Naruto Shippuden é considerada uma das maiores e mais populares obras shonen dos últimos tempos, conquistando milhões e milhões de fãs ao redor do mundo.
A obra nos apresentou inúmeros vilões e um dos mais populares era Pain (que depois aprendemos que era Nagato). Nagato infelizmente morreu após seu ataque à Vila da Folha e mais tarde foi revivido por Kabuto para lutar na Quarta Guerra Ninja e alguns fãs se perguntam quem era mais forte, Edo Nagato ou Pain Nagato?
Bem, hoje nós tentaremos responder esta pergunta.
Chamaremos o vilão quando ainda vivo de Pain Nagato, afinal, ele controlava os 6 Pains durante o ataque à Konoha. Nessa altura da história, Nagato parecia ter chakra praticamente infinito para ser capaz de controlar tantos corpos à distância e ainda realizar jutsus extremamente complexos, além de compartilhar a visão de todos seus corpos através de seu Rinnegan.
Pain atuava como o “líder” da Akatsuki, e é mais do que sabido que ele talvez fosse o membro mais forte de todos eles (pelo menos seus outros corpos porque o original estava só o bagaço). Pain era praticamente imbatível e somente morreu por ter usado todo seu chakra para reviver todos aqueles que haviam sido vítimas de seu ataque.
Já na Quarta Guerra, Nagato foi revivido pelo Edo Tensei e teve uma breve luta contra Naruto e Killer Bee. A diferença aqui é que ele não possuia seus Pains à sua disposição, precisando lutar com seu corpo original já debilitado. A vantagem aqui, porém, é seu chakra infinito e capacidade de recuperação, o impedindo de morrer mesmo levando golpes poderosíssimos.
Se formos parar para analisar, a força de ambos é basicamente a mesma, visto que eles não lutam taijutsu, mas sim usam inúmeros ninjutsus durante uma batalha. A diferença aqui é a clara desvantagem que o corpo de Edo Nagato tem (mesmo sendo imortal), pois o mesmo sequer consegue se movimentar sem fazer um esforço tremendo.
Se num mundo hipotético Edo Nagato e Pain Nagato tivessem que se enfrentar, Pain Nagato certamente levaria a melhor por causa de seus 6 corpos à sua disposição, podendo atacar, distrair e até mesmo criar uma estratégia para selar Edo Nagato.
E aí? Concorda?
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime conta com 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.
Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.