Todos os personagens de Jujutsu Kaisen têm uma importância significativa para a história e se conectam com os espectadores, mas o protagonista Yuji Itadori é, sem dúvida, a parte mais importante e única da série. O enredo segue seu crescimento como feiticeiro, mas o autor Gege Akutami revelou que Yuji não deveria ser o protagonista da história. E, ao contrário do que muitos fãs pensam, isso não tinha a ver com Yuta Okkotsu.
Gege Akutami revelou em uma sessão de perguntas e respostas durante a recente exposição de Jujutsu Kaisen, traduzida e postada no Twitter por @soukatsu, que Megumi Fushiguro foi na verdade criado antes de Yuji. Isso é surpreendente, já que Yuji é o personagem principal em torno do qual toda a história se desenvolve. No conceito original da série, intitulado Jujutsu Sousen, Megumi foi planejado para ser o protagonista e o corpo hospedeiro de Sukuna, em vez de Yuji.
“Originalmente, Jujutsu Sousen (abreviado para apenas Sousen) tinha um personagem que se tornou o protótipo de Fushiguro. Em Sousen, esse jovem garoto acabou abrigando Sukuna, e o cenário era semelhante ao Jogo do Abate, com Itadori em um papel secundário.” – Gege Akutami
Enquanto a maioria dos fãs está familiarizada com Yuta sendo o protagonista do que agora é conhecido como Jujutsu Kaisen 0, a história curta original que foi transformada em uma série completa, nesse outro conceito, o papel de protagonista foi, na verdade, dado a Megumi. Isso teria mudado drasticamente a história como os fãs a conhecem, colocando Yuji em um papel secundário em vez de ser o protagonista principal. Devido à maior capacidade de Yuji de se relacionar com o público, Akutami optou por torná-lo o personagem principal em vez de Megumi.
Megumi Foi Originalmente Planejado Para Ser o Protagonista de Jujutsu Kaisen
Megumi Fushiguro, filho de Toji, é um personagem bastante reservado e quieto, com poderes notáveis. Embora ele não demonstre suas emoções livremente como muitos outros personagens, ele tem explosões de raiva e paixão como os demais. Sua inteligência, Técnica das Dez Sombras e Cães Divinos fazem dele um feiticeiro jujutsu muito poderoso, capaz de se defender e proteger os outros de forma eficaz. Megumi não é perfeito e enfrenta dificuldades como qualquer outra pessoa, mas sua natureza generosa e personalidade distante o tornam mais distinto e estruturado como personagem, com menos oportunidade para o espectador médio se conectar com ele.
Yuji tornou-se feiticeiro principalmente por acaso, protegendo seus amigos. Ele tomou a decisão consciente de continuar sua carreira como feiticeiro jujutsu. No entanto, como ele já havia comido o dedo de Sukuna, os superiores não lhe deram outra opção além da execução imediata. Arguivelmente, porque a única alternativa era a morte, Yuji foi forçado a seguir o caminho de um feiticeiro. Ele escolheu comer o dedo de Sukuna durante a luta anterior, mas não sabia necessariamente todas as consequências disso. Isso o torna mais próximo da pessoa comum do que os outros feiticeiros mais experientes em Jujutsu Kaisen.
A Capacidade de Yuji de Se Relacionar Com os Fãs
A maioria dos fãs concordaria que fazer de Yuji o protagonista foi uma escolha sábia, já que sua história de um estudante do ensino médio comum desenvolvendo poderes inacreditáveis é divertida, única e, de certa forma, até mesmo relacionável. Yuji é mais fácil para os espectadores verem a si mesmos e suas próprias experiências do que um personagem como Megumi, embora um Jujutsu Kaisen com Megumi no papel principal pudesse certamente ter sido interessante. Megumi e Yuji funcionam bem juntos como uma dupla na história, juntamente com Nobara Kugisaki, então faz sentido que Akutami tenha criado esse grupo de amigos central primeiro e depois desenvolvido o restante da história.
A experiência de Yuji como feiticeiro jujutsu não tem sido fácil e não foi um modo de vida que ele procurou intencionalmente, ele foi essencialmente empurrado para essa situação e teve que se ajustar a esse novo mundo. Akutami descreve Yuji como um “protagonista universal” na mesma entrevista, explicando que a chave para o apelo do herói é sua capacidade de se conectar com fãs de todas as idades e gêneros, já que suas características e reações ressoam com a pessoa comum. Isso não significa que Megumi não se conecte com os espectadores, mas Yuji é definitivamente muito mais relacionável.
Megumi é “Definido” Enquanto Yuji é “Mais Adaptável”
Escolher Yuji como o personagem principal também foi uma excelente escolha por parte de Akutami, porque a forma como o grupo de amigos está configurado atualmente funciona fenomenalmente. Megumi e Nobara, personagens com traços mais definidos e distintos, desempenham um papel importante em apoiar Yuji e desenvolver seu personagem, enquanto Yuji desempenha o papel de uma pessoa comum em uma situação inimaginável, crescendo e se adaptando às suas circunstâncias em mudança e às dificuldades que essa nova vida em Jujutsu High traz. Cada membro desse trio integral tem uma personalidade e perspectiva vastamente diferentes, o que os ajuda a aprender uns com os outros.
Yuji é um protagonista bastante jovem com muito a aprender, tornando sua história muito intrigante de assistir, enquanto feiticeiros mais experientes como Gojo e Nanami o orientam e treinam, ajudando-o a se acostumar com seu novo trabalho. Akutami elaborou sobre essa qualidade maleável da identidade de Itadori, explicando que Megumi é “definido” como personagem, enquanto Yuji é “mais adaptável”. Yuji é flexível e capaz de mudar facilmente, desenvolvendo novas habilidades e pontos fortes ao longo do tempo em Jujutsu Kaisen. Sua bússola moral e dedicação em proteger os outros nunca mudam, mas seu conjunto de habilidades e perspectiva sobre batalhas certamente mudam.
Todos os Personagens de Jujutsu Kaisen São Excelentes, mas a Jornada de Yuji é Particularmente Inspiradora
Ao assistir Jujutsu Kaisen, fica claro que nenhum personagem é mais adequado para o papel principal do que Yuji Itadori. Sua personalidade versátil e única permite que os espectadores se conectem com ele e vejam a si mesmos em sua história, além de lhe dar muitas oportunidades de crescimento e maturação ao passar por circunstâncias árduas lutando contra demônios.
Um dos aspectos mais difíceis, mas cruciais, de escrever qualquer boa história é criar um personagem principal com o qual os espectadores possam se relacionar e se entreter. Nenhum herói é mais adequado do que Yuji para eventualmente derrotar Sukuna, e sua transição de um jovem estudante inexperiente para um feiticeiro jujutsu poderoso e independente é uma das melhores e mais inspiradoras qualidades de Jujutsu Kaisen, provando seu status legítimo como o personagem principal da série.
Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.
Os capítulos individuais são compilados em volume tankobon, e publicados pela Shueisha desde julho de 2018. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini. Os volumes estão sendo lançados mensalmente no momento, e você pode comprar o mangá de Jujutsu Kaisen aqui.
Jujutsu Kaisen conta a história de Yuji Itadori, um jovem gênio do atletismo que acaba juntando-se a um clube de ocultismo e então descobrindo ser o receptáculo perfeito para Ryomen Sukuna, a maldição mais poderosa de todos os tempos.
Os personagens de Jujutsu Kaisen são um dos grandes pontos altos deste mangá, que atualmente é um dos mais populares do Japão.
Um anime adaptando a história de Jujutsu Kaisen teve sua primeira temporada exibida em 2020 no Japão na Crunchyroll, com uma segunda temporada em exibição agora em 2023.