InícioAnimeNeon Genesis Evangelion - Ordem correta dos filmes e animes

Neon Genesis Evangelion – Ordem correta dos filmes e animes

clA franquia Neon Genesis Evangelion causa um pouco de dúvidas em relação a que tipo de ordem deve ser seguida para melhor entendimento. Assim como por exemplo é necessário uma ordem para assistir aos filmes de Star Wars, trouxemos três tipos de ordem em que você pode acompanhar Evangelion, pois são 26 episódios, 6 filmes, 14 volumes do mangá e spin-offs.

PUBLICIDADE

Diante disso, veja abaixo três ordens em que pode ser assistido os filmes e animes de Neon Genesis Evangelion.

Confira este cosplay perfeito da Asuka de Evangelion
Asuka – Reprodução: Evangelion

Ordens para assistir aos filmes e animes de Evangelion

Ordem de lançamento de Evangelion

A sequência recomendada para assistir a Evangelion segue a ordem em que o anime e os filmes foram originalmente lançados, conforme listado abaixo:

  1. Neon Genesis Evangelion (1995-1996): Anime, episódios 1 ao 26
  2. End of Evangelion (1997): Filme
  3. Evangelion: 1.11 You Are (Not) Alone (2007): Filme
  4. Evangelion: 2.22 You Can (Not) Advance (2009): Filme
  5. Evangelion: 3.33 You Can (Not) Redo (2012): Filme
  6. Evangelion 3.0 + 1.0 Thrice Upon a Time (2021): Filme
Artista fez um cartão postal 3D incrível de Evangelion
Reprodução: Evangelion
PUBLICIDADE

Cabe notar que alguns eventos da trama são revisitados em mais de uma produção da lista acima. Essa ordem de exibição proporciona uma experiência compreensiva do enredo e das temáticas presentes em Evangelion.

Ordem cronológica de Neon Genesis Evangelion

Uma outra forma de acompanhar Evangelion é através de sua cronologia, ou seja, é organizado através da própria ordem por acontecimentos dentro da franquia. Alguns eventos podem aparecer em diferentes produções. A cronologia encontra-se abaixo diferenciando filme de anime. Veja:

  1. Neon Genesis Evangelion (1995-1996): Anime, episódios 1 a 24
  2. End of Evangelion (1997): Filme, ver a primeira hora
  3. Neon Genesis Evangelion (1995-1996): Anime, episódios 25 e 26
  4. End of Evangelion (1997): Filme, ver o restante (a partir de uma hora assistida)
  5. Evangelion: 1.11 You Are (Not) Alone (2007): Filme
  6. Evangelion: 2.22 You Can (Not) Advance (2009): Filme
  7. Evangelion: 3.33 You Can (Not) Redo (2012): Filme
  8. Evangelion 3.0 + 1.0 Thrice Upon a Time (2021): Filme
PUBLICIDADE
Criador de Evangelion denúncia os abusos cometidos pela Gainax e como o estúdio “sujou” o nome da sua obra
Reprodução: Evangelion

Ordem “completista” de Neon Genesis Evangelion

Ao assistir Evangelion normalmente não é colocado o filme Evangelion: Death (True) 2 por ser uma releitura com poucas cenas novas para quem já está acompanhando a franquia. Sua primeira hora de filme são apenas recapitulações e menos de meia hora é incluído algo novo. Porém, para aqueles que mesmo assim querem dar uma olhada, está na lista abaixo:

  1. Neon Genesis Evangelion (1995-1996): Anime, 26 episódios, com cortes do diretor dos episódios 21 a 24
  2. Evangelion: Death(True) 2 (1998): Filme
  3. End of Evangelion (1997):Filme
  4. Evangelion: 1.11 You Are (Not) Alone (2007): Filme
  5. Evangelion: 2.22 You Can (Not) Advance (2009): Filme
  6. Evangelion: 3.33 You Can (Not) Redo (2012):Filme
  7. Evangelion 3.0 + 1.0 Thrice Upon a Time (2021): Filme
PUBLICIDADE
Neon Genesis Evangelion
Reprodução: Evangelion

Abaixo encontra-se uma pequena descrição sobre o que é cada uma das obras para que você possa sentir-se familiarizado com a franquia.

Veja as obras de Neon Genesis Evangelion em ordem de lançamento

Neon Genesis Evangelion (1995-1996)

Netflix revela data que Neon Genesis Evangelion chegará em junho
Reprodução: Evangelion
PUBLICIDADE

O anime clássico de Hideaki Anno possui 26 episódios e é sua primeira parada na ordem correta de assistir aos animes e filmes de Evangelion.

