PUBLICIDADE
InícioAnimeO maior erro de Yuta em Jujutsu Kaisen foi trocar para o...

O maior erro de Yuta em Jujutsu Kaisen foi trocar para o corpo de Gojo

Durante o arco final de Jujutsu Kaisen, Shinjuku Showdown, o autor Gege Akutami tomou várias decisões polêmicas, e uma das mais controversas foi permitir que Yuta Okkotsu assumisse o corpo de Satoru Gojo após sua morte. Apesar de haver uma lógica dentro do universo da série que explica a decisão de Yuta, o impacto positivo foi mínimo, e, do ponto de vista narrativo, não trouxe muitos ganhos para a história.

PUBLICIDADE

Em certo sentido, Akutami jogou com as esperanças dos fãs de Jujutsu Kaisen, que queriam o retorno de Gojo, e subverteu essas expectativas ao colocar Yuta em seu corpo. Foi, sem dúvida, um momento chocante, mas, agora que o arco foi concluído, é difícil negar que essa escolha foi uma decisão estranha do autor, até mesmo para Yuta durante a batalha.

O erro de Yuta Okkotsu e Gege Akutami com o plot twist de Satoru Gojo em Jujutsu Kaisen

O maior erro de Yuta em Jujutsu Kaisen foi trocar para o corpo de Gojo

PUBLICIDADE

Um dos principais pontos de virada do arco Shinjuku Showdown foi Yuta Okkotsu assumir o corpo morto de Satoru Gojo. No entanto, agora que a história terminou, é evidente que Yuta pouco ganhou com essa decisão. O impacto de usar o corpo de Gojo contra Ryomen Sukuna foi mínimo, e sua maior contribuição foi salvar Yuji Itadori e Aoi Todo, o que dependeu muito de conveniências narrativas.

Embora Yuta estivesse gravemente ferido, os capítulos finais do mangá mostram que ele conseguiu superar isso graças à ajuda de Rika, então é possível que ele pudesse ter se curado e retornado ao campo de batalha por conta própria. Além disso, ele demonstrou não ter real controle sobre o corpo de Gojo, já que não teve tempo de se acostumar com ele, reforçando o ponto de que o ganho foi muito limitado.

Foi uma aposta arriscada em uma situação tensa, então a decisão de Yuta faz sentido diante do Rei das Maldições. Porém, ao analisar a batalha como um todo e as contribuições de cada personagem no conflito, é inegável que assumir o corpo de Gojo não teve grande impacto no contexto geral.

As consequências narrativas dessa decisão

O maior erro de Yuta em Jujutsu Kaisen foi trocar para o corpo de Gojo

Como a decisão de Yuta não trouxe grande contribuição para o campo de batalha, pode-se considerar que Gege Akutami cometeu um erro ao fazer essa escolha. Na época, essa decisão dividiu o fandom, e, olhando em retrospecto, é difícil afirmar que isso elevou a história ou o arco de ambos os personagens.

Yuta lutar no corpo de outra pessoa compromete sua individualidade e seu papel como sucessor potencial de Gojo, tornando essa previsão literal e forçada.

PUBLICIDADE

Além disso, o corpo de Gojo é “desecrado” para uma contribuição mínima à trama. Alguns fãs argumentam que isso enfatizou seu papel como uma arma para a sociedade Jujutsu, mas a história nunca mostrou isso de forma explícita, sendo apenas uma interpretação dos fãs.

É difícil olhar para o arco final de Jujutsu Kaisen e não ver problemas significativos, sendo a decisão de Yuta um dos piores momentos. Ela não mudou o rumo da batalha contra Sukuna e contribuiu pouco para a narrativa, tornando-se uma das escolhas mais estranhas de Akutami.

Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.

PUBLICIDADE

Jujutsu Kaisen conta a história de Yuji Itadori, um jovem gênio do atletismo que acaba juntando-se a um clube de ocultismo e então descobrindo ser o receptáculo perfeito para Ryomen Sukuna, a maldição mais poderosa de todos os tempos.

Jujutsu Kaisen tem um anime desenvolvido pelo Studio Mappa (o mesmo de Attack on Titan) com duas temporadas disponíveis no Crunchyroll.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.