O Jogo do Abate, conhecido como Culling Game em Jujutsu Kaisen, é um evento mortal orquestrado por Kenjaku logo após o Incidente de Shibuya. Mais do que um simples torneio entre feiticeiros, esse ritual foi criado para provocar a evolução da humanidade através do uso intenso de energia amaldiçoada. A seguir, explicamos de forma completa como funciona o jogo, suas regras principais e quem são os participantes envolvidos.
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O que é o Jogo do Abate?
O Jogo do Abate é um ritual complexo cujo verdadeiro objetivo é permitir a fusão da população japonesa com Tengen. Para isso, Kenjaku espalhou dez barreiras mágicas por todo o Japão. Dentro dessas zonas de conflito, os jogadores devem liberar energia amaldiçoada em combates constantes, promovendo o “despertar” necessário para o ritual.
Apesar de ser uma criação de Kenjaku, ele não atua como mestre do jogo. Essa função é autônoma e segue regras rígidas que garantem o andamento do ritual mesmo após a possível morte de seu criador.
Como funciona o campo de batalha
As arenas do Jogo do Abate são barreiras mágicas espalhadas por várias regiões do Japão, com diferentes tamanhos e características. A cidade de Tóquio, por exemplo, está dividida em duas zonas de batalha, enquanto Hokkaido está fora do jogo devido à proteção já existente por outro grupo de feiticeiros.
Cada vez que um jogador entra em uma dessas arenas, ele é transportado aleatoriamente para um dos nove pontos internos da barreira, uma regra específica do sistema de transporte interno dessas zonas.
Quais são as regras do Jogo do Abate?
As regras impostas ao Jogo do Abate são essenciais para o andamento do ritual. Abaixo, explicamos as principais diretrizes do jogo:
Participação obrigatória após o despertar
Assim que um indivíduo desperta uma técnica amaldiçoada, ele tem 19 dias para escolher uma colônia e declarar participação no jogo. Se não fizer isso, será penalizado com a remoção da técnica e consequente morte por deterioração cerebral. Personagens como Maki e Panda são exceções a essa regra.
Entrada na colônia transforma civis em jogadores
Mesmo quem não é feiticeiro e entra voluntariamente em uma arena é automaticamente considerado um jogador. Caso já esteja dentro da barreira no momento da ativação, o indivíduo pode sair uma vez, mas não poderá mais retornar.
Pontuação baseada em mortes
A única maneira de somar pontos no jogo é matando outros jogadores. Feiticeiros valem 5 pontos, enquanto civis valem 1 ponto. Os pontos são monitorados por Kogane, um avatar que atua como mediador entre os jogadores e o mestre do jogo.
Adição de regras com 100 pontos
Ao acumular 100 pontos, o jogador pode solicitar a inclusão de uma nova regra ao jogo. Essas regras, no entanto, não podem interferir com o funcionamento geral do ritual ou resultar no fim prematuro da competição.
Estagnação leva à morte
Se um jogador permanecer 19 dias sem acumular pontos, terá sua técnica removida e morrerá. Isso força os participantes a continuarem ativos dentro do jogo.
Compartilhamento de pontos
Graças a regras adicionais incluídas por jogadores como Hajime Kashimo e Hiromi Higuruma, é possível visualizar informações de outros jogadores — como pontuação e localização — e até mesmo transferir pontos entre si.
A origem do Jogo do Abate
Kenjaku ativou o Jogo do Abate após manipular feitiços e relíquias amaldiçoadas, transformando civis em potenciais jogadores. Ao alterar suas estruturas cerebrais com o feitiço Manipulação de Espíritos, ele deu origem a uma nova geração de feiticeiros — tudo como parte de seu plano para ressuscitar a era de ouro do exorcismo, semelhante ao Período Heian.
Quem são os jogadores do Jogo do Abate?
O mangá apresenta uma variedade de personagens espalhados pelas arenas. Confira alguns dos participantes:
Tóquio 1
Yuji Itadori, Megumi Fushiguro, Hiromi Higuruma, Reggie Star, Fumihiko Takaba, Chizuru Hari, Hana Kurusu, Remi, Iori Hazenoki, entre outros.
Tóquio 2
Kinji Hakari, Panda, Hajime Kashimo, Momo Nishimiya, Charles Bernard.
Sendai
Yuta Okkotsu, Ryu Ishigori, Takako Uro, Kurourushi, Dhruv Lakdawala, Kasumi Miwa.
Sakurajima
Maki Zenin, Noritoshi Kamo e o amaldiçoado Naoya Zenin.
Outros
Tsumiki Fushiguro também participa, mas atua fora das regiões principais.
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Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.
Jujutsu Kaisen conta a história de Yuji Itadori, um jovem gênio do atletismo que acaba juntando-se a um clube de ocultismo e então descobrindo ser o receptáculo perfeito para Ryomen Sukuna, a maldição mais poderosa de todos os tempos.
Jujutsu Kaisen tem um anime desenvolvido pelo Studio Mappa (o mesmo de Attack on Titan) com duas temporadas disponíveis no Crunchyroll.