Com um desenvolvimento mundo bom sobre um mundo pós-apocalíptico onde o Japão quase é dominado totalmente por uma ameaça que vem do espaço. Criaturas, por nome Anjos, invadiram o planeta e foi desenvolvido uma série de robôs gigantes, EVA, para combatê-los.

E, as crianças e adolescentes são o grupo de pessoas designadas para pilotar esses robôs. Os dois últimos capítulos do anime foram polêmicos ao se passarem “dentro da cabeça do protagonista Shinji”. E, por focar no psicológico do personagem e não mostrar as batalhas finais, a história ficou conhecida como incompleta. Logo após com a criação dos últimos filmes é que temos a finalização “fora da cabeça” de Shinji.

PUBLICIDADE

Revival of Evangelion – Evangelion: Death (True) 2 + The End of Evangelion (1997 e 1998)

Reprodução: Evangelion

Normalmente Evangelion: Death (True) 2 é um filme deixado de lado, na questão das ordens para assistir à franquia de Evangelion. Pois o começo e o meio do longa são cenas do anime original. Meio que o filme não soma tanto em novidade para o melhor entendimento da obra.

Já em Evangelion: The End of Evangelion é retrata Rei “inativo”, Asuka em coma e Shinji tentando se recuperar de um colapso mental completo. Nele é visto o esforço de trazer um pouco dos dois últimos acontecimentos do anime, que se passou dentro da cabeça de Shinji, e, tenta revelar o que estava acontecendo ao seu redor no final da trama. Esta foi apenas uma tentativa de dar a história uma conclusão mais positiva e um final um pouco mais satisfatório para os fãs.

PUBLICIDADE

Evangelion: 1.11 You Are (Not) Alone (2007)

Reprodução: Evangelion

Como um formato de reboot, muita coisa foi reconstruída. Abrangendo os episódios 1 ao 6 do anime, traz para si alguns eventos reescritos e novos personagens adicionados. Foram incluídas também histórias alternativas criadas para o seu bom desenvolvimento e que auxilia o restante dos filmes. Aqui temos praticamente um recomeço da ordem de assistir a Neon Genesis Evangelion.

Evangelion: 2.22 You Can (Not) Advance (2009)

Reprodução: Evangelion
PUBLICIDADE

Este é o segundo filme em formato de reboot, que aborda elementos e alguns personagens da obra original, contudo, nos prepara para o terceiro filme, em que muita coisa muda de contexto. Nela conhecemos Maki Makinami, uma garota treinada e corajosa para a luta contra os Anjos. Também é possível conhecer criaturas completamente novas projetadas para esta versão.

Evangelion: 3.33 You Can (Not) Redo (2012)

Reprodução: Evangelion

Após os eventos do filme anterior, Maki e Asuka tentam resgatar Shinji do contêiner Eva 01. Ao completar a missão, Shinji enfrenta seu papel nos eventos que trouxeram destruição à terra e se prepara para pilotar a nova unidade de Eva.

PUBLICIDADE

Curiosamente, este filme teve pior avaliação entre todos os filmes Rebuild, recebendo críticas por sua história fraca e enredo confuso. A má recepção e as decisões tomadas para o filme fizeram com que Anno se recusasse a trabalhar na continuação da história, declarando depressão e desânimo. Ainda assim, este filme é importantíssimo para a nova ordem de assistir aos filmes de Evangelion.

Evangelion 3.0 + 1.0 Thrice Upon a Time (2021)

Reprodução: Evangelion

Para fechar essa reconstrução que Hideaki fez em Neon Genesis Evangelion, foram muitos atrasos e trocas de datas, ele mesmo não estava bem para produzir. Hideaki precisou de muita conversa com pessoas que faziam parte da produção, como o compositor da trilha sonora e a atriz que faz a voz de Shinji, para ter motivação para finalmente lançar em 2021 a obra. Este final foi bem mais aclamado pelo público, tendo muitos pontos e comentários positivos.

PUBLICIDADE

Confira também

No post de hoje, explicamos em qual ordem você deve assistir a Neon Genesis Evangelion.

PUBLICIDADE
Beatriz Pereira
Beatriz Pereira
Beatriz Pereira, ou Bhya Stark pros íntimos, é Acadêmica de Jornalismo - UFPI, além de ser a primeira cosplayer e cosmaker do Critical Hits e apaixonada por animes. É fã de carteirinha de Naruto e está sempre com um projeto de cosplay diferente, seja aqui, seja no instagram dela.