Embora tenha sido anunciado com uma grande expectativa, Samurai 8, o novo mangá de Masashi Kishimoto, acabou tendo uma serialização relativamente curta, sendo finalizando ainda no seu capítulo 43.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
No entanto, mesmo que a obra não tenha alcançado o mesmo sucesso que Naruto, existia uma modesta base de fãs que realmente estavam interessados nos conceitos abordados pela história.
Agora, com o lançamento do último capítulo do mangá, Kishimoto revelou que uma das suas principais inspirações para criar Samurai 8 foi justamente Akira, a aclamada obra de Katsuhiro Otomo considerado um dos mangás e animes mais influentes do gênero cyberpunk. Confira abaixo a citação de Kishimoto compartilhada no Twitter pelo conhecido tradutor brasileiro Thiago Nojiri.
Kishimoto, no comentário do autor na orelha do volume final de Samurai 8, diz:
"Este mangá teve inspiração no diálogo entre os protagonistas do filme AKIRA, na cena em que eles estão na prisão."Se samurai 8 não fez sucesso, claramente foi porque a criançada não viu Akira pic.twitter.com/QbQHOclUYu
— Thiago Nojiri (@nojiri_s) May 14, 2020
Embora não seja muito claro em quais aspectos Kishimoto se inspirou na cena da prisão, esse é um dos diálogos mais reflexivos de Akira, em que Kei e Kanada abordam temas como o sentido da existência, a complexidade do universo, a evolução da vida e a energia que tudo move.
Provavelmente, esses temas acabariam sendo explorados com mais profundidade em Samurai 8 se a obra não tivesse sido encerrada de forma tão recente.
Se passando em um mundo cyberpunk em que praticamente todas as pessoas escolheram substituir partes do seu corpo por peças mecânicas, Samurai 8 aborda uma visão diferentes dos samurais, que mescla o tradicionalismo do Japão feudal com dispositivos de alta tecnologia.
Os capítulos do mangá podem ser lidos oficialmente através do Manga Plus.