O anime de Dragon Ball Super entrou em hiato no ano passado em preparação para os eventos do novo filme da franquia, no entanto, o mangá resolveu pular os acontecimentos de Dragon Ball Super: Broly e já partiu para um novo arco, chamado Prisioneiro da Patrulha Galáctica.
Nesse novo arco Goku e Vegeta se juntam a Patrulha Galáctica para ajudar a captura o vilão Moro, o Devorador de Planetas, que possui a incrível capacidade de drenar a energia vital de planetas inteiros e formar uma espécie de Genki Dama para aumentar a sua força.
Mas embora o arco ainda esteja bem no começo, alguns fãs já possuem as suas próprias teorias de como ele será finalizado e de que provavelmente existe um traidor no grupo de Vegete e Goku.
Segundo a teoria de um usuário do Reddit chamado RochHoch, Merus seria o grande traidor nesse arco.
https://www.reddit.com/r/dbz/comments/a81yme/viz_dragon_ball_super_chapter_43/eceytya
Até agora o que sabemos é que Merus é o Patrulheiro número 1 da Patrulha Galáctica e o responsável pelos 104 distritos da Via Láctea. Embora o seu porte físico não seja avantajado, Merus já demonstrou ter uma velocidade sobre-humana ao conseguir nocautear Goku e Vegeta com apenas dois tiros. Além de no último capítulo ter derrotado praticamente sozinho uma gangue inteira de ladrões intergalácticos.
A habilidade de Merus parece ser tão grande que Vegeta rapidamente desconvinha do Patrulheiro, afirmando que descobrirá qual é a fonte do seu poder. E é aí que a teoria entra.
De acordo com o fã parece muito conveniente que Merus tenha aparecido justamente depois que Moro conseguiu fugir da sua prisão. Por isso, os fãs acreditam que Merus na verdade é um traidor dentro da Patrulha Galáctica e que ele fez um acordo para obter parte da energia de Moro. Assim, essa seria a grande fonte do poder de Merus.