLICIDADE

No entanto, a mudança que mais causou polêmica entre os fãs foi que agora Shun, o inesquecível Cavaleiro de Andrômeda, agora será uma mulher. Inicialmente alguns podem pensar que essa é uma mudança positiva, que tratará mais representatividade para um anime que tipicamente era destinado para meninos. Porém se analisarmos com um pouco mais calma, fica visível que a mudança se trata apenas de um oportunismo barato que realça ainda mais o machismo estrutural.

PUBLICIDADE

A primeira pergunta que devemos fazer é por que Shun foi o escolhido para ter o seu gênero mudado?

Segundo o Eugene Son, roteirista e produtor de Saint Seiya: Os Cavaleiros do Zodíaco, a intenção de quando começaram a desenvolver a nova série era atualizar a obra mudando o mínimo possível. Assim, os principais conceitos de Cavaleiros do Zodíaco seriam preservados, já que a maioria se sustenta mesmo depois de 30 anos.

No entanto, de acordo com ele, a única coisa que os preocupava era o fato de todos os Cavaleiros de Bronze serem homens e mesmo com personagens femininas fortes, que refletem no grande número de mulheres que acompanha o anime/mangá, eles acharam que seriam necessárias algumas mudanças.

Então, após muitas discussões, a equipe de produção concordou que mudar o gênero de Shun seria uma grande ideia, pois traria mais “representatividade” para a nova animação, mantendo intacto todos os conceitos do Andrômeda original.

Embora a resposta dada por Son no seu Twitter seja bem extensa, ele ainda não responde a principal pergunta de por que Shun ser justamente o escolhido? Por que não Seiya, Hyoga ou quem sabe até mesmo Ikki? O que Shun tem de diferente dos outros quatro cavaleiros do grupo?

PUBLICIDADE

A resposta é bastante simples, Shun é o único do grupo de protagonistas que não tem os traços mais comuns de masculinidade. Shun tem um porte físico menos avantajado, é bondoso, gentil e na maioria das vezes sempre tenta achar uma solução pacifista para as situações. E não há nenhum problema nisso.

Na verdade, esses traços não deveriam ser associados a um gênero específico e sim a personalidade do personagem. Pois não há nada estranho em um homem ser mais sentimental e até mesmo mais frágil, não o torna mais ou menos homem. Justamente isso era um dos grandes diferenciais do anime.

PUBLICIDADE

Em uma época dominada por shounens dos mais variados tipos, onde a testosterona basicamente saltava pela tela, em Cavaleiros do Zodíaco tínhamos um personagem diferente de tudo isso, que lutava contra o mal e defendia os seus amigos sem precisar ser o “machão” a toda hora.

Assim, como essa animação da Netflix tem como principal objetivo apresentar a obra de Masami Kurumada para uma nova geração, seria uma excelente oportunidade mostrar para esse novo público que um personagem masculino pode ser mais sensível e isso não vai afetar em nada a sua masculinidade.

E aí o que eles fazem? Transformam o personagem em uma mulher, porque aparentemente essas características não podem ser associadas a homens. Dessa forma, em todos os momentos que Shun for salvo ou demonstra fragilidade, sempre serão associados ao fato dele ser uma mulher, e aí voltamos ao problema do machismo e da falta de representatividade.

PUBLICIDADE

Se a Toei e a Netflix realmente quisessem trazer mais representatividade para a obra, que tal desenvolver mais a Marin, a Shaina ou a June? Qual tal apresentar novas amazonas e dar a ela mais importância na história?

Infelizmente, parece que não teremos isso… Mas se pudermos tirar alguma coisa boa disso tudo, é que pelo menos grande parte dos fãs de Cavaleiros do Zodíaco não se deixou levar por essa manobra oportunista.

PUBLICIDADE
João Victor Albuquerque
João Victor Albuquerque
Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e séries, mas sempre atrasado com todos eles. Escrevo principalmente sobre animes e tenho a tendência de tentar encaixar Hunter x Hunter ou One Piece em qualquer conversa.