Anime

Mangá de Attack On Titan traz uma complexa comparação com o Holocausto

Mesmo que o anime de Attack On Titan só retorne em abril, o mangá já está se encaminhando para o seu arco final, com a derradeira batalha entre Paradis contra o exército de Marley. Mas no capítulo mais recente do mangá, os fãs foram surpreendidos com uma inesperada comparação com o Holocausto.

Não é de hoje que a obra de Hajime Isayama faz esse tipo de comparação, no entanto, no capítulo 114, isso foi feito de forma extremamente explicita.

Logo na primeira página vimos um flashback de quando Zeke ainda era uma criança, junto com os seus pais em Marley. Do alto de uma torre, o Dr. Grisha Jäger apresenta para o jovem garoto o distrito onde eles vivem, que se comparado ao resto do mundo é tão pequeno que parece uma gaiola.

Enquanto explica que eles foram forçados a viver nesse local até a morte, a sua família é confrontada por um zelador que joga água neles e os chama de demônios.

“Meu local de trabalho está sujo por causa de você demônios! Vocês massacraram quase todo mundo filhos do demônio! Deveríamos exterminar todos vocês!”

O homem continua esbravejando e ainda pergunta o motivo deles terem um filho, se querem “fazer mais demônios?”.

Bem, a comparação entre os Judeus e os Eldianos está mais que clara. Enquanto no Holocausto os judeus foram segregados, esterilizados e forçados a trabalhar nos campos de concentração, em Attack On Titan os Eldianos recebem o mesmo tratamento do governo e das demais pessoas.

A comparação é tão clara que até as faixas usadas pelos Eldianos são idênticas as usadas pelos judeus na época da Segunda Guerra Mundial.

Não há necessariamente um problema em usar o Holocausto em comparação com a história de Attack On Titan, até porque faz bastante sentido. No entanto, estamos falando de um dos períodos mais sombrios da história da humanidade, onde uma raça inteira quase foi totalmente dizimada por puro ódio. Então, é necessário muita cautela ao tratar do tema, para que não haja margens para outras interpretações.

No Brasil, o anime de Attack On Titan está disponível na Crunchyroll.

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade