InícioAnimeKotoamatsukami - Tudo sobre o genjutsu de Shisui Uchiha em Naruto

Kotoamatsukami – Tudo sobre o genjutsu de Shisui Uchiha em Naruto

De todas as técnicas ilusórias apresentadas ao longo da história de Naruto, poucas rivalizam com o Kotoamatsukami, o poderoso genjutsu proveniente do Mangekyo Sharingan de Shisui Uchiha.

Uso do Kotoamatsukami

Kotoamatsukami - Tudo sobre o genjutsu de Shisui Uchiha em Naruto
Reprodução: Naruto

Diferenciando-se de outras técnicas ilusórias, a principal vantagem do Kotoamatsukami reside na habilidade de adentrar a mente do alvo e manipulá-lo sem que ele perceba, sendo capaz de inserir memórias e experiências falsas de forma tão convincente que a vítima acredita estar agindo por vontade própria.

Devido a essa capacidade de controlar alguém de maneira imperceptível, o Kotoamatsukami tornou-se altamente cobiçado, sendo adquirido na série por Danzo Shimura através do roubo de um dos olhos de Shisui. Durante a reunião dos Cinco Kages, Danzo explorou essa habilidade para manipular Mifune, um feito que só foi descoberto por conta do Byakugan de Ao.

Uso do Kotoamatsukami por Itachi

Kotoamatsukami - Tudo sobre o genjutsu de Shisui Uchiha em Naruto
Reprodução: Naruto

Além disso, a versatilidade do Kotoamatsukami fica ainda mais evidente pela sua capacidade de sobrepor o controle de outras técnicas. O exemplo mais notável disso ocorreu quando Itachi, ressuscitado pelo Edo Tensei, conseguiu se libertar das ordens de Kabuto devido ao corvo com o olho de Shisui implantado em Naruto.

Curiosidades

Kotoamatsukami - Tudo sobre o genjutsu de Shisui Uchiha em Naruto
Reprodução: Naruto

Assim como diversas técnicas do Sharingan, o Kotoamatsukami é inspirado no Xintoísmo, sendo o nome dado ao coletivo dos primeiros deuses que surgiram na época da criação do universo. As três primeiras divindades são conhecidas como Amenominakanushi, o deus supremo; Takamimusubi, o deus da conquista e das regras; e Kamimusubi, o deus do nascimento.

Confira também

Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e é a segunda fase do anime.

Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.

Enquanto isso, a Akatsuki começa sua busca pelas Bijuus e o mundo ninja está prestes a enfrentar a maior crise que já viu em sua história.

Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.

Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll. Além dele, o serviço conta com com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta. Já o mangá de Naruto é publicado no Brasil pela Panini e você pode comprá-lo aqui.

João Victor Albuquerque
João Victor Albuquerque
Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e séries, mas sempre atrasado com todos eles.