InícioAnimeJujutsu Kaisen: Tudo o que você precisa saber sobre Energia Amaldiçoada

Jujutsu Kaisen: Tudo o que você precisa saber sobre Energia Amaldiçoada

Jujutsu Kaisen, aclamado trabalho de Gege Akutami, é popular por várias razões, sendo sua intrincada mitologia uma delas. Títulos shonen clássicos como Naruto, One Piece e até mesmo Dragon Ball Z têm seguidores fanáticos porque esses animes dedicam tempo para criar e expandir suas histórias com base em conceitos e fenômenos completamente originais. Mesmo que espectadores experientes de animes possam discordar de que a mitologia de Jujutsu Kaisen seja 100% original, seu sistema de poder e métricas são únicos. As características distintas de como a magia funciona no mundo de Jujutsu são impressionantes e tão detalhadas que não se pode deixar de admitir que Jujutsu Kaisen é verdadeiramente uma obra-prima.

PUBLICIDADE

A energia amaldiçoada forma a base do sistema de poder em Jujutsu Kaisen, o que pode ter um efeito nostálgico nos espectadores que já assistiram Hunter x Hunter ou Naruto. Qualquer pessoa com energia amaldiçoada que a utiliza, manipula ou até mesmo a vê atende aos critérios para se tornar um feiticeiro de jujutsu. A abordagem de Jujutsu Kaisen à fonte de poder dos feiticeiros obviamente tem raízes sombrias e justifica o lugar do programa como um dos “Três Sombrios”.

Como a Energia Amaldiçoada Funciona?

Jujutsu Kaisen: Tudo o que você precisa saber sobre Energia Amaldiçoada
Reprodução: Jujutsu Kaisen
PUBLICIDADE

Como o charmoso Satoru Gojo explicou uma vez, a energia amaldiçoada resulta das emoções negativas dos seres humanos; e, como o nome sugere, a energia amaldiçoada é de natureza sombria, já que se manifesta através do medo, raiva, tristeza e outras emoções intensas que levam os seres humanos ao limite. Depressão, inveja, ciúmes, sofrimento e culpa são todas fontes potentes de energia amaldiçoada, culminando em espíritos amaldiçoados. Eles nascem da acumulação e fermentação dessas emoções negativas que vazam dos seres humanos.

É por isso que os espíritos amaldiçoados residem principalmente em áreas de energia amaldiçoada altamente concentrada, onde houve muitos traumas ou memórias, ou em algum lugar que foi abandonado. O mundo está cheio de energia amaldiçoada, mas pessoas comuns não conseguem vê-la, nem conseguem ver espíritos amaldiçoados. No entanto, como todos os seres humanos experimentam a maioria dessas emoções, eles possuem energia amaldiçoada em algum grau, mas se o limite for ultrapassado, isso lhes concede a capacidade de se tornar feiticeiros de jujutsu.

Os feiticeiros de jujutsu são bastante raros; há apenas alguns deles nas escolas de jujutsu ou ao redor do mundo. A diferença entre a energia amaldiçoada de uma pessoa comum e a de um feiticeiro de jujutsu é o controle. Enquanto os seres humanos liberam energia negativa incontrolavelmente, os feiticeiros de jujutsu podem conter sua energia amaldiçoada e manipulá-la em um poder ou técnica única. A energia amaldiçoada de Jujutsu Kaisen não é simples, e vários de seus aspectos ainda são um mistério deixado à imaginação dos espectadores. Por exemplo, é difícil determinar como a energia amaldiçoada se conecta a um feiticeiro ou como eles podem converter suas energias em suas respectivas habilidades.

Segundo a analogia de Gojo, a energia amaldiçoada é volátil, e um feiticeiro de jujutsu a utiliza como uma forma de combustível, mas é extremamente difícil de controlar. Esse foi o caso de Yuta Okkotsu, que não conseguia controlar sua energia amaldiçoada e transformou Rika em um espírito amaldiçoado. Uma maneira de controlar a explosão é canalizá-la através de objetos amaldiçoados ou infundir a energia em ferramentas ou cadáveres amaldiçoados, da mesma forma que Gojo instruiu tanto Yuta quanto Itadori a controlar sua energia.

Por que as Técnicas Amaldiçoadas Reversas são Difíceis de Realizar?

Reprodução: Jujutsu Kaisen

A energia amaldiçoada está sempre em constante mudança, então apenas feiticeiros habilidosos podem encontrar a técnica certa e o equilíbrio de energia amaldiçoada para aproveitar seus poderes ilimitados. A técnica amaldiçoada reversa é um dos aspectos da energia amaldiçoada que não é facilmente dominada. O conceito da técnica amaldiçoada reversa ainda é um pouco ambíguo, dado que se baseia em dois negativos criando um positivo. Como a energia amaldiçoada vem de tudo o que é negativo, mesmo um feiticeiro como Gojo não pode usá-la diretamente para fins além da cura do corpo físico. A energia amaldiçoada negativa é usada para criar técnicas especiais, que geralmente se manifestam como destrutivas; por outro lado, as técnicas reversas dão aos feiticeiros várias opções. O uso mais comum da técnica amaldiçoada reversa é curar o corpo humano, mas também pode ser usada diretamente para alimentar uma técnica amaldiçoada. No entanto, a energia positiva é arriscada e complexa de usar, mesmo para alguém como Gojo, mas durante seu arco no passado na segunda temporada de Jujutsu Kaisen, é revelado que ele dominou a técnica reversa no seu terceiro ano.

PUBLICIDADE

Depois de quase ser morto por Toji, Satoru usou a técnica amaldiçoada reversa para curar seu corpo. Ele disse mais tarde aos seus colegas que podia usar a técnica constantemente para preservar seu cérebro enquanto mantinha seus Seis Olhos ativos. A energia positiva realmente não foi explorada em sua totalidade no universo de anime de Jujutsu Kaisen, exceto por Sukuna, Gojo e Yuta. Considerando que, se aplicada corretamente, a técnica amaldiçoada reversa pode até reverter os efeitos de uma técnica original. Isso seria algo fenomenal se Gojo utilizasse sua Técnica Ilimitada em uma luta contra Sukuna.

O que são Restrições Amaldiçoadas?

Reprodução: Jujutsu Kaisen

Os fãs de Jujutsu Kaisen que só assistiram ao anime devem ter ficado confusos com a introdução de Maki como alguém que nem sequer consegue ver espíritos amaldiçoados. Isso acontece porque o que diferencia os feiticeiros de jujutsu é a capacidade de ver e detectar espíritos amaldiçoados e energia amaldiçoada. Então, como Maki pode ser uma feiticeira de jujutsu sem energia amaldiçoada? A energia amaldiçoada como Restrições Celestiais é um enredo bastante interessante na mitologia que explica as exceções como Maki Zenin. Feiticeiros nascidos com Restrições Celestiais têm um tipo de limitação em seu corpo que restringe o fluxo de sua energia amaldiçoada em troca de melhorias ou limitações.

PUBLICIDADE

A melhor prova das melhorias das Restrições Celestiais são Maki Zenin e Toji Fushiguro, que nasceram com pouca ou nenhuma energia amaldiçoada, mas receberam incrível destreza física. Toji foi capaz de matar o recipiente de Plasma Estelar e infiltrar-se na escola de jujutsu porque não emitia energia amaldiçoada para os feiticeiros detectarem. Maki é excepcionalmente talentosa com seu corpo, mas nem mesmo possui energia amaldiçoada suficiente para ver espíritos amaldiçoados. Ela faz isso com a ajuda de óculos especiais e utiliza ferramentas amaldiçoadas para lutar. A ironia é que essa mesma energia residual é a razão pela qual Maki não pode atingir seu verdadeiro potencial, ao contrário de Toji.

Quanto às limitações das Restrições Celestiais, Kokichi Muta é atualmente o único caso em Jujutsu Kaisen no momento em que, em troca de energia amaldiçoada, Kokichi recebeu um corpo defeituoso. Ele nasceu sem um braço e com uma pele tão sensível que nem pode sair da escuridão da casa em que passou a vida. No entanto, para seu corpo fraco, ele recebeu a capacidade de armazenar uma quantidade inimaginável de energia amaldiçoada. Na atual arco do Incidente de Shibuya, é revelado que Kokichi Muta tinha mais de 17 anos de energia amaldiçoada, o que explica seu impressionante poder.

A principal fonte de poder de Jujutsu Kaisen é a energia amaldiçoada negativa, que está longe de ser algo tão simples como apenas chamá-la de combustível; é complexa e sempre vem com um preço. Nenhum feiticeiro tem recursos ilimitados de energia amaldiçoada, e seu conceito se torna ainda mais misterioso com a existência de Yuji Itadori. Ele não tinha experiência anterior em usar ou detectar energia amaldiçoada, mas ainda assim sobreviveu como recipiente do Rei das Maldições. Com a segunda temporada apresentando o arco mais esperado deste ano, ainda há muito a ser revelado sobre os segredos da famosa energia amaldiçoada.

Confira também:

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.