Anime

Naruto – Quem foi mais talentoso, Madara ou Sasuke?

O talento em ser ninja é uma qualidade inumerável, uma amálgama da percepção sobre o poder de um ninja e do potencial que ele tem de alcançá-lo. Ninjas mais talentosos aprendem mais rápido, se desenvolvem mais rápido e tendem a atingir um imenso poder. É o caso, por exemplo, de Madara e Sasuke Uchiha.

Sendo ambos reencarnações de Indra Otsutsuki, que foi uma das pessoas mais talentosas a mexer com chakra — incluindo a criação dos selos de mão utilizados no Universo, não há dúvida do imenso talento deles. Mas qual seria mais talentoso?

Como dito antes, o talento é uma qualidade não quantitativa. Não dá para medirmos quem tem mais talento utilizando métricas, mas sim analisando o caminho dos dois.

Madara sempre foi o mais poderoso de seu nível. O mais poderoso a ter um Sharingan. O mais poderoso a ter as variações do Mangekyou.

Isso porque não só ele tinha ganho na loteria genética e espiritual, ele foi criado na Era dos Estados Combatentes. Ele tinha rivais à altura, sim, mas ele enfrentava  todos os dias batalhas campais de vida ou morte.

Desde pequeno ele já enfrentava soldados Senju adultos. E vencia.

Talento era exatamente o que definia Madara. Era a única coisa que o mantinha vivo no mundo caótico e violento que ele vivia.

E eventualmente seus objetivos começaram a seguir seu talento. Eventualmente apenas sobreviver as infinitas Guerras não era suficiente. Principalmente após a morte do irmão Izuna, o desejo de Madara passou a ser o domínio total do mundo. Um reset do cruel Sistema Ninja.

Para isso, ele precisava de poder absoluto.

Já Sasuke teve uma vida muito mais tranquila. Não desmerecendo o Massacre Uchiha que lhe causou imenso trauma psicológico, ele sequer havia estado em um combate sério antes de fazer 13 anos. Na mesma altura da vida, Madara já era um líder de guerra.

Mas isso mostra o quão impressionante Sasuke era, na verdade. Mesmo sem ter crescido em um ambiente que forçaria um desenvolvimento extremamente veloz, Sasuke sempre esteve duas prateleiras acima do seu nível.

Recém saído da Academia Ninja, Sasuke já era capaz de fazer assassinos Chunin passarem vergonha.

Um mês após ter sido demolido no Taijutsu por Rock Lee, Sasuke estava sangrando Gaara no Exame Chunin.

Sasuke não enfrentou inimigos tão poderosos quanto Madara enfrentava diariamente. E mesmo assim seu desenvolvimento foi absolutamente impressionante.

Mesmo sem ter despertado um Mangekyou Sharingan, Sasuke foi capaz de quebrar o Tsukuyomi de Itachi — um feito impressionante independente de quão afim o irmão mais velho estava de matar o mais novo.

Enquanto Madara sempre foi o mais forte de sua categoria, Sasuke estava sempre batendo de frente contra inimigos uma categoria acima.

E tudo isso tendo um objetivo muito menos megalomaníaco que Madara: “apenas” matar Itachi.

Ou seja, o que um Sasuke com objetivos megalomaníacos em uma Era onde todos os seus inimigos eram incrivelmente poderosos poderia alcançar?

Por outro lado, não tenho dúvidas que Madara teria seu desenvolvimento piorado estando no lugar de Sasuke… Talvez até mesmo tendo o coração mais amolecido por Naruto e Sakura do que sua contraparte mais jovem.

No final das contas, após ter obtido seu nível mais forte — como Jinchuuriki da Besta de Dez Caudas — Madara foi derrotado por Zetsu Negro ao se achar melhor do que realmente era.

Enquanto Sasuke, que nunca teve em posse tamanho poder, estava manipulando o chakra de todas as Bestas com Cauda para suprir o poder para seu Susanoo. Uma manipulação tão massiva e precisa que Kurama, a Raposa de Nove Caudas, afirmou que era algo no nível  do Sábio dos Seis Caminhos.

Sasuke foi mais talentoso que Madara. Indiscutivelmente.

Naruto Shippuden, exibido entre os anos de 2007 e 2017, conta a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.

Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll. Além dele, o serviço conta com com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.

Acesse o site por este link e então ganhe 14 dias de premium gratuitos em uma nova conta.

 

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade