O Edo Tensei, uma das mais infames técnicas da franquia Naruto, foi introduzido na história relativamente cedo, durante os eventos do arco do Esmagamento de Konoha, quando Orochimaru utilizou esse jutsu para invocar os Hokages irmãos Hashirama e Tobirama Senju.
No entanto, já em Naruto Shippuden, quando Madara foi ressuscitado pelo Edo Tensei e conseguiu se libertar do controle de Kabuto, muitos fãs podem ter se questionado se Tobirama, como o criador do Edo Tensei, não poderia ter feito o mesmo.
A explicação para essa questão envolve o fato de que o Edo Tensei utilizado por Orochimaru na época da invasão ser uma versão menos refinada da técnica. Assim, para manter o controle sobre os dois Hokages, Orochimaru teve que usar talismãs mais fortes em seus corpos, o que resultou em invocações consideravelmente mais fracas, e consequentemente permitiu que Hiruzen Sarutobi lutasse contra os dois ao mesmo tempo.
Kabuto, por outro lado, evoluiu a técnica e optou por manter um controle mais leve sobre seus invocados, permitindo que eles retivessem suas personalidades e grande parte dos seus poderes. No entanto, essa escolha teve uma desvantagem, já que essa fraca ligação poderia ser rompida por fortes emoções ou uma grande determinação.
Por conta disso, Madara aproveitou essa brecha para se libertar do controle de Kabuto quando Edo Tensei estava sendo desfeito, enquanto Tobirama e Hashirama não chegaram a ter essa oportunidade.
Confira também
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
- Quais Transformações da Natureza Hinata domina em Naruto
- Naruto – Por que Neji e Tenten não aprenderam os Oito Portões como Rock Lee?
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime conta com 500 episódios, finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.