Naruto é um dos, senão o anime mais influente da última década. Criado por Masashi Kishimoto após este ganhar um prêmio da Shonen Jump, as histórias de Uzumaki Naruto, Uchiha Sasuke e companhia fizeram sucesso logo de cara, e conquistaram uma verdadeira legião de fãs em todo mundo, incluindo aqui no Brasil, já que a história coincidiu com a era de ouro dos Fansubs por estas bandas.
No post de hoje, nós trazemos 20 curiosidades sobre a obra de Kishimoto que somente os mais fãs conhecem. A maioria delas já foi abordada por aqui num ou noutro post, mas nunca unidas todas no mesmo lugar.
Vamos lá então? Antes de mais nada, vale ressaltar que este post contém spoilers.
1. Nasce Uzumaki Naruto
Naruto foi o primeiro mangá publicado de Masashi Kishimoto, e inicialmente ele era para ser um garoto que se transforma numa raposa, algo que acabou sendo mudado após longas discussões com o editor dele.
2. O rival
Sasuke Uchiha, rival de Naruto e deuteragonista da história, inicialmente não existia, e ele só foi adicionado à história graças ao editor de Kishimoto, que achava que a história ficaria melhor com um rival. Curiosamente, Sasuke se chamava Sasuke Sarutobi originalmente.
3. Culinária?
Antes de pensar em fazer a história sobre ninjas, Kishimoto tentou criar o mangá de Naruto como um mangá de culinária, mas a ideia acabou não indo pra frente. Não dá nem pra imaginar que rumo a história teria.
4. Inútil é o caramba
Sakura é uma das personagens favoritas de Kishimoto, e infelizmente nem todo mundo gosta dela, mas ela melhora bastante no último arco da história e mostra o verdadeiro poder dela. Para quem acha que ela era inútil desde sempre, acima temos uma ilustração de um dos primeiros volumes da história, onde ela aparece com Katsuyu e reeditando a ilustração dos Três Sannins Lendários, com Naruto e Sasuke, ou seja, Kishimoto já tinha grandes planos pra ela desde sempre.
5. Dattebayo?
Se você assistiu a Naruto em japonês, você sabe que ele repete a expressão Dattebayo a todo momento, e apesar dela não ter uma tradução para o português, os localizadores tentaram adaptá-la da melhor forma possível, seja com “se liga!” no mangá publicado pela Panini, seja com expressões como “Entendeu o que eu quero dizer?” ou “Tô certo” no anime dublado.
6. A máscara de Kakashi
Kakashi foi concebido por Kishimoto para ser a melhor representação do ninja possível. Sério, ágil e mortal, a máscara servia para dar um ar de mistério nele, mas a explicação “canônica” dela é o fato de Kakashi estar sempre com o nariz sangrando por ler livros para maiores de 18 anos a todo momento. É sério.
7. Lámen!
Não é por acaso que Naruto ama Lámen, Kishimoto também ama este prato, e o Ichiraku existe de verdade no Japão. Aí em cima você está vendo uma foto dele.
8. O gênio preguiçoso
Shikamaru foi um personagem apresentado durante o arco do Exame Chunin, e apesar de preguiçoso, ele é um gênio que tem o QI de mais de 200 pontos.
De acordo com Kishimoto, a história já contava com personagens fortes e brigões demais, e ele decidiu fazer um mais tranquilão, que, para estar no mesmo nível de Sasuke e Naruto, compensava a falta de força com o intelecto.
9. Destinados ao amor
Na cabeça de Kishimoto, Naruto e Hinata estavam destinados a se casar desde o começo da história, e ele ficou surpreso com o fato de ter fãs que não gostaram dele não ter ficado com Sakura, incluindo a esposa dele.
10. Lua de mel cancelada
Por falar na esposa de Kishimoto, você sabia que Naruto fez ele ter que adiar a lua de mel dele? Ele estava com a lua de mel programada e o estúdio responsável pelo anime anunciou o filme Boruto: Naruto the Movie sem consultá-lo. Por causa disso, ele teve que cancelar os planos dele com a esposa para criar a história do filme.
11. Sapos famosos
Você sabia que cada um dos três principais sapos que Naruto invoca é baseado num ator famoso do Japão dos anos 80 e 90? Gamabunta = Bunta Sugawara, Gamaken = Takakura Ken e Shima = Iwashita Shima.
12. Loiro
O cabelo loiro de Naruto tem tudo a ver com a infância trágica dele. A ideia de Kishimoto era que ele seria o único loiro da Vila da Folha, sendo esta mais uma forma de mostrar como o “demônio raposa” era diferente dos outros.
13. É filler pra caramba
Uma das características mais fortes do anime de Naruto é o fato dele ter filler pra caramba. Ao todo, 44% do anime é composto de episódios que não foram criados por Kishimoto, ou seja, dos 500 episódios de Naruto Shippuden, 221 deles foram para dar tempo da história avançar mais tranquilamente no mangá.
14. Os Sannins Lendários
Jiraiya, Tsunade e Orochimaru são personagens super importantes pra história, e eles foram baseados numa antiga lenda japonesa, chamada “A balada do galante Jiraiya.
15. Outro protagonista?
De acordo com Kishimoto, se Naruto não fosse o protagonista da história, Jiraiya ou Kakashi seriam os escolhidos para novas aventuras, já que estes são os dois personagens favoritos dele depois do que dá o nome a história.
16. Boruto e Kurama?
Kishimoto criou Boruto um pouco antes de terminar de publicar o mangá de Naruto, e na ilustração original, mostrada acima, ele contava com um Byakugan e o “Modo Kurma”. Curiosamente, o Byakugan foi cortado pois Kishimoto esqueceu dele na hora de fazer o personagem para o filme Boruto: Naruto the Movie, e Kurama continua vivendo dentro de Naruto até aqui.
17. Gundan
Kakuzu foi um vilão poderoso na história, e os golpes dele têm seus nomes inspirados em Mobile Suit Gundam.
18. Live action?
É verdade que uma adaptação live action de Naruto feita por Hollywood está em processo de produção, mas você sabia que há uma versão live action de teatro kabuki em exibição no Japão? O visual dos personagens é bem exagerado, e pode ser conferido acima.
19. Referências a Dragon Ball Z
Naruto conta com uma quantidade interessante de referências a Dragon Ball Z, como a Besta de Quatro Caudas Son Goku, que pode ser conferida acima.
20. Bandanas e a preguiça
Você sabia que as bandanas de Naruto surgiram da preguiça do criador da série? No primeiro capítulo de Naruto, o personagem usa um óculos que dava uma trabalheira danada para Kishimoto desenhar. Para remediar isso, ele resolveu trocar os óculos por uma bandana, que acabou sendo usada por todos os ninjas da história.